quarta-feira, 11 de abril de 2018

Livro: O HOMEM QUE CAIU NA TERRA - Walter Tevis

Olá gente bonita! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje venho trazendo mais uma edição linda da Darkside para vocês! Vamos lá conhecer um livro excelente de ficção científica.

Resenha Último Ato!
  • Título: O Homem Que Caiu na Terra
  • Título original: The Man Who Fell to Earth
  • Autor: Walter Tevis
  • Editora: Darkside
  • 224 Páginas
  • Edição – 2010
Sinopse:
O Homem que Caiu na Terra tornou-se um verdadeiro clássico da literatura e uma das mais refinadas, sutis e delicadas ficções científicas já escritas. Publicado originalmente em 1963, ganhou reconhecimento em todo o planeta com a adaptação para o cinema dirigida por Nicolas Roeg em 1976. O filme também marcou a estreia de David Bowie no cinema encarnando o protagonista alienígena - para quem o papel parecia ter sido especialmente pensado (o que não foi o caso):
um ser andrógino, impúbere, alto para os padrões terráqueos, delicado, magro, polido e que tenta se adaptar à vida terrestre para sobreviver entre os humanos.
Nos anos 1980, um homem (ou quase um) chega na terra em uma nave individual, com o combustível já acabando e sem o suficiente para fazer a viagem de volta. Esse homem é Thomas Jerome Newton, habitante do planeta Anthea que veio até a terra com uma missão desconhecida até então para os leitores.

Thomas estudou em seu planeta sobre os costumes humanos, e ainda assim enfrenta algumas dificuldade ao se adaptar. Mesmo tendo sido escolhido por ser o mais forte de sua espécie, ele ainda sente muito as condições de vida na Terra.

David Bowie como Thomas na adaptação do livro. Imagem: Rebloggy.
Com pouco tempo, usando sua inteligência e astúcia, Thomas consegue, com a ajuda do advogado Farnsworth e da empregada Betty Jo, reunir uma grandiosa quantidade de dinheiro, com suas invenções tecnológicas muito mais avançadas que as da terra na época, e passa a ficar recluso em suas novas propriedades ainda dando cabo de sua missão.

Anthea é um planeta devastado pela exploração desenfreada de seus recursos naturais, bem como pelas guerras e demais conflitos travados entre seus habitantes, e isso fez com que a espécie de Thomas entrasse em extinção. Ele havia sido o escolhido para viajar até a terra para que pudesse averiguar as condições de sobrevivência e assim construir uma nave (com combustível suficiente) para buscar os únicos 300 Antheanos restantes no planeta.

EuNãoResistoAoDavidBowie.gif Imagem: Rebloggy
O professor de química Nathan Bryce começa a fazer testes e experiências em produtos que foram patenteados por Thomas, e fica obcecado pelo assunto devido à complexidade tecnológica encontrada nelas. Ele acaba desconfiando que Thomas não é desse planeta, e começa a fazer de tudo para conhecê-lo.

Claro que nem tudo são flores e eu não vou contar aqui para quem quiser ler o livro ter o gostinho de descobrir o que acontece no final. Porém, não dá pra deixar de comentar que um livro de 1963 esteja tão atual quanto agora mais de cinquenta anos depois.

É uma ficção científica tão fluida que o prazer ao lê-la é imensurável. Este livro está em uma edição especial, com David Bowie na capa, uma vez que ele fez Thomas na adaptação cinematográfica da obra, e a todo momento eu o lia imaginando Bowie nos diálogos. 

Imagem: Giphy.
Escassez de água, comida, extinção da espécie... Tudo isso continua sendo um perigo. O livro foi escrito depois da segunda guerra e antes de catástrofes como, por exemplo, o acidente nuclear de Chernobyl, e infelizmente ainda precisamos dizer que parece que não aprendemos nada com tudo que aconteceu. Estamos nos matando e pior, matando animais, plantas, todas as outras formas de vida que nos rondam e nada tem a ver com a ambição humana. Até onde isso vai?

É essa a maior reflexão trazida por Walter em sua obra. Parece que tudo que é feito, é feito sem pensar nas consequências futuras, sem pensar bem do que será das próximas gerações. Um pensamento arrogante e egoísta ("não estarei aqui mesmo") e que precisa e muito ser mudado com urgência.

Essa edição da Darkside está mais uma vez magnífica! O corte de página do livro é laranja, bem neon mesmo, e a fita de marcação de páginas é de cetim preto. Minha edição veio com um defeito, e não creio que isso venha a acontecer em todas, onde o miolo do livro não está colado certinho seguindo a capa, está meio inclinado, e algumas coisinhas na tradução precisavam de uma revisãozinha básica, mas nada que altere a experiência de leitura. 

A capa é soft touch (aquele toque emborrachado, e engraçado que meus últimos livros lidos estão quase todos com essa textura, o que eu não sei muito se gosto porque eles tem um DOM de acumular sujeira e você nunca mais consegue limpar) e a diagramação está perfeita.

Walter Tevis. Imagem: Goodreads
Claro que irei trazer a resenha do filme para vocês, bem detalhadinha e completa do jeito que a gente gosta! Porém por hoje vou ficando por aqui, deixando este questionamento sobre a vida no futuro, no ar. Espero que tenham gostado da dica de hoje!

Nos vemos na próxima! Boa leitura para vocês.

Se você ainda não seguiu o blog ou não curtiu nossa página no facebook, é só ir no menuzinho ai ao lado da caixa de post e se inscrever. É grátis e ajuda bastante!!

7 comentários:

  1. Já falar dizer do filme devido ao papel do David Bowie,tinha curiosidade em vê-lo, agora tenho curiosidade em ler o livro também. Uma critica dessas que permanece tão atual assim não pode passar batido. Adoro ficção cientifica, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais! E é um livro que nos prende do começo ao fim, Tony. Espero que goste! Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  2. É um livro incrível,adorei a forma que a história se desenrola e achei muito bem pensado do autor tratar problemas que hoje estão nos afetando como humanos usando um ser não humano como protagonista. Aliás, foi uma bela resenha e mesmo você me avisando do final, achei chocante e me fez ficar emotivo demais. Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha viu?!! Aquela pessoa que fala com a outra sobre o final do livro fazendo com que essa pessoa termine ele mais rápido :X HAHA que bom que gostou <3

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A capa é maravilhosa, julgando-o pela capa eu já quero comprá-lo, mas contrariando suas recomendações de primeiro ler o livro, acho que vou procurar o filme online. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos tem MUITAS coisas diferentes. Mas se quiser mudar a ordem, fica a seu critério haha

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.