quinta-feira, 16 de março de 2017

Música: NEW WAVE, O MOVIMENTO PÓS PUNK - PARTE DOIS (Especial I Love the 80s)

Adivinha quem voltou! Isso mesmo, a doida das músicas (hahaha auto bullying). No post de hoje eu falarei sobre algumas bandas que eu amo no cenário New Wave e vou contar para vocês um pouquinho da história delas. Porém, um aviso: não falarei das bandas brasileiras aqui, e a explicação estará no final do post. Então vamos lá!

Se eu pudesse, eu ficaria aqui falando biografias de bandas que gosto até o fim do ano, então resolvi escolher minhas favoritas e falar um pouquinho delas, apresentá-las para vocês. Claro, vou falar o motivo também de me chamarem tanto a atenção, mais que as outras. Ah, e um detalhe: a ordem na lista não é da que mais gosto pra que menos gosto, ok? Vamos nessa!


  • Oingo Boingo


Olha que banda superlotada (e super completa)! Sim, você conhece aquele terceiro rapaz da esquerda pra direita. É ninguém menos que Danny Elfman, quem compõe a trilha sonora de diversos filmes dirigidos pelo Tim Burton, atualmente.

A banda foi formada na Califórnia em 1972 com o nome de The Mystic Knights of the Oingo Boingo pelo irmão de Danny, chamado Richard Elfman. Era uma banda com estilo teatral. Em 1978 Danny tomou a frente e a reformulou em um estilo New Wave, e encurtou o nome apenas para Oingo Boingo.

Fizeram parte da trilha sonora do filme Weird Science (conhecido aqui no Brasil como Mulher Nota Mil), Bachelor Party e sua música "Stay" fez parte da novela Top Model (e eles vieram no Brasil só para gravar uma cena para a novela!)

Por que Oingo Boingo? Eu já conhecia New Wave com Michael Jackson, Duran Duran, Madonna, etc, mas foi Oingo Boingo a primeira banda que conheci e estudei as músicas do começo ao fim. Eu simplesmente me apaixonei e amo cada música de cada disco lançado (juro). Lembro de ir para a escola, no ensino médio, todos os dias ouvindo Oingo no ônibus. Músicas como Only a Lad falam sobre como o sistema encara os infratores (o sistema e a sociedade em geral), e temos outras críticas como Capitalism, Nothing to Fear, enfim.

Uma das que mais gosto é "New Generation" e podemos dizer que meu álbum favorito seja Nothing to Fear de 1982 ("podemos dizer" porque não sei escolher um só. Foi uma forma incrível de entrar no mundo da New Wave.

New Generation, por Oingo Boingo.


  • DEVO


Ah, preparem-se para ver muitos elogios. Muitos mesmo. De verdade. 

Formada em Ohio, no ano de 1973, possui cinco integrantes: Mark Mothersbaugh, Bob Mothersbaugh (Bob 1), Gerald Casale, Bob Casale (Bob 2) e Alan Myers. O conceito da banda, de onde surgiu também o nome, é o de de-evolução (de-evolution), onde o ser humano já tinha alcançado o ápice e agora começaria a evolução ao contrário. Parece bizarro, mas é genial. 

A ideia do chapéu usado na foto acima, é que ele é um domo de energia, uma vez que há uma "crença" (não sei se posso chamar de crença hahaha) que a energia do corpo sai pelo topo da cabeça. O energy dome, como é chamado, faria com que essa energia ficasse ali e voltasse para o corpo, fazendo um melhor uso dela. Se eles acreditavam completamente nisso, não se dá para saber: mas eu ainda acho genial.

Conheci Devo há uns três anos, onde um amigo me enviou o clipe de Whip It. Não dei muita atenção, mas no ano seguinte conheci Time Out For Fun e só no começo do ano passado (2016) que comecei a me aprofundar nas músicas dos caras, e pela terceira vez: É GENIAL.

Crítica social aos montes, como vista em Gates of Steel, Beautiful World, Freedom of Choice e por ai vai. Eu sou apaixonada com a banda e quem me conhece sabe bem!

Minha música favorita por agora é S.I.B (Swelling Itching Brain) (que melodia, meus amigos!) e posso dizer que meu álbum favorito seja Duty Now For The Future e New Traditionalists (inclusive, Duty Now For The Future parece ser do baterista Alan, que desempenho maravilhoso).

Going Under, por Devo.



  • The Buggles

A banda se formou em 1977 em Londres, com Trevor Horn no vocal e Geoffrey Downes nos teclados. Sim, "Buggles" surgiu de um trocadilho com o nome "The Beatles" (pois é).

Essa banda eu conheci por acaso nas minhas viagens pelo YouTube há uns três anos também. O único problema é tentar sobreviver gostando de uma banda maravilhosa como essa que tem só dois álbuns de estúdio (The Age of Plastic de 1981 e Adventures in Modern Recording de 1981).

A música Video Killed The Radio Star - a mais famosa da banda, ouso dizer - fala sobre a preocupação com o crescimento rápido da tecnologia e seus efeitos. Dá pra notar isso já no título.

Minha música favorita de agora da banda é Living in the Plastic Age, e nem vou escolher um álbum favorito, já que são apenas dois (Trevor seu lindo, bora reunir com Geo e fazer outro? Obrigada).

Living in the Plastic Age, por The Buggles.

Outras favoritas minhas são The Cure e B-52's, e elas estão também na playlist que fiz para o post anterior (clique aqui). Para essas três bandas específicas, abaixo terá uma playlist com os maiores sucessos delas.

Sobre as bandas brasileiras, não as mencionei aqui porque elas terão um espacinho só para elas no próximo post sobre música aqui no Último Ato!

Conhecer mais sobre a história das coisas é muito bom, expande nossa percepção para o mundo. Espero que tenham gostado de mais esse pedacinho do especial! Nos vemos no próximo!


Abaixo a playlist com as bandas citadas neste post.

                       

2 comentários:

  1. Muito bom, é ótimo aprofundar nas bandas dessa época maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog, to navegando aqui a uns 30 minutos. Também amo os anos 80 e o mo movimento post-punk minhas bandas favoritas dessa época são Smiths, Joy Division e Jesus And Mary Chain, gosto de Bauhaus e New Order também, enfim valeu a postagem vou ouvir as bandas indicadas. Também escrevo sobre música se quiser visitar meu blog a vontade. E mais uma vez parabéns seu blog é ótimo!

    oestranhomundo-de-ioio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.