quinta-feira, 30 de março de 2017

Filme: CONTA COMIGO - Rob Reiner (Especial I Love the 80s)

Oi gente! Sim, é o último post sobre filmes neste especial e o último do especial em si... Por isso, o filme devia ser um bem marcante e gostoso de se ver. Escolhi então apresentar Stand By Me de 1986. Bora?







Título: Conta Comigo
Título original: Stand By Me
Ano: 1986
Direção: Rob Reiner
Gênero: Drama
89 min







Gordon (Gordie) Lachance (Richard Dreyfuss) é o escritor que narra uma experiência que teve com mais três amigos no ano de 1959, quando tinham 12 anos de idade. Os quatro amigos partem juntos à procura de um adolescente que havia desaparecido na mata.

Cada garoto possui uma personalidade diferente de acordo com o que vivem na vida pessoal. O jovem Gordon (interpretado por Wil Wheaton) tem uma família traumatizada pela morte do irmão. Sonha com o pai lhe dizendo no velório que ele deveria ter morrido no lugar do mais velho. Isso o abala profundamente.

Chris Chambers (River Phoenix) era conhecido onde morava como o "garoto problema", que cometia delitos por onde quer que passava. Ele vivia dificuldades em sua casa também. Teddy Duchamp (Corey Feldman) tem um pai com distúrbios que já chegou a descontar no garoto um momento de raiva, queimando sua orelha no fogão. Vern (Jerry O'Connell) é o medroso do grupo.


O filme é baseado no conto "The Body" (O Outono da Inocência - O Corpo) presente no livro "As Quatro Estações" de Stephen King e nos dá aos poucos uma visão mais ampla de como cada personagem é complexo por si só, onde eles enfrentam cada um de sua maneira os medos que possuem.

Vemos questionamentos sobre a inocência, a amizade nessa idade, que pode vir ser a mais verdadeira, uma vez que nessa idade ainda não estão presentes todas as proibições, "falsidades" e etcs. que envolvem os adultos. Os meninos são sinceros entre eles e se entregam a cada vez mais. O poder de perdoar o outro e a compreensão também podem ser vistos no drama.

O que mais os cerca é o medo do inevitável, que é esse amadurecimento, a chegada da vida adulta. Como cada um reage as dificuldades - inclusive no desenrolar da história até o final - mostra bem o que cada um faz nesses momentos.


O filme nos faz pensar sobre a infância, a inocência daquela época e fica esse ar nostálgico todo o tempo. Os diálogos e as atuações dos meninos são excepcionais. Uma das cenas mais marcantes se dá quando Gordie conta que se tornou invisível na casa depois da morte do irmão, e quando também, Chris conta sobre como tinham aprontado pra ele justamente quando ele havia se arrependido de algo ruim que fez.

Incluído nisso, temos a trilha sonora que eu sou suspeita pra dizer o quanto amo. Desde Buddy Holly, Chordettes a Jerry Lee Lewis, somos levados de vez para a década de 1950. Sem contar o lugar lindo onde foi gravado.

Sobre o especial, me despeço dele por aqui. Foi muito bom passar todo esse mês falando sobre uma das minhas décadas favoritas do século passado, e espero repeti-lo - não apenas com os anos 80, mas as demais. Muito obrigada por toda a atenção galera, nos vemos no próximo!!

E um pequeno presente... Abaixo, uma playlist que montei com as músicas do filme. Enjoy!!

                         

6 comentários:

  1. Mas já? Poxa, vai deixar saudades o especial hein hahaha. Amooooo esse filme <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente já! Ahahaha que bom que gostou do especial! Terão outros, já estou planejando por ai...

      Excluir
  2. Eu amo esse filme Anny, choro horrores toda a vez que assisto.
    Um fato que me deixa bem chateada foi o River Phoenix ter morrido tão cedo. Vou sentir saudades do especial.
    Beijão!.

    http://oestranhomundo-de-ioio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher! Que blog lindo é esse seu? haha estou seguindo lá, amei seu cantinho!
      E sim, ele morreu tão cedo :( é muito triste. Também vou sentir saudades do especial, mas logo teremos outro <3
      Obrigada por comentar!!

      Excluir
  3. Outro filmaço dos anos 80, pura nostalgia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso, não é? Adoro esse roteiro/atuações/direção/etc hahaha

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.