quinta-feira, 23 de março de 2017

Livro: A DROGA DA OBEDIÊNCIA - Pedro Bandeira (Especial I Love the 80s)

É claro que o Brasil vai fazer parte do especial não só na seção de músicas! Trago hoje um grande clássico dos anos 80 que acho que todos os amantes de leitura precisam conhecer!


Resenha Último Ato!
  • Título Original: A Droga da Obediência
  • Autor: Pedro Bandeira
  • Editora: Moderna
  • 130 Páginas
  • 2003
Sinopse:
Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes — os Karas — enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo.Esse é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!
Estão acontecendo diversos desaparecimentos de estudantes em São Paulo. Não se tem notícias deles, não se sabe para onde foram, simplesmente sumiram.

No Colégio Elite há um grupo secreto chamado Os Karas, que é formado por Miguel, o líder, Crânio, que é o cérebro do grupo, Magri, a ginasta e Calu, o ator. Chumbinho, o mais novo do grupo, é aquele que entrou simplesmente porque pressionou os integrantes - ele sabia tudo sobre eles. É nesse clima deixado pelos desaparecimentos que Miguel convoca uma reunião de emergência: os Karas precisam não só conversar, como também tomar atitudes em relação a esses desaparecimentos.

É então que decidem investigar por conta própria, sem conhecimento da polícia o que anda acontecendo com os estudantes desaparecidos. E assim eles vão tomando conhecimento de uma droga, chamada de Droga da Obediência, que faz que quem a tome fique totalmente a mercê de um líder, sem questionar, sem utilizar da criatividade para nada.

Pedro Bandeira.

Essa é, sem dúvida, uma obra gostosíssima de ler. É aquele livro que a gente para pra ler rapidinho, já que é super curto e sobre a escrita de Pedro Bandeira qualquer elogio ainda é pouco. Pensei em muitas coisas enquanto lia o livro, e haviam críticas sociais que me acertavam como socos durante a leitura, então vamos aos poucos.

Essa droga da obediência, existente no universo do livro, me faz questionar sobre o que podemos ver hoje em dia. Talvez a droga não exista como na história: comprimido, injetável, pó, etc - mas e as formas atuais de "controle" que possuímos no dia a dia? Pense sobre isso.

Outra coisa também, durante todo o livro eu fiquei me lembrando da música Another Brick in the Wall da banda Pink Floyd, onde fala exatamente sobre essa alienação que se é feita. No vídeo, a alienação ocorre dentro da escola - o que já é perigoso, porque crianças alienadas geram adultos alienados - no livro, o objetivo é dar a droga para todos, independente de idade.

Another Brick in the Wall, por Pink Floyd.

Me lembrei um pouco também sobre o filme O Doador de Memórias (você pode ver a resenha clicando aqui), que embora não tenha exatamente a mesma linha, há aquela ideia onde todos vivem em um mundo sem cor, sem dor, sem sofrimento nem memórias. O que mais me lembrou este filme, foi a seguinte passagem do livro:
"Não haverá mais sofrimento, nem ansiedade, nem loucura, nem dor. Não haverá mais greves, nem passeatas de protesto. Nenhum soldado jamais desertará nem se perguntará por que está sendo mandado para a guerra. Obedece e pronto!" Pág. 94
Não há como negar que essa obra, embora escrita nos anos 80 (lançada em 1984 para ser mais específica) seja mais atual que nunca. Ainda há a necessidade de nos questionarmos sobre como, quando e o quanto estamos sendo controlados. Eu diria que a cada segundo do dia - compre computador X, carro Y, para ser mais "descolado" você precisa beber o produto Z - mas o quanto realmente nos importamos, ou fazemos algo para mudar isso? 

O final do livro é satisfatório - ou quase, devido a outro tema abordado por lá - e precisamos pensar sobre o "nosso" desfecho. Como vai ser no futuro? Não precisamos ser condescendentes com tudo que acontece, afinal.


Esta edição do livro eu peguei emprestada, e não é uma que se encontra nas livrarias, é das que a prefeitura entrega nos kits escolares (venda proibida). Porém, o livro tem várias edições que vocês podem comprar e/ou dar uma olhadinha no Skoob, clicando aqui.

Espero que gostem como eu gostei do livro, e nos vemos no próximo post desse especial!

3 comentários:

  1. Esse livro me faz lembrar da adolescencia, muita nostalgia.

    ResponderExcluir
  2. Se falou que tem crítica social já me interesso de imediato!
    Obrigado pela indicação, não conhecia!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.