domingo, 13 de setembro de 2015

Livro: O VALE DO TERROR - Arthur Conan Doyle


Resenha Último Ato!
  • Título Original: The Valley of Fear
  • Autor: Arthur Conan Doyle
  • Editora: Martin Claret
  • 206 páginas
  • 1ª Edição – 2009
Sinopse:
“Uma estranha mensagem criptografada chega às mãos de Sherlock Holmes: um homem em desespero diz que sua vida corre sérios perigos. Poucos dias depois, o homem está morto.
Mais uma vez, o detetive mais famoso do mundo precisa resolver um caso sinistro de mistério e assassinato. Com a ajuda de seu amigo, dr. Watson, Holmes enfrenta um novo enigma que desafiará sua mente.
O Vale do Terror foi publicado originalmente na revista Standart Magazine, em 1914, e em livro, no início de 1915. Seguindo a mesma construção narrativa de Um Estudo em Vermelho, com várias histórias interpostas, a narração de O Vale do Terror baseou-se nos Molly Maguires, uma organização secreta que existiu nos Estados Unidos, durante o século XIX.
Com um desfecho inusitado e dificilmente imaginado pelo leitor, Sir Arthur Conan Doyle surpreende mais uma vez todos os fãs de Sherlock Holmes.”

O Vale do Terror é uma obra dividida em duas partes.
Na primeira, nosso querido detetive Sherlock Holmes recebe um bilhete criptografado que usando de suas deduções e habilidades logo o decifra: o bilhete diz que um homem chamado Douglas corre perigo de vida. Mais tarde, antes de Sherlock e Watson conseguirem pensar no que fazer para ajudar John Douglas, um detetive chega à Baker Street para pedir ajuda a Holmes: havia uma morte em Birlstone Manor House, e a vítima era aquela do bilhete.
Logo Sherlock imagina que quem está por trás desse mistério é uma das mentes criminosas mais perigosas que já conheceu: o professor Moriarty.
Chegando na cena do crime, Sherlock e Watson já se deparam com diversos mistérios envolvendo o caso. John Douglas havia morrido na noite anterior com um tiro na cabeça, quando a ponte levadiça estava suspensa, com a casa toda trancada. Como alguém poderia ter entrado lá? A cena do crime era tremendamente horrível, o que deixava claro que ali havia ocorrido uma vingança, mas sem deixar vestígios de como.
Detetives locais estavam envolvidos e todos tinham suas teorias sobre o ocorrido, porém, enquanto a história vai evoluindo, Sherlock Holmes e dr. Watson vão descobrindo que nem tudo é como se imagina.
Nessa primeira parte, conhecemos uma sociedade secreta que vivia contra a lei, assassinando pessoas por pouco e sempre conseguindo ficar longe do poder das autoridades. Já na segunda parte do livro, um outro narrador conta a história dessa sociedade, regredindo 20 anos, e preenchendo quaisquer lacunas que podem ter ficado em aberto no começo.
É praticamente impossível prever o fim tanto da primeira parte quanto da segunda. Watson retorna e narra o Epílogo, dando-nos uma visão do que aconteceu depois do fim da primeira parte do livro, e do que aconteceu afinal com nossos personagens. Tanto esse final quanto o da primeira parte são surpreendentes.
É daqueles que me fazem ter vontade de jogar o livro pela janela e depois correr atrás dele de novo – mas eu estava no quarto andar de um prédio, não seria inteligente.
Essa edição da Martin Claret está maravilhosa e vou dizer isso de todos os livros desse especial de Setembro de Sherlock Holmes. A capa está incrível e ainda tem um prefácio de Casemiro Linarth, um estudioso de Arthur Conan Doyle e suas obras, nos contando uma breve biografia de nosso detetive favorito. Ao final temos ainda uma breve biografia de Conan Doyle.
É um livro surpreendente, e eu vou lê-lo mais vezes. Super recomendo!!

"É, confesso, um trabalho de pura imaginação, mas quantas vezes a imaginação não se revelou mãe da verdade?" (Pág. 79)

Nota: de 0 a 5 estrelas – 4,6



Onde comprar:










Sir Arthur Conan Doyle. Fonte: http://www.prairieghosts.com/doyle.html

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.