quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Série/Música: A VIDA DE MOZART - Juraj Herz

Como uma grande apreciadora da história, sou também uma grande apreciadora da música clássica e suas incríveis composições. Hoje vou falar de um ícone, Mozart.






Título: A Vida de Mozart
Título Original: Wolfgang A. Mozart
Ano: 1991
Direção: Juraj Herz
Gênero: Drama, História, Biografia









Sinopse:
Escrita por Zdenek Mahler, consultor histórico de Amadeus, de Milos Forman, e um dos maiores especialistas na obra do compositor, essa superprodução foi filmada em Salzburgo, Praga, Viena e outras 70 locações históricas, com mais de 3500 figurantes. As músicas são executadas, com instrumentos da época, pela Wiener Akademie Orchester. 
Cada um dos três episódios da série se concentra num período específico da vida de Mozart, de menino prodígio aos seus conturbados últimos anos. Vemos Mozart como ele realmente era: uma criança que não teve infância e um homem que nunca cresceu. A Vida de Mozart é um espetáculo visual e musical indispensável para todos os admiradores de um dos maiores gênios da história da música.

A Vida de Mozart é uma minissérie em três episódios que foi bem difícil de achar. Faremos jus a um canal no YouTube que disponibilizou os três episódios com legenda em português e uma boa qualidade de vídeo, porque se não fosse ele, possivelmente eu não teria como falar dela aqui tão cedo.

Os DVDs estão esgotados nas lojas online, não os acho nas lojas físicas, e quando acho em algum site de revenda, o valor está bem alto. Porém, consegui assistir a essa produção a qual estava tão ansiosa quanto era possível.

Eu iria falar inicialmente sobre o filme Amadeus de 1984, mas queria saber algo um pouco mais exato e com menos romance sobre Mozart primeiro. Tomando cuidado com um fato óbvio: o músico nasceu há mais de 250 anos, então devemos estudar sobre ele tendo consciência de que por mais que a história seja fiel, muita coisa se perdeu ou continua fantasiosa. 

Mozart, como eu já disse aqui no blog, mais conhecido como Mozão.
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de Janeiro de 1756 em Salzburgo, e faleceu em 5 de Dezembro de 1791 em Viena. Sim, ele viveu apenas 35 anos de idade e ainda assim deixou um legado de mais de 600 composições. Como é possível?

Mozart aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade e aos cinco já estava compondo. Era um menino brilhante, precoce, já fazendo obras consideradas complexas. A série dirigida por Juraj, dividida em três episódios, aborda a vida do músico em seus momentos mais marcantes, o tempo que passou doente quando criança, aparentemente de febre reumática, seu trabalho com a igreja e as viagens com a família para se apresentar.

Seu pai, Leopold Mozart era seu maior professor, como mostrado na série. Ele, também músico, incentivava os estudos da criança, mesmo que estes resultassem em noites em claro. Era um menino prodígio, que aprendia fácil e tinha vontade sempre de conhecer mais.

Porém uma questão fica no ar: quando que a criança Mozart foi de fato uma criança? Na série vemos sua mãe Anna o tirando de casa com a irmã para brincar na rua com as demais crianças, tomar um pouco de sol, pensar em algo que não fosse música. Em uma das viagens, Mozart faz uma piada com a entonação que tem o sotaque francês e é duramente repreendido pelo pai. Ele cresceu cedo demais, rápido demais.

Retrato de Mozart aos 7 anos de idade, 1763.
Os episódios retratam seu relacionamento com Constanze, o casamento imposto pelos pais dela - eles foram praticamente obrigados a se casarem, uma vez que haviam sido vistos juntos em público e de acordo com os costumes religiosos dos pais dela, ou ele casava, ou pagava uma multa vitalícia. Claro que não podia faltar na história mais um pouco sobre a tão famosa rivalidade entre Mozart e o compositor Salieri. Conta também detalhadamente a entrada de Mozart para a maçonaria.

Por fim, o último episódio da série conta sobre seus dias finais e suas premonições da morte enquanto sua saúde definhava. Mais uma vez é preciso deixar claro que muita coisa ainda pode ser fantasiosa sobre sua história, como por exemplo as tais premonições. Sua morte não foi bem explicada e continua tendo especulações até hoje, desde que vestígios da febre reumatoide que teve quando criança o fizeram cair doente novamente, ou até que o próprio Salieri o havia envenenado.

Infelizmente não dá para saber o que realmente aconteceu em seus últimos dias: só que sua composição Requiem, encomendado por um conde para sua falecida esposa, ficou inacabada.

Lacrimosa, em Requiem - composição esta que compete com 
Moonlight Sonata de Beethoven e Gymnopedie N.1 
de Erik Satie como minha composição favorita.

À procura de conhecer mais sobre Mozart antes de assistir a série, achei um livro que rapidamente acabei abandonando. Era um livro ao qual pinta e borda sobre "a necessidade de Mozart de ser amado". Sim, isso mesmo. O livro dizia que tudo que ele queria era ser amado. Só isso mesmo.
Então... Voltei às pesquisas com menos de cinco páginas lidas.

A série mostra como que Mozart adulto ainda tinha bastante do Mozart criança, ele não teve tempo de crescer como as demais crianças. Ele realmente tinha seus momentos de fragilidade, aos quais deitava e chorava quando não sabia o que fazer. (Mas por favor, nada que compare ao que comecei a ler no livro). Creio que todos nós temos vontade de deitar e chorar às vezes.

Um exemplo disso, é quando a série mostra a morte de Mozart ao som de seu Requiem. Dona Anny aqui abriu a sessão de lágrimas com vontade.

Como dito na sinopse, a série foi filmada em cerca de 70 locações históricas e contou com mais de 3500 figurantes. Foi produzida em 1991, mas nos leva facilmente ao século XVIII com seu maravilhoso figurino e locações. Alexander Lutz dá um show em seu papel como Mozart, inclusive. Vale muito a pena ver!

Vou deixar abaixo uma curta playlist com os três episódios desta série maravilhosa para que vocês possam fazer parte dessa viagem pela história da música comigo.


 

Então é isso meus amores, por hoje é só. Vou encerrar por aqui antes que eu me empolgue o suficiente para escrever um livro na publicação falando da minha paixão em relação a Mozart e a música clássica em si. Espero que gostem da série e nos vemos no próximo!

3 comentários:

  1. Mesmo morrendo tão cedo, ainda assim deixou todo esse legado, genio! Suas composições atravessam os seculos. Vou aproveitar pra assistir essa mini serie no youtube também. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais de 600 composições dele estão por ai para podermos ouvir e apreciar a genialidade de Mozart. Ele é maravilhoso!

      Excluir
  2. Você deve ter lido Sociologia de um gênio do Nobert Elias. Ele e outros musicólogos reforçam essa ideia ao analisar muitas de suas cartas. é bem possível mesmo. porque ele se sentia amado enquanto músico, mas não enquanto pessoa. Dá pra constatar isso até nesses capítulos dessa minissérie, que é bom não esquecer, que são baseadas na análise de seus biógrafos. Nem sei se você ainda usa esse blog mas deixo aqui minha gratidão pelas informações da minissérie.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.