domingo, 6 de setembro de 2015

Livro: O CÃO DOS BASKERVILLE - Arthur Conan Doyle


E ai, prontos para o especial de Setembro? Bora lá!
Resenha Último Ato!
  • Título original: The Hound of Baskervilles
  • Autor: Arthur Conan Doyle
  • Editora: Martin Claret
  • 192 Páginas
  • 1ª Edição – 2012
Sinopse:
“O detetive Sherlock Holmes e seu fiel amigo dr. Watson retornam em mais uma série de mistérios, assassinatos e perseguições em O Cão dos Baskerville.
Considerada uma das melhores aventuras do detetive, a obra foi originalmente impressa em partes, publicadas pela revista Strand Magazine entre agosto de 1901 a abril de 1902, ano em que foi lançada em formato de livro.
O mistério a ser solucionado envolve a morte de Sir Charles Baskerville e a história de um cão fantasmagórico que aterroriza os moradores da mansão Baskerville Hall.
O Cão dos Baskerville é uma história eletrizante que se tornou um clássico da literatura policial e promete prender a atenção  do leitor a cada virada de página.”

Arthur Conan Doyle é sem dúvidas um dos escritores mais famosos do mundo até hoje. Também, não é pra pouco: eles nos deu o detetive mais esperto e copiado, digamos de passagem, que já pudemos conhecer.
Nessa aventura, o rico proprietário Charles Baskerville passeava pela charneca – uma das propriedades de sua família – e acaba falecendo de ataque cardíaco, sem razão aparente. Ele há tempos sofria do coração, porém uma coisa agravava o acontecido: a maldição do Cão que perseguia a família Baskerville. Após uma invocação, o cão aparecia para matar os integrantes da família, e para os moradores de Devonshire, tudo indica que esse foi mais um de seus ataques, inclusive sua presença na cena: haviam pegadas ao redor do corpo.
O doutor Mortimer, morador da região e amigo de Charles, vai então até Sherlock Holmes não só pedir para que solucione o caso, como também proteja o herdeiro restante da família, que morava no Canadá e estava indo para Devonshire.
Não, Sherlock Holmes não vai pessoalmente até Devonshire no primeiro momento: ele envia Watson para que de lá seu pupilo o mantenha informado sobre toda e qualquer descoberta sobre o caso. Vemos ai, uma maior participação deste Doutor, inclusive podemos notar um crescimento dele – que agora passa por um bom tempo, de só narrador, como também o “investigador principal”.

Eu, durante todo o livro fiquei na expectativa de que Holmes aparecesse do nada – e não vou dar spoiler, então paro esse comentário por aqui – e certamente eu tinha na cabeça que para tudo há uma explicação lógica, me recusando terminantemente acreditar que aquilo havia sido algo poder do sobrenatural como a lenda tanto dizia.
Engraçado é como eu fiquei preocupada em tentar “ajudar” Watson, como se de alguma forma ele pudesse me ouvir – sabe aquelas pessoas meio doidas que conversam com um filme, por exemplo? “sai dai, ele é perigoso”, “para de andar sozinho no escuro”, foi mais ou menos isso hahaha – e eu desconfiava de todos os personagens que apareciam na trama – de verdade, dá pra se assustar um pouco com todos. Um vítima talvez vítima demais – outro amigo que é amigo demais, enfim.
Eu leio Sherlock lembrando da série Monk - e vice versa (que já li em alguns lugares, o autor pensou em Monk como Sherlock, e Sharona, - depois Natalie – como uma espécie de Watson) onde durante a trama, o autor joga dicas e fatos que realmente contam o que está por trás do caso, o que aconteceu na verdade. E acaba sendo tão sutil que a gente sequer nota.
Conan Doyle tem uma fama de escritor incrível não é por pouco.
E essa edição da Martin Claret é linda, um livro versão econômica – e tem orelha, tem coisa mais amor? – fácil de carregar e leve também. As capas de toda coleção são ilustradas de acordo com a história e o cuidado e carinho que a editora teve de fazer tudo bonito e certinho é maravilhoso.
Nas últimas páginas temos a relação dos livros lançados nesse formato, todos numerados. Vale a pena conferir!

Nota: de 0 a 5 estrelas – 4,9

Onde Comprar:

1 comentários:

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.