domingo, 12 de março de 2017

Livro: O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO - Douglas Adams (Especial I Love the 80s)

E para esse especial sobre os anos 80, claro que não podia faltar mais sobre o Douglas Adams, não é?? Cá estou eu com o segundo livro da série O Guia do Mochileiro das Galáxias (a resenha do primeiro você pode ler clicando aqui). Vamos lá!


Resenha Último Ato!
  • Nome original: The Restaurant at the End of the Universe
  • Autor: Douglas Adams
  • Editora: Arqueiro
  • 176 Páginas (Edição econômica)
  • 2010

Sinopse:
O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão falta?
A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da Galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível.

O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente O guia do mochileiro das galáxias, mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor.
Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.

Esse segundo livro da série começa exatamente onde O Guia do Mochileiro das Galáxias parou: onde a nave Coração de Ouro estava sendo atacada pelos Vogons, e seu computador nada podia fazer porque estava ocupado procurando a resposta para uma simples pergunta de Arthur Dent.

Zaphod, o presidente da galáxia responsável por roubar a nave Coração de Ouro, decide - nem ele sabendo como - pedir ajuda nas "outras entidades", "no sobrenatural", e então seu bisavô, Zaphod Beeblebrox Quarto aparece. Então presenciamos um grande sermão, uma DR daquelas - e que é muito engraçada, convenhamos - até que ele decide ajudar a todos na nave.

Só que Zaphod aparece do nada na frente da editora responsável pelo Guia do Mochileiro das Galáxias sem a nave e sem o restante do pessoal que estava nela.

Ele começa então a busca pelo regente do universo, aquele que realmente tem o poder de mudar tudo, e sem saber o porquê dessa busca também. Nesse volume vale até viagem no tempo, e a bela visita ao Restaurante no fim do universo.

Contracapa.
Eu tinha meio que receio de começar a ler uma série primeiro porque eu tenho um negócio de achar que o segundo livro seria ruim, ai quebraria o encanto do primeiro, eu ia me frustrar e largaria a série. (Essa pessoa nem sofre por antecedência, imagina). O Guia do Mochileiro das Galáxias é um livro sensacional (embora o filme não seja... Falaremos disso em outro post), e por incrível que pareça, O Restaurante no Fim do Universo é ainda melhor que o primeiro para mim, se é que tem como!

Eu não consigo descrever como é a escrita e o humor de Douglas Adams. Crítica social, humor ácido, tudo incluído nesse livro (que é ainda mais crítico que o primeiro). Eu vou deixar aqui ainda o primeiro parágrafo, logo na introdução que é sensacional:
"Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.
Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu" Pág. 5
É uma história que eu não poderia deixar de fora do especial anos 80 de forma alguma, porque além de ter feito um grande sucesso naquela época, os pontos aos quais Douglas dá aquela "cutucada" ainda podem servir muito bem pra hoje em dia.

Douglas e a grande resposta: 42.
Há ainda uma parte que me chamou muito a atenção, em que a crítica vai em cima dos matadouros de animais para consumo. No livro, há uma espécie criada para ser comida, e esse tipo bovino se oferece e vai morrer por livre e espontânea vontade, dizendo fazer isso "com bastante humanidade".

Enfim, o livro também é curtinho, valeu a pena demais e mal posso esperar para ler o terceiro volume, o qual podem ter certeza que eu irei falar aqui sobre ele!

E você, já leu as obras de Douglas Adams? O que acha dele?

Nos vemos no próximo!

2 comentários:

  1. Já havia ficado curioso com a historia na resenha do primeiro, agora então...

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.