domingo, 12 de novembro de 2017

Livro: ORIGEM - Dan Brown

Aquela sensação gostosa de falar sobre um livro novo de Dan Meu Queridinho Brown.


Resenha Último Ato!
  • Título Original: Origin
  • Autor: Dan Brown
  • Editora: Arqueiro
  • 432 Páginas
  • 1ª Edição – 2017

Sinopse:

De Onde Viemos? Para Onde Vamos? Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete “mudar para sempre o papel da ciência”. O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento… algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.

Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch. Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo. Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch… e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.

Mais uma vez: livro novo do Dan! Felicidade define.

Robert Langdon está de volta e desta vez na Espanha, onde se encaminha para uma apresentação de seu ex aluno Edmond Kirsh, um futurólogo bilionário que diz ter descoberto a resposta para as perguntas: "De onde viemos? Para onde vamos?".  Edmond diz a Robert que esta revelação pode abalar não só a Espanha, porém o mundo inteiro.


Antes do evento, Kirsh havia se reunido com três líderes religiosos para mostrar a eles a apresentação em primeira mão. Eles ficam horrorizados com o conteúdo, mas nada pode parar Edmond. Ele disse que levaria o conhecimento a público em um mês, mas certamente estava blefando, para que ninguém o pudesse impedir.

Na história somos apresentados também à família real da Espanha, onde o Rei está doente e ciente de que logo passará seu trono ao Príncipe Julián. O Príncipe por sua vez está apaixonado por uma mulher fora da realeza, diretora do Museu Guggnheim, que está junto a Edmond trabalhando para a apresentação de sua descoberta.

O conflito está armado: ciência vs religião. Evolucionismo vs criacionismo. Afinal, o que Edmond tem a dizer que é tão surpreendente assim?


Os livros de Dan Brown continuam uma grande e maravilhosa aula de história. Localizações maravilhosas, descrições fora do comum - ele é ótimo com detalhes - sem contar que somos levados a um país diferente ao que já vimos nas demais obras. Aprendemos sobre Antoni Gaudí, Newton, há citações sobre o nazismo, muita simbologia e perseguição.

A pergunta que é levantada é a seguinte: qual a  influência da religião na vida das pessoas? Deus criou o homem ou o homem criou Deus? Em que quantidade as pessoas optam por deixar de enxergar o mundo como é e começam a criar respostas místicas para que o assunto seja resolvido de qualquer forma só para a vida seguir sem a dor da real descoberta?

Sim, Dan não cansa de cutucar os temas polêmicos, mas é disso que a galera gosta.

Vemos o uso desenfreado das mídias, onde a cada momento parece que todos estão conectados 24h por dia. Sobre a noite do lançamento da ideia de Edmond, acontece algo que não foi planejado, e desde então Robert e Ambra se juntam para não permitirem que a descoberta desapareça. Temos uma grande ajuda da IA (Inteligência Artificial) na história também.

Sim, é bem louco, você precisa conhecer.

"Somos um povo evoluído intelectualmente e tecnologicamente hábil. Não acreditamos em ferreiros gigantes trabalhando embaixo de vulcões nem em deuses que controlam as marés ou as estações. Não somos nem um pouco parecidos com nossos ancestrais antigos.
Será mesmo?"


Origem é um livro mais lento se comparado a Anjos e Demônios e Código Da Vinci, mas é igualmente rico de detalhes e história. Levanta mais uma vez a questão religiosa (e acho que o Vaticano deve odiar Dan com todas as forças haha) e nos traz muita coisa a que pensar.

Valeu a pena a espera, e agora é só esperar também o próximo. Que venha mais Dan! 

Nos vemos no próximo post!

3 comentários:

  1. Eu pre-ci-so ler esse livro! Sou apaixonada por Dan Brown, já li quase todos os livros dele. Onde posso comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Nem fala, compartilho desse amor pelo Dan hahaha
      Te recomendo o site da Amazon, que tem sempre uns descontinhos bacanas, submarino é outro que recomendo!

      Excluir
  2. Tematica interessante e polemica pra essa sociedade conservadora e impregnada de valores religiosos, gostei. Ainda mais que ele tem a historia tão rica quanto Codigo da Vinci.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.