quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Livro: ATRAVÉS DO ESPELHO - Jostein Gaarder

Achei que iria começar a leitura das obras de Jostein por "O Mundo de Sofia", porém não foi bem assim...

Resenha Último Ato!
  • Título Original: I et speil, i en gate
  • Autor: Jostein Gaarder
  • Editora: Seguinte
  • 140 Páginas
  • 1ª Edição – 1998
Sinopse:

Essa é a história de Cecília Skotbu, uma menina que vive intensamente. As coisas que vai aprendendo ela anota num caderninho. Ali ela escreveu, por exemplo: "Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmo".
Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está morrendo. Sua história é uma preparação para a morte - e por isso é também um mergulho na vida. Ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.

Cecilia Skotbu é uma menina muito esperta que passa a maior parte de seu tempo deitada em seu quarto, devido a uma doença que tem, e que não possui cura. Ela começa a receber então, visitas do Anjo Ariel, um anjinho bonito e curioso, que aparece sempre quando não há ninguém com Cecília.

Os pais e os avós vivem revezando-se nos cuidados dela, dando remédio e tudo que ela venha a precisar, sempre de prontidão. O anjinho é bastante curioso com as questões do ser humano, e em um trato com Cecília promete conta-la como é no céu se ela contar esses mistérios da criação ali para ele. 

Em momento algum Cecília diz qual é sua doença, embora tenhamos sim uma ideia do que seja durante o livro. Ela não se entrega, sempre pensa no futuro e no que vai fazer - se formar, brincar, enfim. Está sempre otimista em sua melhora.


Através do Espelho é um livro infanto-juvenil, bem curtinho (140 páginas apenas), conta com páginas amareladas nesta edição e letras grandes. Seu formato me lembrou um livro que li quando mais nova, do qual gostei muito, e isso me empolgou bastante a ler.

A história é marcante e cheia de passagens interessantes. Pensei diversas vezes em quais seriam minhas respostas para as perguntas do anjo - sobre como é pensar, o que sentimos ao pensar, como é o frio, qual a sensação de tocar o gelo - enfim. Esse tipo de coisa que não paramos para pensar naturalmente, e que cercam nosso dia a dia. 

Preciso neste caso dizer minha opinião pessoal em relação à história. Enquanto não seguidora de nenhuma religião (agnóstica ou ateia, seja qual definição preferir), ler um livro que tem toda sua história em torno de Deus e sua criação, para mim foi um pouco cansativo e demorado. A leitura não foi tão prazerosa, e não é uma história que eu voltarei a ler. Porém, quem não tem esta questão em sua vida, ou tem fé e um apego à religião, o livro é de uma lição de vida incrível.

Outra edição do livro. Imagem: Skoob.
"Não é engraçado que a gente fique com lágrimas nos olhos porque gosta muito de alguém?" Pág. 129

Jostein nos prepara para o desfecho durante as conversas de Cecília com o Anjo. Em muitos momentos me questionei se o anjo não era apenas fruto da imaginação dela que ainda queria se apegar a algo em um momento tão difícil. Ela se permite dizer que está mal, mas não quer que quem esteja ao redor também o diga. 

Com o anjo ela faz passeios, caminhadas, e sempre anota tudo em seu caderninho que fica debaixo da cama. Pensei no pai e na mãe dela, ao pegar aquele caderno alguns anos depois. No quanto a vida é realmente passageira, e talvez este seja o objetivo do livro: trazer a tona esta reflexão. 

Como eu disse anteriormente, indico o livro para quem tem fé e se um apego a religião. Principalmente por ser uma leitura marcante.

Jostein. Imagem: Obviousmag
E por hoje é só meus queridos. Vejo vocês no próximo post! Espero que tenham gostado e que aproveitem bastante da leitura. Até mais!

Se você não curtiu nossa página no facebook e não seguiu o blog ainda, é só ir neste menuzinho ao lado do post e inscrever-se. É grátis e ajuda bastante!!


6 comentários:

  1. Own achei fofinho a curiosidade do anjo com as questões da vida humana!
    E ao ler a resenha também fiquei curioso, o anjo é real ou fruto da imaginação dela?
    O fato de Cecília ser otimista em relação à sua doença já me faz ter um apreço por ela.
    Ah, esse eu quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem um otimismo embora saiba de sua condição real. Achei interessante o livro embora não tenha se tornado um favorito ou uma releitura, mas espero que você goste!!

      Excluir
  2. Nunca deixar de acreditar em magia... Que lindo! Amei a história, quero muito ler.

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem um pouquinho de mágica dentro de nós, né? Espero que goste do livro!
      Beijão, sucesso Neila! Blog maravilhoso <3

      Excluir
  3. Aparenta ser uma história linda, apesar que acho que o final te é daqueles que te faça chorar horrores. A maneira que a garota lida com a doença, com garra e vontade de viver parece ser muito inspirador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, é um livro mais focado para um público que gosta deste tipo de debate sobre fé e essas cosias. Bastante interessante.

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.