quarta-feira, 11 de julho de 2018

Livro: MOE HOWARD & THE 3 STOOGES - Moe Howard

Olá pessoas, tudo bem com vocês? Aqui está tudo ótimo... Gostaria de primeiramente pedir desculpas pela breve pausa que o blog teve. Primeiramente eu enfrentei uma crise horrorosa de ressaca literária - fiquei um bom tempo sem ler nada depois de "Vozes de Tchernóbil", estava inclusive difícil manter no ritmo as leituras da faculdade. Durante essa crise, os professores do meu curso fizeram uma greve (o que durou duas semanas) e então eu comecei a pensar em pegar alguma coisa para ler...

Então veio a greve dos caminhoneiros e com ela, as provas acumuladas, trabalhos e tudo. Pensa em uma loucura que foi esse semestre!! Mas enfim. Cá estou eu de volta, com um livro que me ajudou muito a sair dessa ressaca, e que tem gostinho de texto especial aqui para vocês. 

O que não pode, é parar! Bora lá!

Resenha Último Ato!
  • Título: Moe Howard & The 3 Stooges
  • Autor: Moe Howard
  • Editora: Citadel Press
  • Idioma: Inglês
  • 208 Páginas
  • 1979
Sinopse:
Uma narrativa autobiográfica ilustrada do trio mais selvagem da história do entretenimento americano.
Pode parecer estranho, mas um livro em uma língua que não é a minha me tirou da ressaca literária. Creio que diversos motivos estão nesse meio para tentar explicar o que aconteceu: aquele desafio gostoso de ler algo em um idioma diferente - e entender tudo! - e ler algo que alguém que me inspira tanto escreveu, procurando fazer com que a gente conhecesse o outro lado daquele "cara-fechada que batia nos companheiros e agarrava-os pelos cabelos" nos filmes. 

Conheci os Stooges (chamados no Brasil de Três Patetas) em Janeiro de 2012, com o curta metragem Cactus Makes Perfect - deixarei abaixo para quem quiser dar uma olhadinha. Eu já era fã de clássicos do cinema, principalmente da comédia, desde que conheci e me apaixonei por Chaplin em 2010. Eu ainda acreditava que os "eye-poke" (dedadas no olho) e os tapas no rosto eram reais... E isso chegou a me assustar.

Porém quando conheci melhor cada um dos personagens e o tipo de humor que podemos ver nos filmes deles... Eu me apaixonei. 

Cactus Makes Perfect, 1942 - Curly, Larry e Moe.
(sem legendas, áudio em inglês)

O Moe que vemos no livro em nada tem a ver com o Moe da tela. É um Moe romântico (o amor pela esposa Helen que durou a vida inteira, literalmente, é inspirador), é um Moe humano. Eu ria de momentos engraçados, me emocionei sim com momentos pesados, como a morte de Curly e Shemp, e senti um carinho cada vez maior por esse ator que amava o que fazia.

Há histórias engraçadas, como por exemplo quando Moe saiu com seu irmão Shemp e mais alguns amigos com suas respectivas namoradas, até que Shemp tem uma bela dor de barriga na praia e resolve se aliviar debaixo do deque. Quando procura algo para usar na higiene do momento, ele puxa um lenço e junto vem uma mão... Era um casal que estava adormecido lá debaixo e ele não os havia visto.

Shemp então sai correndo, com medo de ser visto, levanta-se mais do que deveria, e como o deque era baixo, ele acaba sendo nocauteado com um golpe na cabeça. Sim, com as calças abaixadas. Moe contando como o encontro terminou enquanto ele e os amigos limpavam Shemp no mar é simplesmente hilário.

Shemp e Moe Howard.
Uma curiosidade que reparo como questão frequente em algumas pessoas que gostam dos Stooges, é vê-los falando que Shemp não é tão engraçado e que o "Stooge original" Curly é melhor. Eu gosto de ambos, muito mais do que de Joe DeRita e Curly Joe (que eu já não acho graça de fato), mas o que as pessoas não sabem é que o "Stooge Original" é de fato Shemp Howard. Ele fazia parte da primeira formação do trio, e ainda fez com eles o primeiro filme da carreira dos meninos, o Soup To Nuts de 1930.

Antes de virarem apenas Three Stooges, eles trabalhavam com um ator conhecido como Ted Healy - e que eu sempre tive um certo "ranço" dele hahaha, ok, opiniões pessoais à parte - foi quando após algumas desavenças, Moe disse que retornaria o ato em companhia de Ted, atuando novamente juntos no teatro. Shemp, que também tinha um ranço igual ou maior que o meu por Healy (me desculpem) disse que sairia do grupo então... E ai veio Curly Howard para fechar o quadro.

Ted Healy, Curly Howard, Moe Howard e Larry Fine.
Desde o começo na carreira de ator até seus anos finais, Moe nos conta de forma fluida e cativante sobre como conquistou a América do Norte - e até a Europa! - com suas piadas estilo vaudeville, e fica evidente como até hoje há fãs apaixonados pelo trio.

Eu tive o prazer de enviar uma carta para Joan Maurer, filha de Moe Howard alguns anos atrás, carta esta que ela respondeu e enviou uma foto dela com o pai, onde ela assinou. É um tesouro de valor imensurável, que guardo à sete chaves. 

Moses Harry Horwitz, ou Moe Howard faleceu no dia 4 de Maio de 1975, pouco tempo depois de seu companheiro de filmes, Larry Fine. O livro conta ainda com a lista de filmografia dos Stooges completa e em ordem cronológica, e fotos maravilhosas que às vezes pegam páginas inteiras do livro.

Moe Howard e a esposa Helen Shonberger, uma das fotos que
está no livro.

E bom, com o post de hoje eu convido vocês a conhecerem um pouquinho mais de Three Stooges quem ainda não assistiu nenhum filme deles, e a quem conhece, a rever. Deixarei abaixo outro curta metragem, só que desta vez dublado. Espero que tenham gostado, e mais uma vez, desculpe pelo atraso!

Vejo vocês na próxima!


6 comentários:

  1. A impressão que fica, para quem "vê de fora" e não tem o hábito em acompanhar a trajetória e o trabalho do grupo ou está descobrindo pela primeira vez é de que o Curly é mais conhecido e tido como o "original", como você disse...

    Se não me engano, inclusive nas produções mais recentes é ele um dos escolhidos como pertencente ao trio.

    Que bela curiosidade nos trouxe!
    Com certeza vai pegar muita gente de surpresa com ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha então, os Três Patetas na verdade foram Seis Patetas... Larry, Moe, Shemp, Curly, Curly-Joe e Joe DeRita, e foi até por isso que deixei "Stooge Original" entre aspas haha mas na verdade, o primeiro a ficar com Moe e Larry foi o próprio Shemp, e depois veio o Curly. Muitas pessoas não sabem dessa história, então resolvi comentar sobre!!

      Rdrigo meu querido, muitíssimo obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do post de hoje! Te espero no próximo. Até mais!!

      Excluir
  2. Que ótimo que o blog voltou! Essa história do Shemp na praia é hilária mesmo kkkkk.
    Nóh, faz um tempão que não assistia nada dos Stooges.
    Só tem em Inglês o livro?
    Parabéns pelo blog e como sempre obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não achei do livro em português! Uma amiga minha que enviou dos EUA! Mas é um livro muito bom pra conhecer a história dos Stooges!

      haha fico feliz que tenha gostado da volta do Blog Danilo! Você sempre aqui marcando presença, muito obrigada de verdade. Corre lá pra mata a saudade do livro!! :P

      Excluir
  3. Bom que agora está de ferias da faculdade, vai poder voltar com o blog com força total hahaha. O estilo de comédia de The Three Stooges é realmente fantástico, dou boas risadas com as atrapalhadas dos personagens. E é realmente, um clássico do cinema. Amei o fato de você ter conseguido enviar a carta pra filha do Moe e ela ter te respondido, que tesouro. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca tesouro nisso! Guardo como meu maior bem haha <3
      Ahh férias sua linda!!

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.