quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Livro: TIPOS INCOMUNS - Tom Hanks

Oi pessoas bonitas, tudo bem com vocês? Hoje vou trazer a resenha desse livro que eu estava louca para ler e finalmente pude aproveitar as férias com essa leitura deliciosa. Bora lá?

Resenha Último Ato! 
  • Nome Original: Uncommon Type: Some Stories
  • Autor: Tom Hanks
  • Editora: Arqueiro
  • 352 páginas
  • 1ª Edição – 2017
Sinopse:

Um affaire agitado e divertido entre dois grandes amigos. Um ator medíocre que se torna uma estrela e se vê em meio à frenética viagem de divulgação de um filme. O colunista de uma cidadezinha com um ponto de vista antiquado sobre o mundo. Uma mulher se adaptando à vida na nova vizinhança após o divórcio. Quatro amigos e sua viagem de ida e volta à Lua num foguete construído num fundo de quintal.
Essas são apenas algumas das pessoas e situações que Tom Hanks explora em sua primeira obra de ficção, uma coletânea de histórias que disseca, com grande afeição, humor e perspicácia, a condição humana e todos os seus defeitos.
Os contos têm algo em comum: em todos, uma máquina de escrever desempenha um papel — às vezes menor, às vezes central.
Conhecido por sua sensibilidade como ator, Hanks traz essa característica para sua escrita. Ora extravagante, ora comovente, ocasionalmente melan­cólico, Tipos incomuns deleitará e surpreenderá seus milhões de fãs.
Um livro do Tom Hanks? Um livro do Tom Hanks. E vocês devem estar imaginando a felicidade da pessoa que vos fala de ter lido essa obra. 

Tipos Incomuns é um livro de contos que falam sobre diversas personalidades (diversos tipos) em diversos momentos da história. Sim, temos um pouco de história do mundo no livro. Em todas os contos temos a participação de uma personagem especial e um dos amores da vida de Tom Hanks: a máquina de escrever. Ela aparece ou sendo a personagem principal, ou sendo uma mera figurante que ainda assim tem papel importante na história. 

De todos os contos lidos, selecionei três que foram meus favoritos para falar sobre aqui pra vocês. São eles: "Véspera de Natal de 1953", "Bem Vindo a Marte" e "O Passado é Importante Para Nós".

Tom Hanks e seu livro. Imagem: Celebrities News Portal
Em "Véspera de Natal de 1953" temos um conto natalino (ah vá) ao qual somos apresentados a uma família de três filhos. O pai, Virgil é um sobrevivente da Segunda Guerra que agora mora com sua esposa Del. É possível ver a cumplicidade, o companheirismo dos irmãos - quando por exemplo, o mais velho vai aos poucos assumindo seu papel de protetor da irmã do meio, comprometendo-se em cuidar também da mais nova ainda bebê. Temos ainda um flashback da história do pai em seus momentos de guerra. 

O próximo conto, "Bem Vindo a Marte" me chamou muito a atenção justamente por trazer um convívio familiar oposto ao "Véspera de Natal de 1953". É aquela família que mal se vê dentro da própria casa porque mal se suporta, enfim. Nele o rapaz Kirk pede que o pai o leve para surfar no dia de seu aniversário, exatamente como faziam quando Kirk ainda era criança. É depois de um pequeno acidente que Kirk descobre um segredo que o abala bastante. 

O terceiro conto, "O Passado é Importante para Nós" também virou um grande xodozinho meu. Temos nele viagem no tempo (ou não? Eis a questão) e um homem bilionário em busca de uma moça que chamou sua atenção. É um conto mais longo, porém muito apaixonante.

Imagem: @annymourac
Inicialmente meu amor por Tom Hanks é sempre ressaltado aqui no blog quando falo dele, então eu fui até o livro com todas as expectativas que uma pessoa pode ter. E preciso dizer: não é por ser fã dele que amei seu trabalho como autor de ficção.

A escrita de Tom flui rápida, divertida e nos instiga curiosidade. Logo no primeiro conto deu pra ver o quanto esse livro é realmente dele, e é em cada palavra, em cada ponto. O primeiro conto nos apresenta uma namorada muito louca e mandona, em contraste com seu par muito tranquilo (aquelas pessoas as quais sempre está "tudo bem"). Se eu pudesse falar de todos aqui, eu falaria, mas acabaria estragando a surpresa de quem ainda quer conhece-lo.

A diagramação da Arqueiro está ótima, essa capa é lindíssima, temos folhas amareladas mais grossas e a formatação está maravilhosa. Eu venho lendo livros maiores há um tempo, e ler um de contos me fez muito bem, me dando pausas maiores para reflexão. O segundo conto que mencionei aqui inclusive me fez pensar em muita coisa que eu vivi, e talvez seja por ter me sentido no lugar de Kirk que eu me apeguei tanto à sua história. 

Imagem: Pinterest
Então sim, para quem tem interesse em um livro de contos, recomendo este. E sim, Tom Hanks não só alcançou como também superou minhas expectativas com esse livro. Espero que ele lance mais!

Sobre a Editora Arqueiro tê-lo lançado, comentei com uma amiga o fato de eu achar ela a cara de Tom. E por incrível que pareça essa associação foi feita inconscientemente: Dan Brown é publicado no Brasil pela Arqueiro - adaptações dos livros de Brown tem o personagem principal interpretado por Tom Hanks... Sim, eu fiz essa ligação muito aleatória com o livro. Faz nenhum sentido, mas resolvi compartilha-la com vocês. Hahaha desculpem.

Por hoje eu vou ficando por aqui, deixo este livro incrível em suas mãos. Se a pergunta era: irei relê-lo? A resposta é que sim, com certeza. Espero que gostem tanto quanto eu gostei.
Nos vemos no próximo! Até lá!

Se você ainda não segue o blog ou ainda não curtiu nossa página no facebook, só ir neste menuzinho ai do lado e se inscrever! É grátis e nos ajuda muito!

2 comentários:

  1. Fiquei morrendo de curiosidade com esse livro, pelo fato de estar acostumado de ver o trabalho do Tom Hanks apenas nas telonas. Sendo consagradissimo, e agora mostra seu talento também como escritor, com certeza é um livro que ainda quero ter na estante, tamanha admiração que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai se surpreender, ou não ahaha por ele ser tão bom no que faz nas telas, atuando ou dirigindo, você pode não se surpreender com a escrita maravilhosa dele hahahaha
      Se gosta do Hanks, possivelmente vai gostar dos textos dele! <3

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.