domingo, 11 de outubro de 2015

Livro: O PEQUENO PRÍNCIPE - Antoine de Saint-Exupéry


Resenha Último Ato!
  • Título Original: Le Petit Prince
  • Autor: Antoine de Saint-Exupéry
  • Editora: Agir
  • 96 Páginas
  • 48ª Edição – 2009
Sinopse:
"O Pequeno Príncipe" conta a história de um piloto de avião que, após uma pane, cai no Deserto do Saara. Ele adormece, e ao acordar, encontra o pequenino de cabelos dourados que prontamente lhe pede para que ele desenhe um carneiro. Aos poucos o piloto vai conhecendo a história do principezinho e vai descobrindo a magia de ‘enxergar com o coração’.

“Preso” no deserto do Saara, com água para beber suficiente para apenas oito dias, um piloto após seu avião cair, adormece. Quando acorda, sabe que a saída é única: precisa consertar a aeronave e rápido, se quiser sair dali com vida. Porém uma figura pequenina, frágil, de cabelos dourados aparece lhe pedindo para desenhar um carneiro. Não é um pedido comum, claro, mas é a partir dai que o piloto começa a descobrir que o pequeno príncipe não desiste de uma pergunta.

O piloto diz e insiste que só sabe desenhar jiboias abertas e fechadas, pois foi nelas que começou e terminou sua "carreira artística". Porém o pequeno príncipe insiste, é claro. É assim que depois de inúmeras tentativas, o piloto desenha o carneiro para ele, só que dentro de uma caixa, para que tenha onde dormir.
Durante a conversa, onde o príncipe não responde, apenas pergunta, vamos conhecendo sua história. Descobrimos que ele não é da Terra, mas tem seu próprio planeta do tamanho de uma casa, o asteroide B 612. Sabemos também que lá ele tem três vulcões, sendo um inativo, aos quais ele cuida com carinho todos os dias. Tomamos conhecimento dos Baobás, as árvores que devem ser cortadas logo que estão nascendo, caso contrário tomarão conta de todo o planeta. O Principezinho também possui uma rosa linda, que é orgulhosa que só vendo, e que ele ama o pôr do sol.

Um dia, nosso príncipe resolve ir à procura de amigos. E assim começa sua longa viagem pelos planetas. No primeiro encontrou um rei, que tal seu planeta era tão pequeno que era todo coberto por sua manta. O rei tinha em sua mente que mandava em tudo, porém nos ensina algo bem valioso: “É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar” (Pág. 38).

No segundo planeta, o principezinho encontra um vaidoso com chapéu engraçado. No terceiro, um bêbado – que sempre bebe para esquecer!
No seguinte, conhece um empresário que ama números e está sempre contando. Não perde um segundo de sua vida com outras coisas. Contar é importante! Enquanto o rei governa as estrelas, o empresário as possui.

No quinto planeta havia o acendedor de lampiões. O sexto era do geógrafo, e o sétimo, por fim, a Terra.
Em sua viagem pelos planetas, o príncipe teve uma certeza: “As pessoas grandes são mesmo extraordinárias!"

Com o Pequeno Príncipe, aprendemos o que é cativar. O que é essencial para nós. Como diz na capa: “Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi”.
O que mais mexe com a gente é saber que se você tem um pouquinho de sentimento que seja, você vai entender o livro além do que ele quis dizer. Não estou chamando quem não gosta do livro de insensível, mas é improvável que a simplicidade e beleza dessa obra não nos toque. Digo porque ela nos faz pensar. 

Estamos mesmo vivendo como queremos? Ou como os paradigmas nos mandam ser?
E sobre amizades, sobre quem gostamos, quem está perto de nós. Estamos valorizando da forma certa? Estamos julgando pessoas, fazendo juízo de valor de alguém pela forma que se veste, que fala, que anda...? Isso faz bem para nós?
Bom, para mim não fez. Por isso o livro pede para que olhemos as estrelas. Todos precisamos de um Pequeno Príncipe!

Um dos YouTubers mais famosos da atualidade falou sobre dez coisas que aprendeu com O Pequeno Príncipe, e é um vídeo que recomendo vocês a assistirem, caso queiram conhecer um pouquinho mais desse livro lindo. Segue abaixo:



Citações:
“As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, ficar toda hora explicando...” Pág. 8

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.” Pág. 34

“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.” Pág. 38

“(...) se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...” Pág. 66

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.” Pág. 70
Nota: de 0 a 5 estrelas – 5





Onde comprar:

Submarino              









Antoine de Saint-Exupéry. Fonte: http://4ever3.com.br/

1 comentários:

  1. É muito falado esse filme... é bom?
    eu nao leio livros. mas fiquei curiosa em ler "cidade de papel" (algo assim)
    voce me indicaria?

    estou seguindo teu blog como Mary Martins.. retribui?
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.