domingo, 26 de novembro de 2017

Filme: O PALHAÇO - Selton Mello

Eu sempre penso em algo para introduzir a resenha antes de colocar pôster do filme e detalhes técnicos. Desta vez não consegui pensar em nada... Culpa de Selton Mello.






Título: O Palhaço
Ano: 2011
Direção: Selton Mello
Gênero: Comédia, drama
90 min










Quem me conhece sabe que desde que me entendo por gente há uma dupla de atores brasileiros que são minhas paixões: Selton Mello e Matheus Nachtergaele. É só ligar os pontos e ver que essa dupla automaticamente nos leva ao clássico O Auto da Compadecida, que nunca canso de rever.

Essa paixão pelos dois me faz ter uma vontade imensa de sentar e parar tudo na minha vida até estudar sobre a carreira deles, assistir os trabalhos que fizeram, enfim. Só há um porém: o fato de eu não ser muito fã das produções (assim como os livros) nacionais. Como eu disse alguns posts atrás, irei falar mais sobre isso depois.

Porém, contudo, entretanto, todavia (sim), eu fui me aventurar pelo longa O Palhaço de 2011. Esta foi a melhor ideia que já tive em muito tempo.

O filme segue o dia a dia das apresentações da trupe do circo Esperança. Apresentações simples e regadas de bom humor, que conseguem passar uma impressão de que todo mundo ali é sempre feliz e transpira alegria... Mas atrás do picadeiro não é bem assim. Todos possuem seus problemas pessoais, o circo parece passar por dificuldades financeiras e temos Benjamin (Selton Mello). Benjamin está tendo problemas com ele mesmo, com sua identidade, com seu interior.

Seu pai namora a dançarina do circo bem mais nova que ele, e Benjamin sabe que ela só o manipula, só está com ele por ser o dono. Ele fica então em um impasse se conta para o pai ou não, acaba guardando para si as angústias da vida e vai ficando cada vez mais petrificado, congelado, paralisado para tudo. Ele é aquele palhaço que não ri.

Imagem linda do site O Palhaço - O Filme
"Eu faço o povo rir, mas quem é que vai me fazer rir?"

Benjamin vai sim em procura da sua identidade, e aqui não estamos deixando de fora o documento de identidade também. É como se demarcasse um processo de virada, de mudança em sua vida: quando ele deixa de ter só a certidão de nascimento, certidão do nascimento do palhaço, e agora uma nova identidade, a do palhaço-homem. 

O filme tem conteúdo, tem humor. É tudo sem apelação, sem precisar recorrer a nudez, sexo, palavrão. Há sensibilidade, beleza, e digo beleza não só em um aspecto isolado, mas em TUDO: há beleza na fotografia, no roteiro, trilha sonora, simplicidade e ao mesmo tempo a complexidade dos personagens, atuações, e por favor, que atuações!

Já sabemos há muito tempo que Selton Mello é um excelente ator. Se alguém ainda tinha dúvidas disso (se é que é possível), O Palhaço bateu o martelo e deu o veredito final.

Imagem: O Palhaço - O Filme
Eu vi ali no palco diversos artistas que amo. Vi Stan Laurel, vi Buster Keaton, vi Mazzaropi, vi Chaplin - e principalmente na cena em que Benjamin decide ir em procura de sua identidade. Sem palavras, muita emoção. Paulo José como o palhaço Puro Sangue completa com maestria as cenas em que aparece, é uma coisa maravilhosa de se ver.

Concluindo para que eu possa voltar ao meu momento reflexão pós filmão maravilhoso, se eu visse Selton Mello algum dia, eu não diria parabéns pelo filme. Eu diria além disso: diria obrigada. Se o longa teve o propósito de fazer pensar, refletir sobre quem somos, o que somos e o que os outros são, atingiu o objetivo com sucesso!

Abaixo deixarei o Trailer para vocês, espero que gostem o tanto que gostei! Nos vemos na próxima!


16 comentários:

  1. O Palhaço... Esse filme é tão incrível, a atuação de Selton Mello é primorosa, desconcertante até, concordo com você quando disse que o filme nos faz pensar, difícil vc não se encontrar em algum trecho deste "filmão maravilhoso". O riso frouxo que Selton Mello nos proporciona contrasta com a tristeza de não conseguir sorrir, com a descoberta de uma nova identidade fora do picadeiro. As referências citadas por vc Anny são lindas e sutis, um gestual, uma expressão facial, estão no olhar do ator. A todos que não assistiram, recomendo muito, tenho certeza que vocês irão sorrir, refletir e se emocionar.
    Parabéns Anny por mais essa incrível resenha e por apresentar um conteúdo tão diversificado e rico.
    Aguardando próxima publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O personagem de Selton é ingênuo e ao mesmo tempo esperto, um sonhador sem igual. Obrigada pelo comentário Fred, te encontro na próxima publicação <3

      Excluir
  2. É mesmo um baita ator, já vou começar a procurar esse filme p'ra ver!

    ResponderExcluir
  3. Selton Melo é um grande artista e também adoro a parceria dele com o Matheus Nachtergaele!Este filme do Senton eu ainda não assisti,mas parece ser muito interessante.Vou procurar para vêr também!bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  4. Realmente este filme o alto da compadecida é um filmão mesmo , meu marido que gosta de assistir , pode passar mil vezes que ele está la vendo .O Selton melo é um grande ator . Este filme que citou palhaço não tivi ainda o prazer de assistir , não tenho dúvidas que seja um máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMOOOOO o Auto da Compadecida! Um dos meus filmes favoritos! O Palhaço é de uma delicadeza sem igual.

      Excluir
  5. Olá!
    Já ouvi muita gente falando super bem deste filme, mas eu ainda não assisti, acredita? Tenho muita vontade de ver e vou aproveitar esta semana para seguir a sua indicação!

    ResponderExcluir
  6. Também acho Selton Melo um grande ator! Porém ainda não conseguir gostar dos filmes que ele já fez :( amo ele em novelas.
    Admiro muito seu papel como ator.
    Assistir o alto da cumpadecida e achei legal, porém nada que me fizesse querer assistir novamente! Esse palhaço tem até o dvd na minha casa, mas nunca surgiu curiosidade de assistir, sua resenha me deu uma pontinha de curiosidade rs
    Parabéns, Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que pena que não gostou de O Auto da Compadecida :( mas, quem sabe você goste de O Palhaço?! Que bom que despertou sua curiosidade. Se assistir, me conta o que achou!
      Obrigada, sucesso pra nós!

      Excluir
  7. Nossa acredito que esse seja um daqueles filmes que depois que tu assiste é certeza que ira entrar em uma completa reflexão sobre tua vida e seus dilemas. Fiquei muito interessada e assim que possível irei assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo! A gente fica olhando pro nada, procurando o sentido da vida hahahaha

      Excluir
  8. Sempre enrolei de assistir esse filme,porque lembro que lançou teve uma repercussão morna. Mas mesmo assim, sempre tive curiosidade de ver pelo fato de ser com o Selton Melo, sem duvidas é um grande ator. Agora com a resenha, sinto que tenho que procurae ve-lo o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.