sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Filme: CONSTANTINE - Francis Lawrence

Por Rodrigo Soares

Olá Seres de Luz que habitam este blog!!

Em uma conversa que tive com a menina Anny, (aquela que traz a vocês as resenhas literárias deste blog), a respeito de certo fato envolvendo um personagem da Segunda Guerra Mundial, ficou decretado que nós dois iremos para o Inferno de mãos dadas e cantarolando:
♫ "...Eu vou, Eu vou, para casa agora eu vou...". ♫

Pensando nisto, trouxe a vocês hoje este que entra na lista dos filmes que eu acho que deveria ter tido uma continuação: Constantine (2005), estrelado por Keanu Reeves, que nos traz John Constantine, um ocultista e exorcista que vive seus dias travando batalhas contra espíritos malignos no intuito de enviá-los de volta ao inferno!!






Título: Constantine
Título Original: Constantine
Diretor: Francis Lawrence
Distribuidor: WARNER BROS
Atores Principais: Keanu Reeves; Rachel Weisz
Gênero: Ação, Fantasia, Terror
Nacionalidade: E.U.A
Duração: 2h01min
Lançamento: 2005
Idioma: Inglês





Sinopse

John Constantine (Keanu Reeves) é um experiente ocultista e exorcista, que literalmente chegou ao inferno. Juntamente com Angela Dodson (Rachel Weisz), uma policial cética, ele investiga o misterioso assassinato da irmã gêmea dela, Isabel. As investigações levam a dupla a um mundo sombrio, em que precisam lidar com demônios e anjos malvados.

O Purgatório

Fazendo algumas pesquisas sobre o filme, descobri algo que eu não sabia até agora: Constantine é baseado no personagem John Constantine criado por Alan Moore, nos quadrinhos de HellBlazer, da DC Comics. (trago isto apenas a título de curiosidade). Como sempre existem muitas mudanças, sendo a mais clássica o fato de que o personagem original é loiro e britânico, ao contrário de John nos cinemas, um moreno norte americano, o que não diminui em nada a qualidade do filme.

Mudanças a parte, Constantine nos traz todos os elementos religiosos básicos e característicos da luta contra o mal, como a água benta e a cruz, assim como os dogmas da religião em si, como a existência do céu e do inferno, o equilíbrio entre o bem e o mal e a salvação ou punição como consequências de seus atos em vida. 

Sabe aquela história de que quem comete o suicídio vai direto para o Inferno?

Cenas do Inferno, em Constantine.
Pois John Constantine, após cometer suicídio ainda criança por constantes visões que tinha do sobrenatural, foi parar no Inferno, local onde permaneceu durante 2 minutos até ser ressuscitado, comprovando a veracidade desta premissa. Esta experiência terrível no entanto serviu para que John não quisesse mais voltar para lá, porém sua alma já estava condenada e voltaria ao Inferno assim que John morresse novamente.



Constantine inicia então sua luta contra estes seres das trevas, mas não por ser um herói tradicional dos quadrinhos que quer apenas fazer o seu trabalho e salvar o mundo, mas para salvar a si próprio em primeiro lugar. O que John quer mesmo é "comprar" um lugar no céu mandando de volta para o Inferno aqueles seres que pertencem aquele lugar, usando todos os artifícios religiosos existentes e sua capacidade visionária de distinguir nós, mortais, dos demais seres, sejam eles do bem ou do mal.

Eis que surge no filme a belíssima detetive Angela Dodson (Rachel Weisz), que busca a ajuda de Constantine para entender o que houve com sua irmã gêmea Isabel, que assim como John também era atormentada por visões e supostamente cometeu suicídio no hospital psiquiátrico em que estava. Angela, apesar de certo ceticismo não acredita que Isabel possa ter cometido suicídio, devido ao fato da irmã ser católica e ter uma forte crença em Deus e na salvação, que não poderia ser conseguida após tal ato.

E é aqui que a história começa a ganhar corpo, novas peças vão surgindo e o quebra-cabeças começa de fato a ser montado, mostrando uma história muito mais completa do que a sinopse ou este roteiro breve que contei a vocês sugere. Não estou dizendo que o filme só fica bom depois disso tudo, o que seria um erro, pois Constantine já nos traz assim que se inicia o filme uma cena incrível que te prende a atenção e mostra claramente quem é John Constantine e o que mais virá pela frente.

Rachel Weisz, como Angela Dodson.
Julgando as atuações, Rachel Weisz dispensa comentários e Keanu Reeves mantém aquele seu estilo tradicional e mecânico como visto antes em Matrix, mas que no entanto caiu como uma luva para o personagem John Constantine. Lembram-se de quando eu disse que no longa John era americano e não britânico? A verdade é que o diretor Francis Lawrence tomou esta decisão acertada pois acreditava que Reeves não convenceria como britânico. Justiça seja feita: certamente isso aconteceria, tal personagem perderia toda a força que teve e isto seria prejudicial para um filme tão bom.

Tida Swinton, como Gabriel.
Finalizando, os efeitos especiais são incríveis, as cenas muito bem elaboradas, o longa tem um ritmo excelente e está muito equilibrado entre ação, suspense e alívio cômico em meio a um filme sombrio. Destaco ainda os demais personagens que surgem ao longo do filme e que tem papel marcante, como o de Peter Stormare, trazendo um Lúcifer moderno e incrível e que participa dos melhores diálogos do longa; Tida Swinton e seu andrógeno arcano Gabriel, cuja pequena estranheza dá um charme especial ao personagem (para mim este é o melhor anjo Gabriel das telas, sobretudo no visual); Djimon Houson como o Papa Midnite; Shia LaBeouf como o jovem Chas e o temido demônio Balthazar, interpretado por Gavin Rossdale.

Enfim, Constantine é um dos filmes que eu vejo e revejo quantas vezes for sem me cansar, além de ser outro daqueles que eu bem que me esforço para encontrar grandes erros mas não consigo. Se você é fã de filmes do gênero ou gosta de séries como Supernatural eu recomendo que assista Constantine, pois certamente não irá se decepcionar. Uma pena que não teve um segundo longa como continuação, apesar de ter tido, ano passado, a estreia de sua própria série, com Matt Ryan como Constantine. Mas isto é assunto para outro post.

Por fim, só tenho a pedir que orem pela salvação da minha alma e a da Anny, ou se encontrarem John Constantine por aí, peça para que tire um tempinho para nos livrar do fogo do inferno, porque estamos realmente com medo de irmos para lá depois do que fizemos. rsrs

Me despeço de vocês então deixando o Trailer de Constantine para que vocês confiram parte do que eu trouxe hoje no post. Espero que gostem e não se esqueçam de comentar aí embaixo!!! Suas opiniões são muito importantes!!

Nota - de 0 a 5 estrelas - 4,5
Fonte: AdoroCinema

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.