sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Filme: A ORIGEM - Christopher Nolan

Por Rodrigo Soares

Bom Dia Pessoas!!

É neste clima bom de frio que faz aqui na minha querida Uberlândia que vos trago hoje A Origem (2010), este filme de Christopher Nolan, responsável pela incrível Trilogia Batman (Batman Begins - 2005; Batman: o Cavaleiro das Trevas - 2008 e Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge - 2012).



Título: A Origem
Título Original: Inception
Diretor: Christopher Nolan
Distribuidor: WARNER BROS
Atores Principais: Leonardo DiCaprio, Marion Corillard, Ellen Page, Cillian Murphy
Gênero: Ficção científica, Suspense
Nacionalidade: E.U.A
Duração: 2h28min
Lançamento: 2010
Idioma: Inglês




Sinopse

Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

Conscientemente opinando 

Quando você olha a sinopse do filme logo percebe que o roteiro basicamente se resume a mais uma história sobre ladrões, neste caso, ladrões de sonhos. Tudo é atrativamente muito simples: Cobb (Leonardo DiCaprio), um dos melhores do ramo quando se trata de roubar segredos do inconsciente, monta a sua equipe para a missão de implantar uma ideia na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy) durante seus sonhos para que isto possa crescer no seu inconsciente de forma natural, levando-o a aplicá-la na vida real.

Richard Fischer (Cillian Murphy)
Mas tal qual diz a sabedoria popular, as coisas não são o que parecem e quando se trata de A Origem isto se aplica perfeitamente, pois o que parece simples na verdade se revela de uma complexidade surpreendente. Cobb descobre que além de roubar segredos do inconsciente é possível também implantar ideias nele modo que, se bem plantadas, crescem de tal forma que se torna impossível erradicá-las. O problema é que Cobb descobre isto da pior forma, implantando esta ideia em sua própria esposa Mal (Marion Cotillard), ato que gera consequências enormes e que assombram Cobb, trazendo a nós espectadores uma segunda história paralela entre Cobb, a esposa e seus filhos, mas diretamente relacionada com a história central do filme.

Mal (Marion Cotillard) em cena de A Origem.

Tudo no filme gira em torno da ideia e sua implantação. Olhando para a história em si, para que a missão seja bem sucedida, a ideia precisa ser colocada no nível mais profundo do sonho e para que isto seja feito é necessário que se se entre no sonho de outro membro da equipe já estando dentro do sonho de um primeiro. Meio confuso, né? Entenda melhor: Para o primeiro nível, todos entram no sonho de determinado membro X da equipe. Para o segundo nível, do sonho deste membro X todos pulam para o sonho de um membro Y e assim por diante.

Apesar de ter cada passo muito bem explicado, usando a novata Ariadne (Ellen Page) como o "público", onde ela capta todas estas informações sobre a história para que possamos entender como tudo funciona, o filme não deixa de ser confuso. Como eu disse é tudo muito simples mas tudo muito complexo. Se você se perdeu nessas mudanças de sonho ao ponto de não saber no sonho de quem mais eles estavam não se envergonhe, pois eu vi o filme duas vezes e me perdi em ambas, levando certo tempo até que eu me situasse.

DiCaprio (Cobb) e Elle Page (Ariadne).
Creio que tal confusão se dá ao fato de que A Origem é um filme de ritmo rápido, com muitas informações e histórias que se entrelaçam, tornando este um longa difícil de se entender quando se assiste pela primeira vez. Além disto, existem diversos outros conceitos que se misturam a história central, como mentes treinadas se defendendo contra ladrões de sonho; o que acontece quando você morre em um sonho e questões sobre o que é ou não realidade. Por isto sugiro que você preste muita atenção em diversos detalhes, como a aliança de Cobb, seus filhos e o pião que ele carrega sempre consigo. (isto não é um spoiler, é apenas uma dica...)

Talvez esse seja o ponto alto e ao mesmo tempo baixo deste filme de Christopher Nolan. Tal complexidade é atraente, te prende ao filme, pois cada informação é importante para que se possa analisar o quem vem pela frente no filme e sobretudo no final (que é fantástico), mas ao mesmo tempo pode ser entediante para alguns que não gostam de filmes que exijam maior nível de atenção ou esperam mais um filme de ação com literalmente menos papo e mais tiros e perseguições.

Cobb (DiCaprio) com seu pião.
Os atores estão impecáveis, cada qual ao seu estilo, inclusive DiCaprio, que apesar do inquestionável sucesso nos cinemas ainda divide opiniões sobre o seu talento como ator, mas que neste longa traz as telas uma de suas melhores atuações. A Origem é, no entanto, acima de tudo, um produto de Christopher Nolan, (o cara que me fez gostar do Batman) e que faz deste mais um ótimo trabalho.

Finalizando eu digo que se você gosta de quebra-cabeças podem assistir A Origem sem medo de errar, pois este filme é mesmo muito bom neste quesito. Só prestem bastante atenção, pois qualquer informação perdida reflete no seu entendimento do filme e seu final. Agora, se você já não gosta de filmes do gênero e tem certa preguiça de juntar peças eu peço para que não assista A Origem para que não cometa a injustiça de dizer que este filme é um horror só porque não entendeu nada, como é comum vermos por aí.

Agora vou-me embora neste mesmo clima frio de quando eu cheguei para tirar um cochilo (espero que ninguém tente roubar meus sonhos), mas não sem antes deixar o trailer de A Origem para que possam conferir. Até a próxima pessoas!! Bons sonhos!!


Nota: de 0 a 5 estrelas - 4

Fonte: AdoroCinema

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.