quarta-feira, 1 de março de 2017

Música: NEW WAVE, O MOVIMENTO PÓS PUNK (Especial I Love the 80s)

Olá meus queridos, como vão?

Março é um mês muito especial aqui no Últmo Ato. Iremos fazer uma série de posts sobre música, filmes e livros somente sobre a década de 1980!

Hoje começa o Especial Anos 80, e eu já gostaria de começar com algo diferente, então vamos falar de música. Mais especificamente de um gênero musical que eu particularmente amo de paixão, a New Wave, e antes de apresentar algumas bandas, eu quero começar contando brevemente a história desse estilo que caracterizou a década de 1980.


O estilo New Wave surgiu na metade da década de 1970, e muitas vezes seu nome foi usado também para denominar as bandas de punk que ainda eram predominantes nas paradas da época. Foi um estilo que aos poucos foi ganhando características próprias e teve seu estouro nos anos 1980.


Envolvia um rock com mais elementos eletrônicos, usando muito o teclado e até baterias eletrônicas, e não só mudou o mundo da música, como também a forma de vestir e o mundo cinematográfico da década. Ombreiras, glitter, enfim, são estilos que caracterizam a New Wave.

As bandas possuíam seu estilo mais expressivo, como a psicodelia encontrada na The B-52's, o Funk na Talking Heads, enfim, e o surgimento da MTV contribuiu ainda mais para a ascensão do estilo na década.

New Wave foi nos anos 1990 cedendo lugar para o Grunge, que se popularizou nessa década, mas ainda temos algumas bandas atuais que estão nesse estilo meio "rock + eletrônico".

A-Ha. Source: Pinterest.
New Wave é de longe meu estilo favorito dos favoritos. Junto com ele tenho Rock Clássico (Buddy Holly, The Beatles, Chubby Checker, etc.), Punk, Heavy Metal e por ai vai. Mas o favorito de todos mesmo, é New Wave.

Muitas bandas usavam suas composições para fazer críticas ou contar o momento político e cultural que viviam (como por exemplo Devo, que vou falar mais sobre essa banda incrível depois), e todas com seu jeito diferente de fazer melodias.

As bandas mais famosas que posso mencionar dessa época são A-ha, Talking Heads, The Cure, The Smiths, The Cars, Madness, The Knack, Blondie, nosso amado Michael Jackson... A lista é enorme, e eu vou deixar uma playlist no fim do post para que vocês possam conhecer um pouquinho (ou relembrar um pouquinho) essas bandas.

A maravilhosa Debbie Harry. 
E para não dizer que não falei das flores, no Brasil a New Wave também foi expressiva nos anos 1980, não só com as músicas vindas de fora, como com as maravilhosas bandas que aqui surgiram nesse cenário. Claro, aqui ficou conhecido mais como "Rock Brasil" e também temos bandas com letras ácidas e crítica social - ainda mais no fim da ditadura militar, redemocratização do país e por ai vai.

Conhecemos Titãs, Ultrage a Rigor, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão, Camisa de Vênus, Blitz, Plebe Rude... Estarão na playlist que deixarei para vocês no fim do post também. Se prestarmos atenção nas letras, conseguimos entender bastante o que acontecia no Brasil daquela época.

Realmente, a New Wave é maravilhosa.

Titãs. Source: R7
Pode ser que você não conhece o estilo pelo nome, mas pode ter uma ou outra música que quando tocar, um sininho toca e você lembre. Eu sou daquelas pessoas que não consegue passar um dia sequer da minha vida sem ouvir uma música que seja! haha

Atualmente há bandas que fazem um trabalho próximo da New Wave, como Franz Ferdinand ou Ok Go (minha favorita), por exemplo. Um trabalho mais em cima do rock + eletrônico, meio synthpop, talvez. Mas a New Wave mesmo ficou nos anos 1980, deixando saudade para quem viveu na época e saudades também pra quem não viveu na época (haha citação direta sobre minha pessoa).

No próximo post sobre música, vou falar um pouquinho mais de algumas bandas de New Wave que mais gosto e que mais falaram sobre essas críticas que mencionei, Fiquem atentos porque esse especial está só amor! (haha)

Legião Urbana

Abaixo, a playlist com cem músicas New Wave para vocês. Aproveitem!!

                        


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Enfim os especiais dessa decada maravilhosa que é os anos 80, estou empolgado, prevejo muita coisa bacana esse mes aqui no Blog. Com o post de hoje tive uma percepção maior, inclusive de algumas bandas que já conhecia e nem sabia que eram New Wave, show demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. New Wave é muito bom!! Mas sou suspeita para falar hahaha

      Excluir
  3. Nossa, gosto demais também dos anos 80, mas da New Wave conheço mais a música nacional, obrigado pela playlist, Anny, vou ouvir com certeza e conhecer ainda mais! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste bastante da playlist, Danilo! Fiz com carinho! Anos 80 é amor <3

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.