domingo, 27 de setembro de 2015

Livro: O ÚLTIMO ADEUS DE SHERLOCK HOLMES - Arthur Conan Doyle


Resenha Último Ato!
  • Título Original: His Last Bow
  • Autor: Arthur Conan Doyle
  • Editora: Martin Claret
  • 216 Páginas
  • 1ª Edição – 2011
Sinopse:
“Sir Arthur Conan Doyle é o responsável pela criação do detetive mais amado em todo o mundo. Com sua inteligência, raciocínio rápido e respostas irônicas e bem-humoradas, Sherlock Holmes resolve os mais intrigantes mistérios ao lado de seu amigo, o dr. John Watson.
Mais famoso do que seu próprio criador, o detetive retorna em mais uma série de contos em O Último Adeus de Sherlock Holmes. Vendido em forma de livro em 1917, os contos foram originalmente publicados na revista Strand Magazine, entre os anos de 1893, 1908 e 1917. Sherlock havia se aposentado no volume anterior, mas os fãs do detetive não deixaram Conan Doyle em paz e, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o detetive volta à ativa como um agente secreto.
Aqui, você pode ler e se deliciar com os novos casos emocionantes narrados por Watson: Vila Glicínia, Os planos do submarino Bruce-Partington, O pé do diabo, O círculo vermelho, O desaparecimento de lady Frances Carfax, O detetive agonizante, A caixa de papelão e O último adeus.”

Sherlock Holmes havia sido aposentado no volume anterior a esse livro, porém um fato curioso não deixou com que ele tivesse “sumido” de vez: os fãs unidos jamais serão vencidos (desde o século XIX/início do XX)!
Isso mesmo. Conan Doyle devia estar cansado de tanto escrever sobre Sherlock, mas mesmo assim deu-se por vencido e nos deu mais essa obra prima. O Último Adeus é um livro de contos, sendo dessa vez oito, e todos continuam tão interessantes e instigantes como sempre foram as histórias de Conan. Vamos ver como são as sinopses de cada um?
1 - Vila Glicínia: Trata de um assunto bastante polêmico para o começo do século XX: o vodu. É um conto dividido em duas partes (A Inusitada Experiência do Sr. John Scott Eccles e O Tigre de São Pedro). É um caso de vingança, a qual Holmes trabalha juntamente com o inspetor Baynes e que envolve dois grupos de pessoas misteriosas.
2 – Os Planos do Submarino Bruce-Partington: Ninguém mais, ninguém menos que Mycroft Holmes, o irmão de nosso querido Sherlock, pede ajuda para solucionar um mistério em que está envolvido o roubo de documentos importantíssimos para a Inglaterra. Um corpo caído nos trilhos do trem, sem sangue considerável, sem bilhetes de passagem no bolso e com sete folhas das dez que sumiram dos documentos faz parte da trama.
3 – O Pé do Diabo: Sherlock estava doente e foi recomendado a descansar por um tempo sem mistérios, e por isso foi para um chalé, na Cornualha. Só que lá, para o desgosto de dr. Watson, ele toma conhecimento de um caso nada comum. Um homem foi visitar os irmãos e no dia seguinte, quando estava de volta à sua casa é chamado para retornar: seus dois irmãos foram encontrados enlouquecidos ao redor do corpo de sua irmã, que jazia morta em uma cadeira.
4 – O Círculo Vermelho: A dona de uma pensão vai até Sherlock pedir ajuda para desvendar o mistério de um inquilino que nunca é visto, apenas fica escondido no quarto que foi-lhe alugado. Sherlock, de primeiro, não vai até a casa da senhora, mas depois um envolvimento maior é revelado com um “quase sequestro” do marido da dona da casa.
5 – O Desaparecimento de Lady Francis Carfax: Eu me sinto completamente feliz ao dizer que descobri o que aconteceu com Francis antes de Sherlock! Mereço uma medalha! (Mutleeeey!!! Parei). Lady Francis aparentemente está fugindo de um homem grandalhão e esquisito, indo para Londres com um casal de missionários. Sherlock precisa descobrir quem é realmente culpado pelo desaparecimento dela e onde ela está.
6 – O Detetive Agonizante: De longe, para mim, o melhor conto desse livro. Ok, claro que haverão mais complexos – como por exemplo O Círculo Vermelho – porém, quem “agonizou” durante a leitura era eu. Devido ao nome do livro e do conto, eu realmente me senti com coração apertado por cada página. Sherlock está doente, definhando, morrendo na cama, e não deixa com que a senhora Hudson chame um médico por nada. Três dias depois, pálido e totalmente “acabado”, ele permite que Hudson chame Watson. Mas, não deixa seu amigo o examinar nem sequer tocá-lo, dizendo ser uma doença fatal e contagiosa. Ele só queria que Watson chamasse um cara em especial para ajudá-lo. O final é tão surpreendente que eu tive muita vontade de dar três socos no Sherlock e em seguida abraçar ele.
7 – A Caixa de Papelão: Sherlock é convidado por Lestrade para investigar um curioso caso onde uma solteira de 50 anos recebeu uma caixa com um conteúdo nada comum: duas orelhas. Cabe a Holmes explicar de quem são e de onde vieram.
8 – O Último Adeus: Sherlock Holmes já estava bem mais velho e aposentado há tempos. Desta vez, ele presta seus serviços à Inglaterra no começo da Primeira Grande Guerra Mundial. É um caso melancólico por ser o último com nosso detetive, sem contar que como ele se despede no final dá um aperto no coração.

Em uma consideração final, eu poderia – deveria mesmo – dizer que Sherlock Holmes é dentre todos, meu detetive favorito. Como já mencionei em um post anterior, quem assiste a série Monk consegue ver a criação de Conan Doyle bem inspirada lá. Tem também uma releitura dos casos, na série britânica Sherlock que estou assistindo para trazer uma resenha até vocês. Estou simplesmente amando.
Me empolgo demais quando falo desse detetive que sequer existiu na vida real. Sabemos que Conan Doyle deve ter ficado com uma certa raiva quando, depois de ter aposentado Sherlock, mais pedidos pela aparição de seu personagem surgiram, fazendo-o retornar à literatura. Porém com certeza absoluta que Conan hoje ainda seria a pessoa mais orgulhosa do mundo: é bem difícil encontrar alguém que nunca tenha escutado o nome de Sherlock, mesmo depois de mais de cem anos de sua criação.
Espero trazer mais resenhas de meu detetive e médico favoritos, porém o Especial Setembro Sherlock Holmes encerra-se aqui.
Muito obrigada a quem o acompanhou, e nos vemos semana que vem com a próxima resenha!

Nota: De 0 a 5 estrelas – 5


Onde Comprar:



Doutor Watson e Sherlock Holmes. Fonte: https://fonesepaginasamarelas.wordpress.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.