domingo, 5 de agosto de 2018

Livro: COMÉDIAS DE SHAKESPEARE - Parte 1 (A Megera Domada e Sonho de Uma Noite de Verão)

Ei pessoas, tudo bem com vocês? Então, eu já falei aqui no Último Ato sobre o box maravilhoso que a Nova Fronteira preparou com as melhores histórias de Shakespeare, e trouxe em duas partes a resenha do primeiro livro, com Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo, o Mouro de Veneza e Macbeth. (Para conferir a parte 1 clique aqui, para a parte 2 clique aqui).

Vi então que funcionou muito bem e que consegui falar sobre cada história dando a devida atenção a ela. Por isso estou trazendo o segundo livro, de comédias, em duas resenhas também para que cada história tenha seu espaço por aqui. Então bora lá?

Resenha Último Ato!
  • Grandes Obras de Shakespeare, Volume 2: Comédias
  • A Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão, O Mercador de Veneza e A Tempestade
  • Autor: William Shakespeare
  • Editora: Nova Fronteira 
  • 448 páginas
  • 1ª Edição – 2017
Sinopse:
Embora grande parte da obra de Shakespeare seja dedicada ao gênero trágico, encontramos também nas suas comédias o virtuosismo e a genialidade de sua pena. Inspirado pela tradição cômica medieval, muitas vezes também bebendo da fonte das encenações classicistas de Plauto e Terêncio, o Bardo cantou histórias de desencontros e confusões que vêm encantando o público através dos tempos. No entanto, apesar da temática leve e de forte apelo popular, Shakespeare atribui-lhe, com um toque de realismo, personagens complexos e enredos intrincados, que conduzem o espectador, num misto de curiosidade e surpresa, ao êxtase do desenlace final.

Neste volume, a verve cômica do dramaturgo está representada por A Megera Domada, narrando a guerra de tapas e beijos do casal Petrucchio e Katherina; Sonho de uma Noite de Verão, revelando como os amantes se perdem e se encontram, seja por vontade ou magia; O Mercador de Veneza, que a partir do conflito de religiões questiona até que ponto se está disposto a dar a própria carne por amor; e A Tempestade, última peça escrita por Shakespeare e considerada sua obra-prima, que apresenta uma história de dor e reconciliação, um contraponto entre os anseios etéreos e os instintos animais que habitam o homem.

A Megera Domada, de Augustus Egg
A Megera Domada

O Senhor Batista tem duas filhas, Katherina, a mais velha, e Bianca. Bianca é doce, graciosa, educada e bela, cheia de pretendentes. Já Katherina não é flor que se cheire: tem respostas na ponta da língua e é bem difícil de lidar. Batista quer casar as filhas, mas por ordem de idade e isso enfurece os pretendentes de Bianca, já que conhecendo a mais velha, eles sabem que será bem difícil conseguir um marido para Kate.

É então que aparece Petrucchio, que mesmo sendo avisado previamente do temperamento da mulher, aceita se casar com ela ao saber da fortuna do dote. Petrucchio é um rapaz bem rústico, mal educado, mas em sua defesa, é um homem muito inteligente e esperto. 

E é assim, com respostas rápidas - tão rápidas que os próprios personagens mal conseguem acompanhá-lo - e recebendo as tiradas mal criadas e xingamentos de Katherina como carinhos, que Petrucchio vai conseguindo "domar" a fera e adequando-a aos padrões.

Bom, é sempre bom lembrar que não tem como a gente problematizar algo do século XVI. Os costumes da época eram exatamente a mulher sem voz, a mulher como obediente ao marido. Inclusive, sem poder escolher com quem iria casar e se queria casar. Os costumes, a cultura era diferente. É preciso saber disso e levar isso em conta antes de ler o livro.

Contudo, eu me diverti como nunca lendo a história , dei risada demais com os diálogos entre Katherina e Petrucchio e fiquei morrendo de saudades de O Cravo e a Rosa, novela de 2000 da Globo que baseou sua história central neste conto de Shakespeare. Adorei cada página da história! Shakespeare é incrível.

Estudo de Sonho de uma Noite de Verão, de Joseph Noel Paton.
Sonho de uma Noite de Verão

Algo que resume essa peça seria: acontece muita coisa ao mesmo tempo, é uma confusão aqui, fadas ali, encontros e desencontros lá, se ama e não se ama mais, uma bagunça... Mas oh peça gostosa de se ler.

Lisandro e Demétrio amam Hérmia, mas Hérmia ama a Lisandro e Demétrio é amado por Helena, e não gosta dela. Os casais se encontram e desencontram em uma floresta onde tem fadas - bastante delas - e ainda temos uns camponeses preparando a peça de Tisbe e Píramo para apresentarem ao Duque no palácio. 

Na floresta coisas impressionantes acontecem, como Lisandro e Demétrio passarem a gostar de Helena, que não entende nada do que está acontecendo e ainda sofre ameaças de Hérmia. Aquele "como ousas, se arrastar para meu homem". É uma peça divertidíssima, beirando o absurdo e que certamente dá pra ler em uma só sentada - até porque, quem é que consegue abandonar as confusões por um minuto que seja?

Podemos ver a distinção do imaginal e do real, o que é fantasia e o que é de verdade na história. É interessantíssimo entrar na "cabeça" de Shakespeare e tentar entender os personagens como ele os fez. Por ser uma peça curta, não se pode, obviamente, aprofundar muito em todos, mas ler o livro com uma mente aberta à fantasia traz uma satisfação imensa. Amei as fadinhas, principalmente os nomes delas, e os diálogos são maravilhosos.


Comédias é o segundo volume do box de três livros MARAVILHOSO preparado pela Nova Fronteira, e até agora posso dizer que minha peça favorita neste livro é A Megera Domada, principalmente por ela ter feito parte da minha infância e eu nem saber disso até recentemente: assisti à novela O Cravo e a Rosa ainda criança, e depois pude acompanhar suas reprises, sempre apaixonada pelos personagens principais e sem fazer a menor ideia que eram baseados em Shakespeare.

Ao ler o livro e parar para as costumeiras pesquisas - é uma coisa minha, sempre que vejo algo no livro que me intriga, ou que eu não sei mesmo, eu paro a leitura e pesquiso antes de continuar. Aliás é um método maravilhoso, bastante enriquecedor - descobri a ligação entre os dois. Quem sabe um dia não trarei a resenha de O Cravo e a Rosa, falando sobre seus personagens e produção.

Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado deste início de resenha, e aguardem a parte dois do livro! Trarei em breve com ainda as observações sobre a edição, capa, diagramação e etc. Nos vemos lá com O Mercador de Veneza e A Tempestade!

Até mais!

2 comentários:

  1. Ownnn o Cravo e a Rosa, minha mãe gosta, eu passei a acompanhar um bocadinho nas reprises, era bem engraçado ver que apesar das diferenças e das brigas eles se deram bem na telenovela. Eu também não fazia ideia de que a inspiração da trama principal tivesse vindo de Shakespeare.
    Sonho de um Noite de Verão também parece-me muito engraçado, essa confusão entre amantes e tudo mais...
    Esse livro das comédias de Shakespeare muito me interessou.
    Muito boa a resenha, Anny!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda tem outras duas comédias!! Espero que você também goste da próxima resenha. O Cravo e a Rosa é uma novela ótima haha!
      Obrigada pelo comentário, Danilo!

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.