domingo, 31 de dezembro de 2017

Especial/Livros: FAVORITOS DE 2017

Oi gente! Não pensaram que eu iria acabar o ano sem antes fazer uma retrospectiva do que eu li, certo?

Esse foi um ano atribulado e nem todos os livros que li durante ele eu cheguei a resenhar. Alguns eu estava relendo e já tinham resenha pronta, outros eu não tive como falar, realmente, mas selecionei seis livros favoritos daqueles que fiz a resenha para falar para vocês hoje. Bora? 

Ah, antes de qualquer coisa, vale a pena ressaltar que não tem uma ordem específica, tudo bem? Estão aqui em uma ordem aleatória mesmo, sem "gostei mais", "gostei menos". Vamos lá!

Imagem: Best Animations

  • O Médico e o Monstro, Robert Louis Stevenson

CLARO que este livro ia estar aqui. Embora seja uma releitura, eu não tinha resenhado ele ainda, então este ano resolvi que já estava passando da hora de fazer isso. Você pode ler a resenha dele completa clicando aqui.

Dr. Jeckyll é um renomado, conceituado e bem apessoado médico, que encanta as pessoas por onde passa. Seu advogado e amigo pessoal, Mr. Utterson, nota que o doutor está cada vez mais distante, com alguns comportamentos não condizentes com sua índole. É quando surge o temido Mr. Hyde que Utterson resolve investigar mais à fundo o que está realmente acontecendo e qual a ligação de seu amigo com o monstro. 

Este livro é um de meus favoritos da vida, e sua história, como eu disse na resenha, é bem curta e direto ao ponto. A minha leitura foi feita na edição de bolso da Editora Melhoramentos, mas recentemente ganhei de natal um box de histórias de horror da Editora Nova Fronteira, e este livro está junto. Só pra lembrar: Nova Fronteira arrasa MUITO nas edições!!

Edição Nova Fronteira.

  • Mr. Mercedes, Stephen King
Ah, como eu amei cada página deste livro. Enquanto apaixonada por histórias policiais, investigação e afins, e enquanto uma apaixonada pela escrita de Stephen, este livro não poderia faltar aqui. Tem de tudo um pouco: mistério, romance, investigação, até psicologia... Pena que faz parte de uma trilogia e eu não tenho os outros dois ainda. Para ler a resenha completa deste livro, só clicar aqui.

Bill Hodges é um policial aposentado que tem os dias mais tediosos o possível e mantém uma coisa na cabeça o tempo todo: ele não conseguiu prender o misterioso assassino do Mercedes, o qual acelerou o carro com tudo em uma fila de pessoas que procuravam por emprego. Bill começa a receber cartas do assassino, que parecia implorar para ser pego. Agora, aposentado, ele não tem muita opção além de tentar resolver isso sozinho.

Uma coisa curiosa sobre a história, e que comentei na resenha, é que Stephen te entrega o assassino já de cara. Ele te conta quem é, detalhes da pessoa e da vida dele. Isso permitiu que conhecêssemos os dois lados da história, com mais detalhes. Aquela vontade de reler acabou de aparecer aqui! haha Mas farei isso apenas quando conseguir os outros dois da trilogia.

E o sangue na capa brilha...
  • Quase Memória, Carlos Heitor Cony
Aquele livro que não me deixou viver durante um dia inteiro, porque eu não conseguia abandonar ele. Ah, Cony. Que prazer imenso ter sido apresentada a este livro, e que delícia foi escrever a resenha dele aqui no blog. As quase memórias dele me despertaram memórias próprias e a vontade de colocá-las no papel! Acho que dá para entender o tanto que fiquei apaixonada com este livro lendo meu texto sobre ele, só clicar aqui.

Cony vai almoçar algumas vezes na semana em um hotel, onde não é tão conhecido e nem um pouco observado. Eis que um dia recebe um pacote endereçado em seu nome (como, se não me conhecem?) e a partir dai sua mente começa a trabalhar. Aquele pacote tinha todas as impressões de seu pai, como havia sido embrulhado, o nó no barbante, a assinatura, o cheiro do pai. Ele leva o pacote para seu escritório e a partir dai começa a pensar em todas as memórias, ou quase memórias que o embrulho evoca. 

Mais uma vez citando minha própria resenha, é como se eu estivesse ali, sentada ao lado de Cony, conversando com ele e ouvindo ele me contar cada memória pessoalmente. Se o livro tinha esse objetivo, de nos fazer íntimos do autor-narrador, acertou em cheio. 


  • Chaplin, Uma Biografia Definitiva, David Robinson
Outra releitura, porém desta vez com uma resenha aqui no blog. Esse livro não se chama "Biografia Definitiva" atoa, ele conta cada detalhezinho importante da vida de Chaplin, e a escrita de David Robinson é impecável: não nos cansa e é bem feita. Você pode conferir a resenha desse livro clicando aqui.

Charles Chaplin nasceu em Londres no ano de 1889 e enfrentou a pobreza extrema quando criança, quando sua mãe - artista de teatro - não conseguia mais emprego devido a um problema na voz. Seu meio irmão Sydney e ele faziam de tudo para sobrevier, e seguindo os passos dos pais viraram artistas de teatro. Porém foi com uma viagem para os EUA com o grupo que fazia parte, que Chaplin foi descoberto por um diretor da mais nova arte: o cinema. A partir dai, fez-se história.

É possível notar o tanto que Chaplin é valioso para esta pessoa que vos fala. Sim, pois é, ele é mesmo hahaha, e essa biografia é tão maravilhosa que eu vou continuar me encantando com ela todas as vezes que reler. Nunca é demais!!


  • O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams
Esteve na meta de leitura do ano e entrou como uma das melhores experiências que tive em 2017. Douglas Adams nos transporta para um mundo totalmente diferente do que vivemos, embora se prestarmos bem atenção, tem tudo a ver com nossa realidade atual. Sarcasmo, crítica, sátira, enfim, pode-se ver de tudo nessa série, e por ter abrido todo um leque de novas histórias para mim, o primeiro livro está aqui representado. Para ler a resenha dele é só clicar aqui. Para o restante da série, clique aqui.

Arthur Dent só tem uma missão à vista: não permitir que destruam sua casa para construírem uma Via Expressa no lugar. Aparentemente nem isso é possível, já que seu amigo Ford aparece do nada, afobado, dizendo que precisam beber e muito, uma vez que o mundo vai acabar ali, naquele dia. Então diversas coisas inimagináveis acontecem, seres extraterrestres aparecem, viagens pelo espaço são feitas, e a vida de Arthur vira uma loucura que só.

Não me interessa muito histórias sobre ETs e afins, mas valeu a pena demais ter dado uma chance para Douglas Adams, primeiro porque a história dele não é igual às outras (serezinhos verdes de olhos grandes e etc), segundo porque os textos dele são de uma riqueza inigualável. Apaixonei com a série e vou certamente relê-la sempre que possível.


  • Tigres em Dia Vermelho, Liza Klaussmann
Um livro que paguei um preço bem bacana (10 reais apenas, em uma promoção), que tem uma sinopse meio clichê (duas primas que sonham se casar e ter uma família boa, bonita e legal assim que a Segunda Guerra Mundial acaba), mas que prometia uma reviravolta daquelas que impactasse quem estivesse lendo. Comecei a ler não acreditando muito, mas ao final estava querendo abraçar Liza. Você pode conferir a resenha completa deste romance clicando aqui.

Como disse acima, as primas Nick e Helena possuem o objetivo de se casarem e montar uma família com seus namorados, e agora isso parece possível com o fim da Segunda Guerra. Inicialmente parece uma coisa simples, mas não é na verdade, muitos problemas ocorrem, e tudo aparenta ser impossível. Temos cinco narrativas (cinco pontos de vista) diferentes no livro, contando mais daquela história. 

Não podemos deixar de lado a questão psicológica que o livro traz, sobre como uma criança reage diante de sua criação, ou como nossas escolhas de agora influenciam e muito no futuro. Foi uma leitura super prazerosa e que recomendo bastante!


E então é isso, gente bonita! São essas minhas cinco leituras favoritas do ano. Quais são as suas? Deixe aqui nos comentários! 

Estou ansiosa para começar as leituras de 2018! Vamos ver se terei boas surpresas assim como tive esse ano...

Por hoje é só, vou ficando por aqui. Vejo vocês no próximo post!

E se você não seguiu o blog ou não curtiu nossa página no facebook ainda, é só ir aí no menuzinho ao lado dos posts. É rápido e você ajuda muito o Último Ato!

4 comentários:

  1. Já está beirando 1 ano que tenho o privilegio de acompanhar o blog, sempre me enriquecendo grandiosamente com as resenhas, seja com as mensagens de reflexão, seja com as dicas para livros, filmes e musicas. Bom ver a retrospectiva e poder lembrar de cada resenha, com a sensação que de alguma forma, fez parte do meu ano. Desejo um 2018 ainda mais produtivo para o blog, para que possa nos enriquecer ainda mais. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O privilégio é meu de sempre ter você aqui Tony <3 obrigada por sempre estar acompanhando e interagindo. Mas rapaz, quase um ano já?? Como passa rápido!
      Feliz 2018 para você, tudo de mais incrível sempre!

      Excluir
  2. O ano acabou e tenho certeza Anny que ele foi muito proveitoso para ti, bom, tenho a certeza de que foi muito proveitoso para todos os seus seguidores, pra todos que acompanham o blog e que através do teu ponto de vista, da sua visão, pudemos aprender um pouco mais sobre essa cultura universal que é a literatura, não só ela como também a música, o cinema.
    Obrigado por despertar em cada um de nós a vontade de ler, por incentivar, acender essa fagulha que há em nós. Obrigado por nos apresentar tanta diversidade, é um privilégio ter você como amiga.
    Desejo que em 2018 o teu blog e você possam crescer muito e que possam colher todos os louros do teu trabalho, sucesso pra ti e que venham novos mundos pra que possamos juntos viajar nesse mundo de cultura!
    Até breve Anny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssima pelo comentário Fred, muito inspirador! De verdade. Obrigada por acompanhar o blog e sempre estar aqui comentando. Quando você não aparece eu sinto falta hahaha
      As leituras de 2017 foram maravilhosas, e as de 2018 não estão longe disso não, viu?! Te vejo no próximo post, sucesso para nós!

      Excluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.