quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Livro: CORAÇÃO SATÂNICO - William Hjortsberg

Vai ter livro com um plot twist daqueles? SIM!

Resenha Último Ato!
  • Título original: Fallen Angel
  • Autor: William Hjotsberg
  • Editora: Darkside Books
  • 320 páginas
  • 1ª Edição – 2017
Sinopse por Darkside:
Coração Satânico se passa em Nova York, em 1959. Harry Angel é um detetive particular contratado para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a Segunda Guerra Mundial. Psicologicamente transtornado com os campos de batalha, Johnny retornaria aos Estados Unidos em estado catatônico. Dias depois, ele some do hospital de veteranos, sem deixar rastros. O caso leva Harry Angel a se envolver com seguidores do vodu, assassinos e um cliente que não ousa perdoar velhas dívidas.
Pronto. Você não precisa de mais informações, muito menos de spoilers. Se você não sabe ou não se lembra muito bem do que acontece com Harry Angel, faça como o próprio: investigue. As pistas estão no livro em edição demoníaca que a DarkSide® Books tem o prazer de lançar em 2017. E aos fãs que esperaram tanto tempo para reencontrar o CORAÇÃO SATÂNICO, é chegada a hora de reviver esta grande história.
É isso mesmo, um livro que envolve rituais vudu, assassinato, investigação...

O ano é 1959 e Harry Angel é um detetive particular que acaba de ser contratado para encontrar Johnny Favorite, um cantor de Jazz que fez muito sucesso nos anos 1940 antes do começo da segunda grande guerra. O dinheiro está começando a faltar e esse parece um trabalho como qualquer outro, por isso Harry aceita começar a investigação.

O homem que o contratou, um cara influente e rico (e digamos, bem esquisito), insiste com todas as forças que Johnny está vivo, mesmo que tudo e todos mostrem o contrário. Johnny havia sido convocado para a guerra, e foi ferido lá tão perigosamente que voltou e está a anos em estado vegetativo no hospital. Louis Cyphre, o contratante, não desiste de sua busca e promete pagar o que for preciso.

Imagem: Darkside
Na medida em que a investigação vai avançando, Harry começa a perceber que não, não é um trabalho como os outros. Rituais vudu, assassinatos bizarros, enfim, tudo que se tem direito em uma história dark está no livro. Quanto mais Harry mergulha na investigação, mais perigosa ela fica. 

Esse ano Coração Satânico completa 40 anos de lançamento. William infelizmente faleceu dia 22 de Abril de 2017. O livro é todo narrado em primeira pessoa, e tem uma coisinha ou outra que a gente consegue prever ou desvendar no decorrer da história, mas nada que compare ao desfecho do livro. Antes de lê-lo, ouvi em diversos lugares e em diversos canais de booktube que ele tem um plot twist mais surpreendente impossível, e eu mergulhei com tudo pensando nisso.

Foi uma ótima ideia, inclusive. 

Esta parte pode conter spoiler, então só leia se estiver certo disso!
Fiquei pensando se o que Johnny fez tem uma ligação com o cantor de blues Robert Johnson, que, segundo diz a lenda, vendeu a alma para ser bem sucedido na carreira musical. Pode ser só uma ideia da minha cabeça, mas talvez tenha ligação. Aliás, que ligação incrível seria.
Fim da parte com spoiler.

Imagem: CosmoNerd
Sobre a edição, não tem muito que falar, só o óbvio. A capa está maravilhosa, verniz localizado no desenho principal, as cruzes estão em dourado e as veias que ligam o coração até a capa de trás também estão destacadas. A folha de guarda é preta e a diagramação está ótima. O livro é bom para ler em uma sentada só. Temos também uma fitinha de cetim vermelho bem vivo, linda demais.

Eu devo dizer que engoli o livro esperando tudo o que ouvi falar dele - foi uma ótima experiência - e depois do final eu fiquei um bom tempo olhando pro nada pensando em como senti aquele baque. Estou de ressaca literária, obrigada senhor William, e preciso de uma pausa para absorver o que foi lido.

Harry tem um jeito bem peculiar de conseguir as informações que precisa: ele o faz bem tranquilamente ou por livre e espontânea pressão. São cenas que a gente acaba se envolvendo bastante com ele, querendo logo que a pessoa interrogada abra o jogo, e ao mesmo tempo pensando um "pega leve, Harry" - ou não.

O livro tem adaptação para o cinema, que inclusive estou curiosíssima para assistir - e farei hoje ainda possivelmente por motivo de: quero muito - e espero que seja tão incrível quanto foi a experiência da leitura. Esse é o problema de ler os livros antes, nossa expectativa fica lá no teto. 

Pôster do filme.
Cada personagem é maravilhoso, suas personalidades bem definidas. Não consigo dizer ou escolher qual gostei mais, de verdade. Há muitas coisas bem estranhas acontecendo, e eu não saberia nem por onde começar a listar quais são.

Não adianta eu tentar dizer muito sobre a história, porque é preciso ler para conseguir captar a ideia dela. Tenho uma amiga que gosta muito de spoiler, e eu me vi com um enorme problema para explicar pra ela o final. Com certeza a deixei confusa, então só abri mão mesmo e indiquei que ela lesse o livro hahaha

Para quem for ler e para quem for reler: tenha uma ótima leitura, e não se esqueça de me contar como foi a experiência. Eu vou tentar curar essa ressaca literária porque quero voltar a mergulhar logo nos meus queridinhos.

Por hoje vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado da resenha de hoje. Nos vemos na próxima! Boa leitura!

Se você não segue o blog ainda, ou não curtiu a nossa página no facebook, só acessar no menuzinho ao lado! Faça parte, seu feedback é importantíssimo para nós <3

4 comentários:

  1. Meu selo favorito da vida!! Esse livro está na minha booklist até pulei a parte do spoiler! hhaha

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darkside é linda demais né? Certeza que você vai se surpreender com esse livro haha Quando ler, me conta o que achou. <3

      Excluir
  2. Aquele momento que você percebe o filme Coração Satânico na verdade é uma adaptação kkkkkkkkkkkkk. Vivendo e aprendendo mesmo, nem preciso dizer que fiquei super curioso com o livro, nem quero viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu imaginei que você já tivesse assistido ao filme? HAHAHA curiosidade com o livro tá mil então, né?

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.