quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Livro: O MÉDICO E O MONSTRO - Robert Louis Stevenson

Finalmente vou falar sobre esse livro que amo muito, amo muito mesmo! Bora!!!

Resenha Último Ato! 
  • Nome Original: Dr. Jekyll and Mr. Hyde
  • Autor: Robert Louis Stevenson
  • Editora: Melhoramentos 
  • 128 páginas
  • 1ª Edição – 2013


Sinopse:
Na efervescente Londres do século XIX, qual será a relação secreta entre Dr. Henry Jekyll, um médico bem-sucedido, generoso, elegante e educado, com Mr. Hyde, um homem repugnante e assustador? É isso que o advogado Mr. Utterson vai tentar descobrir nesta história repleta de mistério e terror, um dos maiores clássicos da literatura universal. 

Esperei bastante para poder falar desse livro aqui no blog, livro que eu particularmente adoro. Inicialmente devo deixar claro que minha edição não é esta da foto acima, embora eu queira muito tê-la. Não encontrei fotos da edição que possuo na internet, que também é da Editora Melhoramentos, e não tinha como tirar foto da capa uma vez que há alguns anos uma tragédia com ela ocorreu, coitada, e está bem triste a situação atual. Mas vamos ao livro, que é o que importa de verdade.

Em um de seus passeios costumeiros com Mr. Richard Enfield, é contado ao Mr. Utterson, advogado e narrador desta história, sobre a misteriosa aparição de um homem detestável na cidade, o qual havia pisoteado uma garotinha sem motivo nenhum, e mesmo depois do ocorrido não demonstrou sequer uma pontada de remorso. O nome deste "monstro" ao ser revelado acende uma lâmpada na memória do advogado.

Há algum tempo, seu grande, bem sucedido, bem apessoado e estimado amigo Dr. Henry Jekyll o havia entregue um testamento escrito de próprio punho, ao qual deixava todos os seus bens para um tal de Mr. Hyde, homem misterioso que até então Utterson desconhecia. Essa é a ligação que acendeu uma lâmpada em sua memória: o rapaz que havia pisoteado brutalmente a garotinha era esse Mr. Hyde.

Com a nobre ideia de querer descobrir o que se passa por trás de tudo isso, Utterson começa a investigar o tal Mr. Hyde, e ao conhecê-lo pessoalmente, tem a mais completa certeza que ele é de fato, um monstro. Mas onde será que Hyde está, onde ele mora, quem ele realmente é? 

Robert Louis Stevenson
Antes mesmo de Charlie Chaplin nascer (1889), o Médico e o Monstro foi lançado, em 1886. Podia ter sido lançado por aqui com o nome original, "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde", mas não vamos mais uma vez entrar no assunto das traduções de títulos.

A história, com ar gótico, tem um quê de mistério, e creio que a grande maioria das pessoas conhecem o desenrolar dela, mas vou evitar comentar diretamente sobre como tudo se revela no final. A história, como eu disse, tem mais de cem anos e ainda assim podemos pensar nela no dia a dia atual. Não precisamos de tomar algo para revelar o mal que há em nós, e tampouco podemos afirmar que alguém é sempre 100% bom ou 100% mau. Há essa dicotomia no ser humano, e querendo ou não estamos sempre passando por diversas emoções diferentes durante os dias.

Afinal, lembram-se do ditado? "De médico e louco, todo mundo tem um pouco", basta saber se cada um tem mais de Jekyll ou mais de Hyde em si.

Uma outra questão importante a se pensar em relação a história do livro, é sobre as amarras da sociedade em nós. Em que quantidade o grupo em que vivemos nos limita? Será que as pessoas demonstram algo da personalidade delas de uma forma para evitarem ser ridicularizadas, ou estão sendo de fato quem elas querem ser? Há uma forma de conhecer alguém - que não nós mesmos - em sua totalidade? Aliás, nós nos conhecemos por completo?

Muita filosofia para uma resenha só hahaha vamos continuar.


O livro finaliza com uma carta de Jekyll explicando todo o mistério envolvido por trás do tão medonho Sr. Hyde. Esta parte me faz pensar como seria se tivesse um segundo volume, escrito pelo próprio Robert, onde Jekyll narrasse a história do começo ao fim, como se fosse um diário do médico. Seria fantástico ler algo do tipo!

Robert Louis Stevenson é direto em sua escrita, então não espere enrolações no livro. Até porque não há espaço para isso, são apenas 126 páginas muito bem utilizadas pelo autor. Os fatos são entregues um atrás do outro, e acho isso muito positivo.

Sobre o nome do Sr. Hyde, posso dizer que na minha visão, ele faz alusão ao monstro escondido em todos nós, uma vez que a pronúncia de "Hyde" é a mesma da palavra inglesa "hide", que significa "esconder". O próprio autor faz uma brincadeira com essa pronúncia quando diz no livro que o Senhor Utterson vai atrás do "monstro" e pensa: "Se ele é o Mr. Hyde, tenho de ser o Mr. Seek", em alusão à brincadeira Hide and Seek (esconde-esconde).

Sobre as adaptações da história, não é possível que eu termine ainda hoje de escrever esta resenha caso queira falar de todas. Posso dizer que há inúmeras peças de teatro, músicas, filmes, enfim, e é uma das histórias mais recontadas que podemos conhecer. Até no mundo do desenho animado, com adaptações em Frajola e Piu Piu, Tom e Jerry, Pernalonga, Simpsons, e até Ben 10 e Monster High, entre outros.

Sobre música, preciso falar sobre uma que está com seu refrão repetindo em minha cabeça desde que escrevi a primeira linha deste post, que é "Dr. Heckyll and Mr. Jive" da banda Men At Work, onde temos o vocalista interpretando a letra da música enquanto está vestido de Sherlock Holmes. Referência atrás de referência. Você pode ver o clipe abaixo:

THIS IS THE STORY OF DR. HECKYLL AND MR. JIVE (8

Então meus queridos e queridas, por hoje é só. Espero que tenham gostado da resenha, e vejo vocês na próxima!

Ah, se você não segue o blog ainda, é só clicar em seguir na caixinha ao lado e fazer login com seu email da gmail! 

Até mais!

11 comentários:

  1. A obra perpetua até os dias de hoje e ainda permanecendo atual, espetacular! Bem intrigante, ficou aquele ar de misterio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é incrível, tem muito o que pensar durante a história haha Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  2. Olá,
    Avisa aí que cheguei, vindo diretamente do BLOG DO PARCEIRO.
    Obrigado pela visita ao meu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda, Joseni! Eu que agradeço você aqui <3

      Excluir
  3. Oi amada, obrigado por me seguir,seja bem vinda,parabéns pelo blog, também faço parte do blog Agenda dos Blogs, agradeço a participação no projeto, estou te seguindo, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindeza! Andei dando uma olhada no seu blog, amei seu cantinho! Muito obrigada pela visita, pelo comentário <3 Sucesso!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do século XIX, essa é uma ótima dica de leitura, obrigado Anny!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Danilo! Caso leia o livro, me conte o que achou!

      Excluir
  6. O que seria de "O Médico e o Monstro" se não levantar essa dúvida, esse questionamento interior? O equilíbrio entre o bem e o mau, o saber quem você é de fato, você realmente se conhece? Não é uma literatura fácil, para aqueles que gostam de pensar em várias linhas de raciocínio, é como a Anny falou, há muita filosofia, nos perdemos em meio aos devaneios e divagações durante a leitura.
    A resenha hoje apresentada pela Anny nos dá o gostinho disso tudo, é sempre bom ver o ponto de vista de uma pessoa e saber que ela pensa parecido com vc... Obrigado mais uma vez por nos trazer mais uma obra atemporal e riquíssima.
    Nos vemos no próximo post, até lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de fato muito bom pararmos pra pensar sobre como a gente tem sido com os outros e conosco, não é? Dá uma angústia às vezes, mas a reflexão é necessária. Obrigada por estar sempre aqui comentando e dando apoio, Fred! É muito importante para mim e para o blog.
      Te vejo no post novo <3

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.