domingo, 12 de agosto de 2018

Especial: LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER - Parte 1

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Estou trazendo hoje um especial com recomendações literárias de alguns estilos que possa ajudar quem quer começar um livro, mas não sabe bem por qual. Foi muito difícil escolher um livro por categoria (inclusive meu primo ficou me ajudando por mais de uma hora, coitado), mas finalmente depois de muito sofrimento, aqui está a lista. 

Espero que gostem e espero que ajude vocês!

  • Um livro que seja clássico internacional: Psicose, de Robert Bloch
Se é para começar com os clássicos, diga que aqui estamos. Psicose, um livro incrível de Robert Bloch escrito em 1959 e adaptado para o cinema no ano seguinte pelas mãos de Alfred Hitchcock, conta a história de Marion Crane, uma secretária que rouba do chefe 40 mil dólares com a intenção de ajudar o noivo a pagar suas dívidas e poderem casar mais rapidamente. 

Durante sua fuga, o que Marion não esperava era cair nas mãos de Norman Bates, um rapaz solitário e com gostos peculiares além de uma obsessão tremenda por sua mãe. Ela se instala no hotel para fugir da tempestade e continuar sua fuga durante a manhã, mas não sabe que está prestes a passar o maior terror de sua vida.

Esse livro é daqueles que te prendem de tal forma que você não consegue soltá-lo até chegar ao final. O filme então, uma adaptação agradável e fiel. Vale a pena para quem procura um terror psicológico e um clássico de tirar o fôlego. Você pode ler a resenha completa deste livro aqui no Último Ato, clicando aqui

Foto: instagram @annymourac
  • Um livro que seja clássico nacional: Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida
Maria-da-Hortaliça e Leonardo-Pataca se conheceram no barco na viagem de Portugal para Rio de Janeiro e acabam se apaixonando a bordo. Em terras brasileiras, ela dá a luz a Leonardo, o nosso herói (ou quase herói) desta história. Leonardo, o filho, é o demônio em formato de criança, e ainda seus pais acabam se separando. Ele vai morar com o padrinho que o mima e acha que tudo que ele faz é certo e "normal", e ainda pretende que ele vire padre. Mas os planos de Leonardo filho são outros...

Depois de seis anos com um bloqueio literário com clássicos brasileiros, eu retomei "as atividades" com este livro curto e que me fez dar muitas risadas. Vale muito a menção na lista, e espero que gostem dele assim como gostei. Para conferir a resenha completa, só clicar aqui.


  • Um livro de terror: Frankenstein, de Mary Shelley
Victor Frankenstein é um estudante de química que iniciou uma busca incessante e incansável para descobrir qual a origem da vida e o que faz com que ela exista. Ele acaba se tornando um obcecado por essa busca e ambicioso a ponto de querer provar que a vida pode ser criada a partir das mãos dos homens, criando assim, sua própria criatura.

Porém o que era antes fascínio agora vira terror: ele passa a temer sua própria criatura, como um monstro e que ele jamais seria perdoado por aquilo. O monstro de Frankenstein (ao contrário do que é comumente conhecido, o monstro não tem nome, mas é chamado de Frankenstein por causa do nome de seu criador) não tem intenções más com o ser humano, e é rejeitado por sua forma e aparência a todo momento. Temos três narradores no livro, e é uma história impecável.

Mary Shelley com seu "Frankenstein, o Prometeu Moderno" é simplesmente a primeira pessoa a escrever um livro de ficção científica da história. Você pode conferir a resenha - com uma análise mais profunda da história - clicando aqui

Frankenstein em edição de Nova Fronteira.
  • Um livro de temática LGBT: O Pacifista, John Boyne
Primeiro livro resenhado no Último Ato, O Pacifista conta a história de Tristan Sandler é um soldado da primeira guerra que vai até a casa de Marian Bancroft algumas cartas que o ela tinha escrito para o irmão, William, durante o período em que ele estava lutando. Durante o livro vamos conhecendo aos poucos os motivos que uniram William e Tristan e as histórias dos dois durante a guerra de trincheiras.

Esse livro tem um valor sentimental muito grande, além de ter sido o primeiro do blog, foi um dos que li em um só dia.  John Boyne (o escrito de O Menino do Pijama Listrado) tem uma sensibilidade incrível ao escrever romances, e a gente mal vê as páginas passando. A resenha completa (e bem antiga) você pode conferir aqui.

Imagem: instagram @annymourac
  • Livro sobre ou ambientado na guerra: A Guerra que Salvou a Minha Vida, de Kimberly Brubaker Bradley
Segunda Guerra e o perigo dos bombardeios chega na região onde Ada mora com a mãe e o irmão. Ada é uma menina de dez anos que nunca viu o mundo externo. Sua mãe a mantém presa em casa por ela ter uma deficiência (pé torto) que a impede de conseguir sequer apoiar-se no chão sem sentir uma dor imensa.

As crianças estão sendo levadas para um local mais protegido dos bombardeios, mas a mãe de Ada não a deixaria ir. "Ninguém vai querer alguém aleijado como você". A menina acaba "colecionando" traumas de tudo que acabou passando e fica cada vez mais difícil acreditar que realmente alguém a iria querer.

O livro foi resenhado recentemente aqui no Último Ato e você pode conferir a resenha completa clicando aqui. Vale muito a pena, além de ter uma edição lindíssima da Darkside Books (inclusive o segundo volume com a continuação da história já está disponível no mercado). 

Imagem: Darkside Books
Por hoje é só, espero que tenham gostado desta lista. Trarei a parte dois para vocês em breve, então é só aguardar! Vejo vocês lá!

1 comentários:

  1. Um especial deveras necessário, eu perdi algumas das resenhas, inclusive a primeira, mas dessa forma eu recordo-me do que perdi e volto para lê-las, mas se por acaso eu já tenha lido a resenha, penso, "nossa até hoje eu não comprei tal livro", a pior parte das resenhas, e obviamente não é culpa sua, é não ter cash para comprar todos os livros! Hahaha.
    Mas enfim, uma boa dica que você me deu uns anos atrás, é de comprar ao menos um livro por mês, nem que seja usado, dessa forma não pesa muito no orçamento e investir no conhecimento que um livro pode nos dar é um dos melhores investimentos a se fazer, preciso voltar a seguir essa sua dica de ouro.
    Valeu mesmo, menina Anny. Um abraço!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.