domingo, 3 de dezembro de 2017

Especial: DICAS PARA LER MAIS E MELHOR

Olá pessoas, como vocês estão? Espero que bem!

Hoje resolvi trazer para vocês um especial sobre como ler em maior quantidade e com mais qualidade! A pergunta é: por quê? 

Eu sou uma leitora apaixonada, e em média leio de 7 a 8 livros por mês. Conheço gente que lê bem mais, porém conheço quem não lê isso nem em um ano. Geralmente muitos dos que não leem fazem a seguinte estratosfericamente chata afirmação: "Você não trabalha? O que faz da vida? Só vive para ler, não é? Porque olha eu não tenho o tempo que você tem..."

Às vezes, querido e potencial leitor, boa leitura e boa quantidade de leitura não está intimamente relacionada a tempo apenas. É infinitamente menos chato uma pessoa ser sincera e dizer logo que não gosta e não quer ler do que ficar tentando arrumar desculpas para justificar a falta de interesse. E POR ISSO, a tia aqui resolveu dar dicas de como ela faz para ter leituras bem satisfatórias regularmente. (Sim, usando a terceira pessoa, já parei). 

Então se você tem interesse em ler mais, vamos lá, espero que estas dicas funcionem com vocês assim como funcionam comigo!

Já começo introduzindo com Benedict Cumberbatch que é pra dar
um gás logo de cara no post HAHA
Dica 01: Leve sempre um livro com você

Você está indo para o trabalho? Leve um livro. Está indo até a casa lotérica ou a um banco pagar as contas? Leve um livro. Vai ao cinema? Leve um livro. Por mais que você saiba que não vai ter tempo para ler, vai que acontece um imprevisto e você consegue uns minutinhos livre? A companhia para o cinema pode atrasar, a fila no banco pode estar grande, o trajeto de ônibus/metrô pode ser longo.

Claro que alguém já deve estar pensando que carregar algo como IT de Stephen King é inviável: então calma. Não precisam ser livros grandes! Temos editoras que fazem trabalhos lindos com edições de bolso, como Editora Melhoramentos e LP&M Pocket. (Não estou recebendo nada para fazer propaganda para elas, apenas estou dando alternativas).

Imagem: Desfabuloso Destino

Dica 02: Tenha paciência com o livro e principalmente com você mesmo

Para dar uma melhor explicação nesta dica, vou começar com o exemplo do que passei enquanto lia "A Menina Que Roubava Livros" (você pode ler a resenha dele clicando aqui). Onze em cada dez pessoas me diziam que o começo do livro, até a metade dele, era chato. Se eu fosse levar em consideração o que falaram, eu não iria sequer lê-lo, porém cada história tem reações diferentes em cada pessoa: a forma como você a absorve é subjetiva

Em outras palavras: não há nada de errado em não gostar de um livro que aparentemente todo mundo gosta (como A Cabana, no meu caso), e não há nada errado em gostar de um livro que aparentemente todo mundo odeia. Tenha paciência com a história e só a abandone se você realmente não achar que ela te deu o suficiente para chegar até o fim. Principalmente se está achando algo complicado, difícil, releia, tente mais uma vez ainda, porque conhecer algo mais complexo para nós nos faz crescer enquanto leitores e enquanto pessoas. Faça a tentativa!

Imagem: Giphy
Dica 03: Ebook, físico, emprestado...

Já ouvi dizerem que livros são muito caros, por isso inviáveis. Devo admitir que os preços estão realmente acima do necessário (Origem, de Dan Brown, está na faixa dos cinquenta reais), porém ainda temos a opção dos sebos. Mas há quem não quer ir passar um tempo em lojas de livros usados... Então sugiro os leitores de livros eletrônicos.

Kindle da Amazon, Lev da Saraiva, e a vantagem principal é que os livros em ebook são mais baratos. Falta de dinheiro? Ok, há PDF que vocês podem baixar - aqueles que estão em domínio público, por favor! - Muitas obras bacanas pela internet afora. Não gosta de ler no celular, tablet, computador e afins? Você pode ir à bibliotecas públicas ler lá ou pegar uns volumes para ler em casa.

Bibliotecas estão longe? Você pode pegar emprestado com um amigo! 

Já entendeu a moral deste tópico, não é? O importante é ler.

Imagem: Imgfave.com

Dica 04: Escolha temas de seu interesse

Não importa o estilo que mais te agrada, desde que ele te agrade. Seja policial, biográfico, romance, enfim, leia o que te interessa! Sempre que puder, faça variações lendo algo que você não se veria lendo. Se não gostar, está tudo bem também: você pelo menos tentou. Caso goste, você terá um mundo novo para explorar, então vale a pena o risco.

Dica 05: Faça anotações, cole etiquetas, monte um diário

Marcar passagens interessantes de seus livros com etiquetinhas além de deixar tudo bem selecionado para você sentir as emoções de lê-lo novamente depois, deixa tudo bem organizadinho. Apesar de meu coração doer quando eu vejo alguém marcando livros com marca texto (por favor não faça isso), o livro é seu e você o organiza como quiser e como achar melhor (por favor, é sério, não faça isso). Mas calma! Comprar uma lata de dois litros de tinta verde e lambrecar a página toda não ajuda a memorizar conceitos mais facilmente, pode ter o efeito contrário! 

Um diário de leitura é uma forma interessante de acompanhar seu processo no mundo dos livros, nele você pode montar suas páginas com um design próprio e anotar suas impressões sobre a história, quanto tempo demorou para ler, o que gostou e o que não gostou, enfim. Um caderninho organizado sempre me deixa animada.

Imagem: Literary Hub
Dica 06: Sempre que possível leia em um lugar silencioso e agradável

Na correria do dia-a-dia muitas vezes não conseguimos procurar um lugar vazio e confortável para deitar e ler, mas sempre que tiver a oportunidade, faça a tentativa. Ler em lugares frescos, com som de pássaros cantando é uma maravilha.

Há quem consegue ler com música, eu só consigo se esta música for calma e instrumental (por isso muitas vezes ao estudar ouço música clássica, porque ela me relaxa). É importante que o estímulo externo não te atrapalhe.

Dica 07: Reserve ao menos alguns minutos do seu dia

Calma, não precisa querer me dar uns tapas. Eu sei que seu dia pode ser o mais corrido do mundo, mas lembre-se, o meu também é. Quando digo "alguns minutos", eu digo realmente uma coisinha pouca de seu dia. Ler dois capítulos antes de dormir, ler no ônibus como eu disse na primeira dica, ler no tempo que restou de seu almoço. Pode parecer pouco, mas já é muita coisa!

Quando o plot twist na história é forte demais para ser verdade.
Dica 08: Pesquisar sobre o livro pode melhorar a experiência de leitura

Se você ler um pouquinho sobre a história - sem spoiler, para quem não gosta dele como eu, ou com spoiler para quem não resiste em "dar uma espiadinha" antes - isso pode aguçar sua curiosidade e aumentar a vontade de ler o livro do início ao fim. 

Há centenas de resenhas na internet sobre todos os tipos de livros. No Último Ato, por exemplo, você pode acessar o catálogo de todos os livros já resenhados aqui, clicando neste link.

Dica 09: Faça pausas. Não se obrigue.

Por último, porém não menos importante, você precisa pensar em como você está antes de ler. Está muito cansado, só querendo banho e cama? Provavelmente você não vai dar tanta atenção aos detalhes da história. Não force "só mais um capítulo" quando suas pálpebras estão pesando duas toneladas, também. A leitura precisa ser prazerosa e torná-la uma obrigação não trará bons resultados.



Pensei nestas dicas com base nos relatos que as pessoas vem fazendo sobre a dificuldade que elas possuem de ler. Espero de verdade que ajude quem pretende ter uma experiência melhor com os livros, e quem sabe a leitura pode virar uma válvula de escape para vocês?

Para finalizar com um exemplo próprio, quando estou com dores de cabeça, eu deito bem confortavelmente em minha cama, acendo só a luz do abajur e leio algum livro. Isso melhora consideravelmente as dores, e ainda me relaxa.

Espero que tenham gostado do especial de hoje, e nos vemos no próximo post!

Se você ainda não seguiu o blog, é só clicar no botão "seguir" ai no menuzinho lateral e fazer login com seu email da Gmail. Esse feedback é importante!

5 comentários:

  1. Falou tudo, falta de tempo não é desculpa pra não ler, quem é realmente interessado dá arruma uma maneira de qualquer forma. Eu particularmente quero começar a ler mais por lazer, não apenas por obrigação, sinto ainda mais incentivado com essas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível ler por obrigação, e como já falei em alguns posts, vou fazer um especial sobre essa situação. Espero que as dicas te ajudem, assim como me ajudam bastante! Obrigada pelo comentário, Tony <3

      Excluir
  2. Humm... como não aproveitar dicas para otimizar a leitura de uma pessoa que nos mostra semanalmente o quão dedicada é a arte da leitura?!
    Tenho de concordar que a dica número 1 salva muito a nossa vida e o melhor é que temos a alternativa de associa-la a dica de número 3, mas nada se compara ao livro físico, o toque, o cheiro. (Tá bom, melhor eu ir parando). As dicas 2, 4 e 8 se complementam, a impaciência aliada à pesquisa prévia e escolha do tema irá aguçar a curiosidade sobre o que acontecerá nos próximos capítulos. A dica 05 vou pegar pra mim, usava quando iria estudar, fazia anotações em cadernos, agora nunca utilizei durante a leitura. (Vamos usar post-it e não marca texto). As dicas 6, 7 e 9 não tem como discordar, qualquer tempo já é um tempo que podemos dedicar a uma boa leitura, seja num ambiente calmo ou para aqueles que conseguem, até mesmo um ambiente mais movimentado, pausas regulares não irão te fazer perder o foco e sim refrescar a memória para que possa voltar a leitura atento a novos fatores.
    Seguir tais dicas é sucesso para uma boa leitura, obrigado mais uma vez Anny por dispor do seu tempo pra ajudar seus seguidores e leitores.
    Fico por aqui com mais um comentário absurdamente grande, mas a culpada é você, porque é só começar a ler seus textos e a vontade de discorrer sobre é imensa. Parabéns pela publicação e nos vemos no próximo post, até lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu ADORO seus comentários, Fred! E ADORO em caps lock mesmo hahaha
      Que bom que gostou, em resumo o post é: menos ódio e mais leitura! Não há tempo ruim para aquilo que é nossa prioridade. Monte seu diário de leitura e depois me mostra como ficou!!

      Excluir
  3. Adoreiiiii as dicas! Amoo ler
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.