quarta-feira, 13 de abril de 2016

Especial - Desafio dos 30 filmes (Parte 3 de 3)

Postergando o final do especial, não é dona Anny? Mas foi por uma boa causa. Tivemos uma homenagem para um grande cineasta brasileiro semana passada, alguém que sou muito fã e que com certeza merece todas as homenagens que lhe são dadas.

Hoje, portanto, vamos terminar o desafio dos 30 filmes com os dez últimos itens da lista. Bora lá continuar de onde paramos: item 21.

Se você ainda não viu a parte 1, clique aqui!
E para a parte 2, é só clicar aqui!


21 - Um filme que você nunca assistiria de novo.

  • Sem Dor Sem Ganho (Pain and Gain, 2013) - Galera, se alguém ai gostou desse filme, já de agora peço desculpas. Mas não consegui engolir ele. Lembram que falei creio que no primeiro post do especial que Planeta dos Macacos de Tim Burton era um filme que eu não conseguia passar da metade? Esse Sem Dor Sem Ganho, eu não aguento 10 minutos dele. Tentei assistir porque adoro de paixão Tony Shalhoub, mas eu não consegui nada além de perguntar "what the f***?". Não vou nem descrever sinopse, clique aqui para lê-la no adorocinema. - Só para fechar: o pior de tudo isso é saber que o filme é baseado em fatos reais. What??? Sim, você leu certo.
  • Ó Pai ó (2007) - Eu não consigo nem falar nada sobre esse filme. Só sei que dormi enquanto assistia e ainda tive pesadelos, desculpe. Mais uma vez deixo a sinopse por conta do adorocinema (clique aqui).
O coitado do Greg é a cara da derrota haha
Imagem: Diary of a Wimpy Kid Fandom

22 - Um filme que lembra a sua família.
  • Diário de Um Banana (Diary of a Wimpy Kid, 2010) - Que foi? hahaha. Vamos tentar fingir que o fato de eu amar essa saga de livros do Jeff Kinney não existe. No filme, Greg Heffley (Zachary Gordon) mora com os pais, o irmão mais novo Manny e o mais velho Rodrick (Devon Bostick), e está prestes a entrar no Ensino Fundamental II. Ele tem um único melhor amigo, o Rowley (Robert Capron), que é um pouco desajeitado e uma fofura que só. Escolhi esse filme porque algumas situações que Greg viveu - pelo menos nos livros - já aconteceram comigo quando eu tinha a idade dele. Tanto a série de livros quanto a de filmes é pra rir muito, humor leve e sem apelação. Ai está a data do primeiro, mas recomendo que vejam todos!

2 - Um filme que ganhou o Oscar merecidamente.

Vai ter lista dentro da lista de novo? Sim.
  • A Vida é Bela (La Vita è Bella, 1997) - Esse filme do Benigni dispensa apresentações. Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido (Roberto Benigni) que é judeu - casado com uma não judia - acaba sendo levado para o campo de concentração com Giosuè (Giorgio Cantarini), seu filhinho. Lá, para evitar o sofrimento do garoto, a todo momento Guido age como se o campo de concentração fosse um lugar onde todos ali estavam em um jogo, visando ganhar um prêmio maior, e para isso, deviam atingir mil pontos. Esse filme é de uma simplicidade, de uma beleza fora do comum. Pretendo fazer uma resenha sobre ele ainda! Sem contar que a reação de Benigni quando ganhou o Oscar é sensacional - quem mais sai pulando as cadeiras loucamente, quase pisando em geral de tanta felicidade?
Eu adoro esse cara.gif

  • Grande Hotel (Grand Hotel, 1932) - O que dizer de um filme que tem Greta Garbo, Joan Crawford, John Barrymore e Lionel Barrymore (e muito mais) no elenco? Tudo pode acontecer no Grande Hotel. Encontros, desencontros, paixões... As vidas se cruzam ali, como a da dançarina Grusinskaya (Garbo) que mesmo não acreditando no amor, se apaixona pelo Barão Felix von Geigern (John Barrymore). Ele vira amigo de Otto Kringelein (Lionel Barrymore) que descobriu que está com poucos dias de vida e resolve passar eles no Grand Hotel perto do patrão. É difícil explicar, recomendo que vocês assistam ele... É um drama muito bom.
  • Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934) - Já fiz resenha sobre essa coisa mais linda aqui no Último Ato, clique aqui para ver. Ellie Andrews (Claudette Colbert), filha de um homem muito rico e influente foge de casa porque seu pai não permite com que ela case com o namorado. Durante sua fuga, ela conhece um jornalista desempregado, Peter Warne (Clark Gable *suspira*) que resolve ajudá-la caso ela permita que ele escreva sobre sua história para o jornal.
Dos que já citei anteriormente, Forrest Gump e Se Meu Apartamento Falasse estão demais nessa lista dos que mereceram. Muitos outros também estão, mas ia ficar óbvio demais na lista, ou iam deixar ela grande demais!

Aconteceu Naquela Noite.

24 - Um filme que não mereceu ter ganhado um Oscar.

É aquele momento em que "cabeças rolam", porque isso pode dar uma briga... Mas vamos lá. Não se esqueçam que é minha opinião e que não sou nenhuma crítica profissional.
  • Rebeca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940) - O filme é um thriller psicológico. Não estou dizendo que é ruim, estou dizendo que: pelos filmes que tinham na indicação, esse não mereceu ter levado, de acordo com minha percepção. Você pode ler a sinopse dele no adorocinema clicando aqui. Eu vou dizer logicamente que quem mereceu ter levado esse prêmio foi O Grande Ditador - e talvez isso possa ser mal interpretado já que eu sou super fã do Chaplin, embora o filme seja sim sensacional e explique sozinho o porquê de merecer tanto. Mas para parecer algo mais imparcial, creio que Vinhas da Ira de John Ford mereceu bastante também. Hitchcock é um belo de um diretor, mas acho que Rebecca não mereceu ter levado esse.
25 - Um filme de animação.
  • Bob Esponja: Um Heroi Fora D´Água (The SpongeBob Movie: Sponge Out of the Water, 2015) - Ah gente, eu adoro Bob Esponja, sério. Ouvi gente falando "prefiro o primeiro porque esse novo não foi igual a ele" ainda bem que não foi, não é galera? Ficar repetindo a mesma coisa sempre numa história animada não rola. Nesse filme é uma confusão danada. Plankton está mais uma vez tentando roubar a fórmula, mas dessa vez consegue. Porém algo acontece e ela some, fazendo a Fenda do Bikini virar um mundo apocalíptico com todo mundo nervoso por causa da falta de hambúrguer de siri. Dessa vez, Plankton decide ajudar Bob a recuperar a fórmula. Vale até sair do mar pra procurar na terra firme.

E então dona Anny vicia na música "Squeeze Me" que NERD fez para o filme.
Source: curiosametamorfose.blogspot.com

26 - Um filme que te fez dar boas gargalhadas.

Lista? Lista.
  • O Professor Aloprado (Nutty Professor, 1963) - Jerry Lewis! Só de olhar para as caretas dele eu já começo a rir. Nesse filme Jullius Kelp (Lewis) é um professor tímido, atrapalhado, sem vida social, e burrinho que só, coitado. Depois que é humilhado, decide mudar essa visão que os outros possuem dele. Então cria uma fórmula que o faz ficar completamente mudado: charmoso, comunicativo, inteligente, e ainda por cima que toca piano (SIM). Assim ele consegue se aproximar de sua aluna que tanto gostava. Porém, a fórmula começa a apresentar problemas! - PS: Sobre os demais "Professor Aloprado" que não são do Lewis: me recuso a comentar.
  • Jeca Contra o Capeta (1975) - A única coisa que posso dizer é que: eu tive crises de riso com Mazzaropi e Geny Prado nesse filme. Mazza decidiu fazer uma paródia de O Exorcista, mas no jeito mais brasileiro possível. Ficou apenas sensacional, preciso dizer. Além disso, ele aborda assuntos sérios como a lei do divórcio que tinha sido aprovada e assassinato. 
  •  Diabo a Quatro (Duck Soup, 1933) - Estava faltando Marx Brothers na lista, não é? Não está mais. Duck Soup é um filme que faz mais de anos que assisti e até hoje repriso quando tenho a oportunidade. Rufus T. Fireflay (Groucho Marx) é um ditador que quer se eleger à presidência da Freedonia, que enfrenta uma grande crise financeira. Com isso, uma senhora para incentivá-lo doa vinte milhões ao cofre público e enfim. Recomendo assistir, é muito bom.
  • Morrendo de Medo (Scared Stiff, 1953) - Dean Martin e Jerry Lewis juntos já seria motivo suficiente para morrer de rir e de amores com esse filme. Mas de bônus vem quem? Carmen Miranda! Pelo que sei, é o último filme que ela fez, já que morreu dois anos depois. A sinopse eu deixo por conta do adorocinema de novo! (Clique aqui).
E o Oscar de melhor dancinha vai para...
Imagem: Tumblr

27 - Um filme famoso/clássico/consagrado que você não gosta.

Eu queria fazer outra lista aqui, mas achei melhor não fazer isso - sério. PS: mais uma vez - não estou dizendo que o filme é ruim, estou dizendo que EU não gosto dele.
  • Tropa de Elite (2007) - TODA vez que falo que não curto esse filme, as pessoas me olham como se eu tivesse acabado de falar que pari um alien. Meu pai tentou me fazer assistir milhares de vezes, mas sempre abandonei. Não me pergunte o motivo, eu apenas não gosto. O mundo todo deve saber a sinopse, mas caso não saiba, clique aqui para ler no site Academia Brasileira de Cinema.
  • Avatar (2009) - Quando comento que não gosto desse filme, ouço sempre os mesmos argumentos "mas foi James Cameron...", "mas gastou milhares...", "mas foi revolucionário..." - eu apenas não gosto. Sério, se Tom Hanks tivesse atuado nesse filme junto com Anne Hathaway e Benedict Cumberbacth, eu ia continuar não gostando. Clique aqui para ler a sinopse no cinepop. PS: eu ia incluir esse filme no item 6, "Um filme ruim de um diretor bom", mas preferi acrescentar só aqui mesmo.

28 - Um filme que você gostaria de morar.
  • A Luz é Para Todos (Gentleman's Agreement, 1947) - Esse filme é lindo demais, nossa! Mereceu demais o Oscar que levou também. O jornalista Philip Schuyler Green (Gregory Peck) é encarregado de escrever uma matéria sobre antissemitismo e se muda para Nova York. Lá, ele se passa por Judeu para sentir na pele o preconceito que eles sofriam (e infelizmente ainda sofrem, não é galera?) e fazer uma matéria mais completa. Gente, é pra assistir e rever nossos valores.
  • O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera, 2004) - Essa obra é igual O Médico e o Monstro de Stevenson ou O Cão dos Baskerville de Doyle, tem cinco milhões de adaptações (exagerada nada, né). Mas você viu certo, eu gostaria de morar nesse filme! De todas as versões, escolhi a de 2004 para falar aqui. Teatros enormes, óperas grandes e bem feitas, trajes, nossa... Eu sou apaixonada com essa obra, definitivamente. 

Gentleman's Agreement. Não vou suspirar com Gregory Peck. Mentira.
Source: Tumblr.

29 - Um filme com uma frase marcante (cite a frase).
  • O Grande Ditador (The Great Dictador, 1940) - Pode escrever o discurso final completo aqui? Não né. Ok. Para quem não conhece, Chaplin fez nesse filme uma visão da Primeira e Segunda Guerra mundiais, passando pelo antissemitismo, pela maldade do líder (que se chama Hynkel) enfim. É uma crítica direta ao nazismo. A frase é:
"We think too much and feel too little" (Pensamos demais e sentimos muito pouco).

  • O Exorcista (The Exorcist, 1973) - Sim, eu lembro que disse antes que não gosto muito de filmes com esse toque sobrenatural e tal. Mas gente, eu morro de rir com o Exorcista. Aliás, com filmes em terror geralmente eu fico rindo (tipo com Annabelle que achei um insulto à inteligência alheia). Ainda mais quando se assiste "Jeca Contra o Capeta" do Mazzaropi, não dá pra ver Exorcista do mesmo jeito. A frase é:
"What an excellent day for an exorcism." (É um excelente dia para um exorcismo).

  •  Luzes da Ribalta (Limelight, 1952) - Prometo que é a última vez que falo de Chaplin nesse especial - até porque é o penúltimo item - mas esse filme é maravilhoso demais. Vou colocar duas frases:
"I know a man without arms who can play a scherzo on a violin and does it all with his toes." (Conheço um homem sem braço que toca um scherzo no violino e faz isso com os pés).
"I believe I'm dying, doctor. But then, I don't know. I've died so many times." (Acho que vou morrer, doutor. Mas não tenho certeza. Já morri tantas vezes).


Melhor-gif-always.
Source: Tumblr.

30 - Um filme que você queira recomendar.

Acredito que todos que elogiei aqui encaixam-se nessa lista, já que eles são realmente interessantes. 

Óbvio que vale a pena ressaltar mais uma vez que toda essa lista foi feita com base na minha opinião. Coloquei filmes que eu realmente gosto ou realmente não gosto, independente de opinião da mídia ou de "especialistas no assunto". Espero que tenham gostado! 

Ah, e as obras que eu ainda não fiz resenha sobre e estão nessa lista, muito possivelmente estarão em breve aqui no Último Ato. Obrigada, gente! Nos vemos no próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.