domingo, 26 de março de 2017

Música: Rock Brasil - BRock e a Ditadura Militar (Especial I Love the 80s)

Olá pessoas bonitas, como vão? Hoje estaremos no nossa última publicação sobre música aqui no especial anos 80. E claro, eu queria fechar essa etapa com chave de ouro apresentando uma história que talvez nem todo mundo conheça: o rock brasileiro e sua influência sobre a Ditadura Militar. Então vamos lá que temos bastante para falar sobre hoje!

Imagem gentilmente "roubada" de: rocknaveia.com.br
Para começo de conversa, vamos nos situar. A Ditadura Militar no Brasil teve seu início em Abril de 1964 e o fim foi apenas em 1985, com a redemocratização do país. Em 13 de Dezembro de 1968 foi promulgado o AI-5 (Ato Institucional 5), onde foi criada a DCDP - Divisão de Censura de Diversões Públicas. Sim, o nome é absurdo assim mesmo.


Com essa DCDP, absolutamente tudo antes de ser publicado deveria passar por esse controle de censura. Desde livros, notícias, músicas, peças de teatro, filmes, TUDO. O regime passou a controlar com todas as forças o que o brasileiro iria ver/falar/ouvir. Essa divisão foi extinta apenas em 1988 com a Constituição, e vinte anos são muita coisa.

Não era censurado apenas ataques diretos e indiretos ao regime, mas também linguagens consideradas vulgares, palavrões, e qualquer coisa que eles achavam que era censurável. Além de controlar o que vinha de fora, causando um "isolamento cultural" (acho que podemos chamar assim), os brasileiros eram calados de todas as formas a qualquer custo.

O movimento Diretas Já dos anos 1980.
E como estamos aqui para falar de música, vamos direto para aquelas que caracterizam essa década brasileira.

O rock surgiu levantando multidões. As bandas, os jovens, mandavam letras ácidas contra o regime e a censura, de forma direta e indireta mesmo, indo até os limites. Hoje não irei separar bandas contando sua biografia e separando músicas favoritas, vamos ver algumas  músicas da época que criticavam os acontecimentos.

E vamos começar com uma das mais geniais, de Raul Seixas. Em plena censura à mil, ele nos presenteia com Metrô Linha 743. A letra conta a história de um cara, que poderia ser eu, você, qualquer um. Abaixo você pode ouvir a letra direitinho antes de explicar um pouco sobre o que se trata.

Metrô Linha 743, por Raul Seixas.

Naquela época, quanto mais informado é alguém, mais perigoso. Perigoso porque só podemos questionar algo que conhecemos. É esse o objetivo da censura: quanto menos souberem, melhor. Então vem Metrô Linha 743, que critica justamente a alienação das pessoas em relação a isso: se não temos aquela informação a mais, podemos nos contentar com essa.

O trecho: "Eu quero é saber o que você estava pensando / Eu avalio o preço me baseando no nível mental / Que você anda por aí usando / E aí eu lhe digo o preço que sua cabeça agora está custando" aborda exatamente isso, onde com tudo sendo controlado, a alienação é o que importa. Raul Seixas também fala sobre a perseguição com quem fazia algum tipo de conteúdo que pudesse influenciar as pessoas: como escritor, onde na música precisa se justificar dizendo que tem outro trabalho que é "aceitável" naqueles padrões.

Essa música é maravilhosa!

Censura, por Plebe Rude.

Pelo nome e pela letra da música, creio que nem preciso explicar qual é a crítica de Plebe Rude aqui. Censura foi lançada em 1987, onde o DCDP ainda trabalhava à mil. Então deixo um trecho para vocês:

"Contra a nossa arte está a censura
abaixo a postura, viva a ditadura
Jardel com travesti, censor com bisturi
corta toda música que você não vai ouvir"


Rádio Pirata, por RPM.

"Dinamitar um paiol de bobagens / E navegar o mar da tranquilidade", diz Rádio Pirata, lançada em 1985. É um protesto contra o poder, em favor da arte. Viva a liberdade de expressão, abaixo à censura! É como diz o refrão: Façam a revolução.



Torturas, Medo e Repressão por Inocentes.

Acho que aqui eu também não preciso explicar nada. Torturas, Medo e Repressão é o nome dessa música da banda Inocentes, lançada em 1983 no álbum Miséria e Fome. Já podem imaginar a repercussão que deu na época. "Todos os povos em um só grito dará pra escutar / Tortura,medo e repressão não mais!"

Inclusive, a música Miséria e Fome também neste disco é outra que fala bastante sobre o regime e o cenário em que estavam vivendo os brasileiros na época. É um bom disco para refletir.

Ainda há outras músicas que criticaram o regime, e não foram poucas. Desde falar sobre os ladrões do colarinho branco em "Prisioneiro", de Ultraje a Rigor, passando para falar da Polícia Militar em "Veraneio Vascaína" de Capital Inicial, ou chocando-se com o estado atual deixado pós Ditadura em "Perplexo" dos Paralamas do Sucesso.... Há muito ainda para conhecer. 

Porém, um lembrete: este post aborda apenas o Rock Brasil nos anos 80, mas acho super válido relembrar as músicas da década anterior, Elis REgina, Caetano Veloso, e por ai vai. A história do nosso país é rica e muitos lutaram para viver em democracia e com liberdade de expressão.

O povo teve papel fundamental no final da ditadura e da redemocratização. É disso que devemos sempre lembrar: o povo tem sim voz. Só tem que fazê-la ser ouvida!

Finalizarei aqui a parte de músicas do especial anos 80. E como eu já disse anteriormente: 

Pra não dizer que não falei das flores...

Geraldo Vandré <3

E é com ela que finalizo. Até o próximo!

"Vem, vamos embora

Que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer"

2 comentários:

  1. Muito importante relembrar esse épisodio lastimavel da historia do nosso pais, pra que isso nunca mais se repita. Viva Carlos Marighella!

    ResponderExcluir
  2. Quando acabou a DCDP, Roger do Ultraje, compôs "Filha da Puta" para testar se estava tudo liberado mesmo de novo! Hahaha.
    Me lembrei da banda de Punk Rock Garotos Podres, da minha cidade natal, Mauá, também cheia de críticas à Ditadura Militar, o álbum de 85 é muito bom.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.