domingo, 29 de maio de 2016

Filme: SE MEU APARTAMENTO FALASSE - Billy Wilder

De volta aos bons clássicos, vamos hoje com um romance de 1960, dirigido por Billy Wilder.





Título: Se Meu Apartamento Falasse
Título original: The Apartment
Ano: 1960
Direção: Billy Wilder
Gênero: Comédia/Drama
P&B - 125min







C. C. Baxter (Jack Lemmon) é um funcionário como qualquer outro na empresa de seguros em que trabalha, a Consolidated Life, e pretende subir de cargo. Ele arruma um "atalho" para isso: agradando seus chefes.

Bem sucedidos - e casados - os chefes de Baxter levam amantes para o apartamento dele nos diversos dias da semana, prometendo a tão esperada promoção que Baxter tanto deseja.


Baxter é solteiro, mora sozinho, e é ambicioso como só ele. Porém mesmo que o incomode ao extremo esse abuso por parte de seus chefes, ele sempre imagina aquilo como "necessário para um bem maior", o que dá pra ser questionado já que a inteligência e esperteza dele, são fora do comum. Seu apartamento é perto do Central Park, e pela localização privilegiada e privacidade que proporciona, faz dele o ponto de encontro favorito de seus chefes com as amantes.

O problema começa quando Baxter se apaixona por Fran Kubilik (Shirley McLaine), a operadora do elevador que aparentemente não dá confiança para nenhum homem. Ele não sabe, mas Fran tem um relacionamento com o chefe dos chefes na empresa. A sequência de cenas que esses dois protagonizam é realmente de tirar o fôlego.

Shirley McLaine e Jack Lemmon. Créditos da foto: adorocinema.com

Não há como descrever tamanha melancolia, solidão e tristeza há nesse filme. Sim, eu falei isso de uma comédia. A simplicidade da história é unida a um tema ainda hoje polêmico, a infidelidade. 

No começo do filme, eu fiquei com tanta raiva da situação que quase o abandonei e procurei outro para assistir. É inconcebível a falta de privacidade na própria casa que Baxter passa. Para deixar bem claro que ele não tinha controle algum sobre a própria vida, temos o extremo de quando um de seus chefes o liga no meio da noite - depois de outro ter demorado a sair de lá durante a tarde - e praticamente o expulsa de casa em uma noite chuvosa e fria.

Baxter vai para o meio da rua esperar que o chefe "faça o que tenha que fazer" com a amante lá dentro. Como se já não bastasse tamanha situação, o chefe coloca a chave errada debaixo do tapete de Baxter, que acaba ficando no relento e aparecendo gripado no dia seguinte. As sequências do filme nos leva à extremos como esse. 

O curioso, é que para os vizinhos de Baxter, todos "aqueles sons" que eles escutam vindo do apartamento dele, são provocados por suas festinhas intermináveis com diversas mulheres diferentes. Para eles, Baxter mora na completa farra.

Baxter acaba sim conseguindo sua promoção, mas o abuso aumenta quando um quinto chefe começa a ir também para seu apartamento.


Baxter e Fran em uma das cenas mais delicadas do filme. Créditos da foto: cineset.com.br

Baxter parece à beira de nervos a todo momento, e por mais que a vontade de pegá-lo pelo pescoço seja enorme, não tem como não gostar do personagem. Jack Lemmon é um ator fora do comum, e com Shirley então, faz desse filme um dos melhores de drama que já assisti.

A cena em que o mundo de Fran está desabando, na festa de natal da empresa - ela havia acabado de descobrir o quanto estava sendo enganada - é a mais épica desse filme. Ela, enquanto estava com o olhar vazio e distante, era questionada por um Baxter sorridente e apaixonado se o chapéu côco que ele havia comprado em ocasião de sua promoção, ficava bem nele. A felicidade dele de estar perto dela era tão grande que mal notou a seriedade e perplexidade que haviam consumido Fran. A sequência da cena, também, é de uma beleza inigualável. Não é atoa que este filme foi tão premiado.

The Apartment não é um filme de romance inocente e bonitinho. Ele mostra a realidade da época, onde o adultério existia sim e mais frequentemente do que se imaginava. É uma grande crítica social. Billy Wilder foi e é um gênio do cinema e essa obra deixa isso claro em todos os aspectos e detalhes. É daqueles filmes que com o passar dos anos, você vai notando o quão melancólico e perfeito é. Dizer que recomendo é pouco.


Billy Wilder e seus protagonistas. Créditos da foto: dialmformoviesblog.blogspot.com.br

Se Meu Apartamento Falasse teve dez indicações ao Oscar e ganhou cinco delas. Venceu em:
  • Melhor filme
  • Melhor diretor
  • Melhor Roteiro Original
  • Melhor Direção de Arte - Preto e Branco
  • Melhor Edição
As demais indicações foram:
  • Melhor Ator - Jack Lemmon
  • Melhor Atriz - Shirley McLaine
  • Melhor Ator Coadjuvante - Jack Kruschen
  • Melhor Fotografia - Preto e Branco
  • Melhor Som
Esse filme, também, foi o último em preto e branco a receber um Oscar antes de O Artista de 2012 (e com exceção de A Lista de Schindler que também tem cenas à cores).

E é com uma das frases mais épicas de todo o filme que me despeço aqui da resenha de hoje. Nos vemos na próxima, amores!

“Como eu pude ser tão burra? A esta altura, já deveria ter aprendido. Não se usa rímel quando se está apaixonada por um homem casado.” Fran Kubilik.



Quer ler mais sobre o filme? Da uma olhada na listinha abaixo.

dialmformoviesblog - Site em inglês, um estudo sobre algumas obras de Billy Wilder
Cine Pipoca Cult - Site em português








0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.