quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Livro: O ILUMINADO - Stephen King

Que eu amo Stephen King já não é novidade para ninguém. Que eu me apaixonei por O Iluminado... Também não.



Resenha Último Ato!
  • Título: O Iluminado
  • Título original: The Shining
  • Autor: Stephen King
  • Editora: Suma de Letras 
  • 520 páginas
  • 2ª Edição – 2017
Sinopse:
Bem-vindo ao hotel Overlook. O lugar perfeito para recomeçar, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria e os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.
Mas, conforme o inverno se intensifica, o local paradisíaco começa a parecer mais remoto... e sinistro. Forças malignas habitam o Overlook e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.
Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que o esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai...
Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O Iluminado é uma das obras mais consagradas do terror. Um clássico de Stephen King, com tradução revisada, e prólogo inéditos.
Jack Torrance é ex professor bastante bem sucedido de literatura que havia sido demitido por problemas com seu próprio temperamento, o que o fez agredir um aluno. Esses problemas, incluídos à tendência à depressão, vem desde sua família de criação, a qual era cercada de violência e muito álcool. 

Assim como o próprio pai, Jack havia sido um alcoólatra, mas estava "limpo" por pouco mais de um ano. Diversos episódios, incluindo quebrar o braço do próprio filho Danny em um acesso de fúria, quando o menino ainda tinha 3 anos de idade, o fizeram tomar a decisão de parar de vez com a bebida. Não que não sinta vontade de beber: muitas vezes ele pensa em como um drink cairia bem nas situações, mas até então ele tinha "subido no vagão", desistido do álcool.

Jack aceita então o trabalho de zelador do Hotel Overlook, um hotel isolado nas montanhas e que durante todo o inverno fica sem atividade por ser impossível para qualquer um chegar ou sair de lá. Ele vê como uma oportunidade de resolver seus problemas financeiros além de passar um tempo com Wendy e Danny, sua família, fazendo assim ficarem mais unidos.

Stephen King. Imagem: Paris Review
Além de uma oportunidade para corrigir muita coisa que vinha errada em sua família, Jack quer aproveitar a temporada de cinco meses no hotel para terminar sua peça, há muito tempo inacabada, e que isso o faça retomar a sua profissão de escritor. Ele já teve dois de seus contos publicados, e agora quer recuperar o tempo perdido.

Durante a entrevista de emprego, Jack é informado que anos atrás um outro zelador havia ido com sua família para o hotel, e lá haviam acontecido coisas estranhas: o homem tinha enlouquecido e matado as filhas e a esposa. 

Danny, o filho de Jack e Wendy, tem visões sobre o perigo que é se mudar para Overlook, mas não fala nada por não conseguir saber como se explicar e pior ainda: por saber o quanto aquele emprego é importante para o pai.

É então que a neve começa a cair e o hotel começa a querer se comunicar com seus novos moradores... E o terror tem seu início. 

O incrível Jack Nicholson como Jack Torrance e Shelley Duval como Wendy na
adaptação de O Iluminado para o cinema, 1980.
Uma coisa que eu sou apaixonada na escrita de Stephen é o poder dele de segurar o suspense até ele ficar quase uma coisa gigantesca e depois jogar ação atrás de ação para o leitor. A perfeição em detalhar sem exageros e sem ficar cansativo, aprofundando em cada personagem importante trouxe uma experiência incrível ao ler O Iluminado.

O livro é separado em cinco partes e esta edição da Suma de Letras traz inclusive um prólogo e um epílogo sobre o hotel que haviam sido retiradas pela editora de lançamento quando o livro foi publicado inicialmente. Quem me segue no twitter sabe que eu fiquei ~levemente~ exaltada com o senhor Jack Torrance, que por ideias fixas e pregadas em sua cabeça (para benefício próprio, uma vez que ele estava obcecado em terminar a peça e por isso começou a ignorar os perigos do hotel), ele simplesmente se recusava a ajudar a família.

Apesar de entender que ele estava enlouquecendo aos poucos, e de entender também que a infância dele havia dado muitos motivos para ele virar o que virou, eu ainda assim fiquei com bastante vontade de dar uns tapas nesse homem.

Um leve momento de exaltação com o livro.
Sobre a edição, devo dizer que apesar de o valor bem salgadinho deste livro - e dos demais da coleção "Biblioteca Stephen King" - poucas vezes me surpreendi com a qualidade de um livro como desse.

(Para esclarecer, Darkside para mim é a rainha das edições. Impressionante o trabalho que essa editora faz, e por isso não acrescento ela na minha última afirmativa, porque eu não me lembro de ter pego um trabalho da caveirinha e não ter me surpreendido. O que digo ali da Suma de Letras é que cada DETALHE deste livro está impecável, e é isso que me surpreende mais.)

A capa é toda em soft touch ("toque macio" ou para quem não conhece, é como se o livro fosse "emborrachado"), com o título em relevo e as lascas da porta também. SIM. VOCÊ SENTE A PORTA.

Os pregos da porta também estão em relevo. É lindo de se ver/sentir. A folha de guarda do livro é preta, a diagramação está muito boa e a tradução maravilhosa. Temos as partes do livro separadas por cada letra que forma a palavra REDRUM (e quando você ler, vai entender o que é). 


Capa original da primeira publicação.
Eu já assisti à adaptação feita por Kubrick nos anos 1980 - e achei uns memes usados hoje em dia vindos de lá, inclusive - e irei fazer a resenha do filme aqui também em breve.

Uma coisa posso adiantar: eu li uma vez que Stephen King não gosta da adaptação de Kubrick, e eu entendo os motivos dele. Como um filme de terror, é muito bom, mas levando em consideração a obra e o que Stephen nos apresentou nela, o filme peca bastante. 

A atuação de Jack Nicholson está maravilhosa como sempre, embora infelizmente não posso dizer o exatamente mesmo de Shelley Duval. Pode ser, talvez, pelo rumo que a personagem teve pelas mãos de Kubrick, vai saber. Peças importantes do livro foram abandonadas, e o final é diferente (e eu prefiro o do livro, inclusive. Tem mais ação).

Bom, a review completa do filme trarei em breve, aqui o assunto é o livro. Recomendo para os fãs de suspense e de terror, e principalmente de uma boa narrativa. Stephen arrasando, como sempre. 


O Iluminado é o tipo de obra que a gente quer ler toda de uma vez para saber logo o que acontece, mas ao mesmo tempo fica triste quando acaba por querer mais. Há!

Por hoje vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado da dica de leitura de hoje, nos vemos na próxima! Até lá!

2 comentários:

  1. Só assisti ao filme muito tempo atrás e não sabia que era uma adaptação. O filme é um clássico do terror, mas você ao dizer que o final tem suas diferenças me deixa curioso. Pelo que me lembro no filme também não revela como foi a infância de Jack, ah para isso terei que lê-lo.
    Obrigado pela indicação, Anny!

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de não ter gostado do filme quando assisti, e ele acabou me fazendo perder o interesse de ler o livro. No entanto, aqui está você me fazendo pensar em quanto tenho guardado para comprar essa belezura. Não sei que que eu faço contigo, viu. Mas assumo que fiquei feliz por ter conseguido fazer com que eu me interessasse novamente pela história! 🌹

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.