domingo, 15 de abril de 2018

Filme/Especial: CHARLIE POR TRÁS DAS CÂMERAS - Aniversário!

Já virou mais que costume aqui no blog eu homenagear este ser no dia de seu aniversário. Amanhã é o aniversário de 129 anos de Charlie, e como sempre, venho fazer um post especial sobre ele. Com vocês: por trás das câmeras com Charlie Chaplin!

Chaplin e Edna Purviance, dois amores da minha vida em um lugar só.
Imagem: Giphy
Ao comemorar aniversário de Chaplin no blog, eu já fiz resenha de um longa metragem dele (Limelight, você pode acessar a resenha clicando aqui) e de alguns curtas no segundo ano (Dough and Dynamite, The Bank, Easy Street e Pay Day, você pode conferir clicando aqui).
Este ano resolvi mostrar para vocês o por trás das câmeras, alguns vídeos que sempre quando revejo, dá aquela emoção de como se fosse a primeira vez. Fangirl assumida, de verdade.

Eu disse uma vez no post sobre "O que procuro na internet?" (post sobre canais no YouTube favoritos relacionados a filmes, você pode ler clicando aqui) que fico horas e horas procurando entrevistas e outras coisas relacionadas a artistas que gosto, e com Chaplin não é diferente. Por mais que seja mais complicado achar esse tipo de material sobre ele, há ainda vídeos por trás das câmeras, de quando ele recebia visitantes ilustres em seu estúdio e outros momentos de descontração.

E nesse caminho de buscas intermináveis, conheci um canal chamado TheChaplinFilms, que tem cada vídeo incrível...

Canal TheChaplinFilms no YouTube


Screenshot de "Charlie Chaplin conducting orchestra -
Mandolin Serenade", de TheChaplinFilms
Eu poderia dizer que moraria neste canal facilmente (hahaha). Um de meus vídeos favoritos dele é sem dúvida o que Chaplin está regendo a orquestra em uma de suas composições (Mandolin Serenade, para o filme A King in New York). Pode estar associado ao fato de eu ser apaixonadíssima por Charlie, mas amo ver sua expressão corporal e facial. A forma com que ele conduz a orquestra e aquele sorriso de satisfação fazem meu dia melhor muito facilmente.



Screenshot de "Charlie Chaplin reading fan mail", de
TheChaplinFilms
Outro vídeo que amo absurdamente é um de seus tempos mais jovens, ao qual Chaplin está lendo as cartas dos fãs. É um vídeo como o próprio título diz: raro. É uma gravação da era muda e muito apaixonante. Chaplin tira seus bens mais valiosos do cofre - as roupas do tão famoso personagem vagabundo - e as coloca na mala para sair. Sim, vocês verão Chaplin sem bigode e vestido em roupas "normais" neste vídeo. 


Neste canal também temos trailers, trechinhos e cenas de seus filmes, vídeos de visitas ao estúdio, como Príncipe Axel da Dinamarca, Max Linder, Winston Churchill e outros, sem contar a trilha sonora de alguns filmes que você pode ouvir por lá, além de outros vídeos como o teste de um traje de príncipe que iria ser utilizado em City Lights, mas foi descartado (acrescente este vídeo à minha lista de favoritos também, por favor).

Screenshot de "Charlie Chaplin - Dream Prince (Costume Test for Unusued
Scenes in City Lights)" de TheChaplinFilms.
Já dizia o filósofo: amém.
Claro que falando de "por trás das câmeras" sobre Chaplin, é preciso sempre lembrar do maravilhoso documentário "Unknown Chaplin". É também acessível no YouTube, os três episódios, porém sem legendas. Mas vale muito a pena ver as cenas de erros de gravação que sobreviveram ao tempo (e ao Charlie mandando colocar fogo em tudo que não seria usado). Se vocês me perguntarem o motivo de eu ainda não ter trago a resenha desta minissérie, a resposta certamente seria: "não faço ideia". Mas com isso, prometo trazer para vocês. 

E quem quer conhecer a série mesmo sem legenda, abaixo o link da playlist. (Não é de um canal especificamente de filmes, então não falarei muito sobre ele). 

  

No mesmo post em que falei sobre canais no YouTube, mencionei um ao qual sou apaixonada e passo horas por lá também. É o canal do Victor Frioli, que tem muitos filmes do Chaplin com legenda. Há outros filmes não do Charlie por lá também, e como eu já mencionei este canal em uma publicação aqui, e por ele também não ter vídeos "behind the screens", vale aqui apenas a menção.

(PS: Não, a foto na capa do canal Vitor Frioli não é de Charles Chaplin, essa confusão é muito feita. Parece muito, mas não é o ator original).

Outra pesquisa que vale muito a pena a ser feita, é "Chaplin Bloopers" no YouTube. Achamos assim várias compilações de erros de gravação, inclusive uma que fiz seis anos atrás, em 2012, também como homenagem a seu aniversário de 123 anos (sim, dona Anny está envolvida com esse ser-do-bigodinho há muito tempo). 


A homenagem de hoje é justamente para lembrar e ressaltar o ser humano por trás do personagem. O ser humano que acreditava no poder do sorriso, que passou poucas e boas, mas conseguiu se erguer usando de sua criatividade e amor pelo que fazia.

Um ser que claro, tinha defeitos - e sabia disso, mais que ninguém. Que além de tudo, de seu perfeccionismo, de ser um grande de um workaholic (deixando inclusive a vida pessoal de lado muitas vezes por causa disso), era um mestre na arte de dizer muito sem falar uma palavra. Emocionar sem apelar para o desrespeitoso.

Conheci as obras de Chaplin oito anos atrás, e desde então não passo um dia sem ser grata por isso. De tudo que aprendi com ele e sobre ele, todos os sorrisos e as lágrimas que ele tirou de mim estão juntos com os trajes de seu personagem: dentro do meu cofre de bens mais preciosos. Acho que vale futuramente um post explicando sobre como ele foi/é importante em minha vida, mas por hoje fica só o agradecimento.

Apresentação de Charlie em Limelight. Com vocês, o sorriso mais fofo desse universo.

Então por hoje é isso, meus amores. Deixarei uma playlist abaixo com os vídeos citados e apresentados durante o post, para que vocês possam ver um pouquinho mais de Charlie. Além disso, uma lista com todos os posts relacionados a ele já feitos aqui no Último Ato, para quem quiser ver mais um pouquinho!

Chaplin não é só "aquele cara do bigodinho", meus amores.

Livros:
Filmes:

Só com muito controle próprio que eu consigo não sair dançando pela casa com essa música.

Canais do YouTube mencionados no post:

  • TheChaplinFilms - todo em inglês, vídeos raros de visitas, trailers, pedaços de filme, trilha sonora e por trás das câmeras.
  • Victor Frioli - filmes clássicos legendados em português, inclusive do próprio Chaplin. 
  • BONUS! Tópico "Charlie Chaplin" no YouTube: Diversos vídeos sobre o artista em um só lugar. 
É isso, dados os melhores links (hahaha) me despeço de vocês deste especial de hoje. Espero que tenham gostado de conhecer Chaplin com outros olhos, e nos vemos no próximo post! 

E vocês, tem alguma pessoa que os inspira tanto como Chaplin me inspira? Conta pra mim ai nos comentários!


Se você ainda não seguiu o blog ou não curtiu nossa página no facebook, é só ir no menuzinho ai ao lado da caixa de post e se inscrever. É grátis e me ajuda bastante!!

6 comentários:

  1. Essas dicas de canais foram ótimas, vou procurá-los sim!
    Chaplin é único e tudo que sei sobre ele (ainda não muita coisa) é graças a você!
    Respondendo sua pergunta, alguém que me inspira? Hmmm... Ayrton Senna e nesse momento algumas músicas do Legião Urbana. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que você tem inspirações que te fazem bem, Danilo!! Fico feliz quando vejo alguém se apegando a algo importante para eles. Espero que goste das dicas <3

      Excluir
  2. Que post lindo! Um homenagem e tanto... Amei saber desse canal que não conhecia. Ele é genial!

    Super beijos,
    Missmoon | BLOG & STORE - Por Neila Bahia
    Moda, Consumo Consciente, Cultura e Cotidiano.
    Blog ♥​ Shop​

    ResponderExcluir
  3. Belíssima publicação, a emoção que você transmitiu a homenagem a esse mestre que deixou tanto para o mundo, com a sua arte, seu talento, sua sensibilidade foi digna ao seu tamanho. Amei a dica dos canais para aprofundarmos mais no trabalho dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou, Tony!! Fico imensamente feliz. Obrigada pelo comentário! Espero vê-lo nos outros posts!

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.