domingo, 3 de abril de 2016

Especial - Desafio dos 30 filmes (Parte 1 de 3)

Olá meus amores, olha quem está de volta!

Depois de uma longa parada, cá estou eu novamente. Com layout novo e super lindo, inclusive - e um muito obrigada à web designer Jessica Fontaine pelo lindo trabalho. Caso queiram conhecer o portifólio dela, é só clicar aqui.

Hoje eu venho então com um desafio que inicialmente era para ser de SÓ trinta filmes, mas eu não me seguro e não consigo responder com apenas um em cada item. Esse desafio eu peguei na página do facebook Fãs Da Sétima Arte (sendo a página Em Nome do Cinema que o criou inicialmente), e resolvi trazer para vocês.

Queria deixar claro já inclusive que sim, eu puxei muito pro lado dos meus favoritos, então tem muito Tom Hanks, Chaplin e afins aqui - haha - mas prometo que vocês vão gostar (espero). Então vamos lá!


ATENÇÃO! Neste post teremos apenas os 10 primeiros itens, e concluirei nas duas próximas publicações!


01 - Um filme que lembre sua infância.

  •  O Auto da Compadecida (2000) - Esse longa baseado na obra de Ariano Suassuna consegue me emocionar até hoje, sem contar que adoro a dupla de atores Matheus Nachtergaele e Selton Mello juntos. Em uma breve sinopse, esse longa conta a história de Chicó e João Grilo, amigos pobres que vivem de golpes e pequenos negócios pelo sertão nordestino afora. É apaixonante essa dupla.
  • À Espera de Um Milagre ( The Green Mile, 1999) - Adaptação do livro de Stephen King e com Tom Hanks no elenco, que também é sensacional. É 1935 e Coffey (Michael Clarke Duncan) é preso por ser suspeito de estuprar e assassinar duas garotinhas. Paul Edgecomb (Tom Hanks) cria com ele uma relação fora do comum, descobrindo que Coffey tem um dom que até pode ser chamado de milagroso. Em resumo, se não assistiu: corre lá agora, é sério.


02 - Um filme que você considera um clássico.

Os que vou citar são clássicos independente da minha opinião:

  • Forrest Gump (1994) - Ah, nosso querido contador de histórias. Eu amo esse filme e não é pouco! Ele conta toda a história de sua vida - difícil, por sinal - à pessoas que estão sentadas no ponto de ônibus ao seu lado. Conta como conhece diversas personalidades e como passa por períodos históricos. É maravilhoso.
  • O Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985) - Fiz uma resenha sobre esse filme lindo aqui no Último Ato (clique aqui para ver). Cinco adolescentes são obrigados a passar a manhã de sábado na detenção escolar, e cada um tem seu motivo escondido. Vamos conhecendo cada personalidade aos poucos e entendendo o que eles tem (ou não) em comum.
  • Mulher Nota Mil (Weird Science, 1985) - O que acontece quando dois nerds adolescentes resolvem assistir Frankestein? Eles decidem criar uma mulher, uma mulher perfeita. E é isso que eles fazem. Se eu assistir esse filme um milhão de vezes, vou rir em todas.

03 - Um filme com final surpreendente.
  • Luzes da Ribalta (Limelight, 1952) - Eu não precisaria dizer nada além de que: é uma obra de Charles Chaplin. Lembro-me da primeira vez que assisti esse longa, e como uma tremenda chorona, até hoje não me recordo de ter chorado tanto com outra obra. Primeiro Chaplin nos presenteia com uma sequência linda em que ele contracena com Buster Keaton - olha esse encontro! Limelight conta a história de Calvero (Chaplin), um palhaço de teatro que está em decadência e salva a bailarina Terry (Claire Bloom) de uma tentativa de suicídio. Não vou contar o final logicamente, mas só quero deixar uma pergunta no ar: o que foi aquilo? Acho que de todos os filmes que direi aqui, este é o que mais bato na tecla: assistam. 
  • O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas, 2008) - Se não venho com atores/diretores favoritos, eu dou um jeito de colocar autores favoritos no meio! A história se passa na Segunda Grande Guerra, onde o pai do menino Bruno (Asa Butterfield) muda com a família para uma casa próxima ao campo de concentração já que foi promovido no cargo (ele é um soldado nazista). Bruno que inicialmente odeia o lugar, foge de casa para "explorar" e assim conhece Shmuel (Jack Scanlon) que está preso no campo, e a inocência dos dois nos contagia. Sobre o final eu recuso a me pronunciar. Definitivamente. (PS: amo você, senhor John Boyne).

Source: tumblr

04 - Um filme que te fez chorar.
  • O Terminal (The Terminal, 2004)  -  Viktor Navorski (Tom Hanks) vai para Nova York e durante sua viajem, seu país de origem sofre um golpe e entra em guerra. Isso faz com que o passaporte dele perca a validade e ele se vê obrigado a morar por meses num terminal em construção no Aeroporto Internacional John F. Kennedy. Vemos suas dificuldades desde para aprender o inglês até para adaptar-se à vida em um lugar como aquele, passando por um romance de partir o coração. Steven Spielberg + Tom Hanks só pode dar coisa boa.
  • Um Dia (One Day, 2009) - Se eu já chorei com o livro, imagina com o filme. Principalmente se temos Anne Hathaway no papel principal de Emma Morley. Essa obra nos conta a história de vinte anos inteiros na vida de Emma e Dex (Jim Sturgess), desde que se conheceram na formatura da Universidade, e sempre no mesmo dia, 15 de Julho. Recomendo tanto o livro quanto o filme.
  • Além da Fronteira (Out in the Dark, 2013) - Nimer (Nicholas Jacob) é um estudante de psicologia palestino, e Roy (Michael Aloni) é advogado em Israel, e assim que os dois se conhecem, já gostam de cara um do outro. Na medida que o romance vai se desenvolvendo, eles precisam enfrentar os monstros dentro de casa (no caso de Nimer, família conservadora) e ainda por cima ser um estudante palestino andando pelas ruas de Israel. Sinceramente, que obra de arte! 

Cena de Além da Fronteira. Source: Tumblr

05 - Um filme com um vilão inesquecível.

  • Hellraiser (1987) - Estou colocando a data do primeiro filme, mas pode levar em consideração toda a saga. Vocês já devem saber que não curto muito filmes estilo sobrenatural (com muitas exceções, incluindo a série Sobrenatural), mas Hellraiser foi uma saga que meu pai e eu assistimos inteira juntos, e é realmente muito boa. Tudo começa quando Frank Cotton (Sean Chapman) compra o Cubo das Lamentações (ou Configuração do Lamento, nunca sei o nome certo dele) onde, segundo uma lenda, esse cubo tem o poder de levar alguém para os caminhos de um reino de prazer. Mas, em troca de todo esse prazer, o cubo exige em troca a alma do usuário. Quando Frank consegue abrir o cubo, quem aparecem são os Cenobitas, e ai que a parte legal começa. Ver Doug Bradley fazendo o Pinhead da aquela satisfação tamanha.
  • Monsieur Verdoux (1947) - Chaplin de novo? Chaplin de novo. E num filme com vilão? Sim. Henri Verdoux (Chaplin) vive na época da quebra da bolsa de Nova York em completa crise. Trabalhou mais de 35 anos e agora se vê sem dinheiro e sem ter como sustentar a família. Acaba adquirindo então uma personalidade meio maníaca (se é que existe alguém "meio maníaco"), e casa com mulheres sozinhas, de meia idade e que tem algum tipo de propriedade ou de dinheiro. Assim que as convence a passar seus bens para o nome dele - e sempre faz isso com muita astúcia - ele as mata. Simples assim. 
Monsieur Verdoux. Imagem: Tumblr.

06 - Um filme ruim de um diretor bom.

Eu queria colocar dois filmes nesta, mas eu preciso de um deles para o item 27 (que vocês verão no último post do especial). Então vou citar só um nessa categoria.
  • Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001) - Não há dúvidas que Tim Burton é um ótimo diretor, eu adoro as obras dele, mas esse filme eu tentei assistir inúmeras vezes, mas sempre o abandonei. Acho muito devagar, não consigo nem explicar direito. Sobre a sinopse, vou deixar o link do site adorocinema (clique aqui) porque certamente vou me embananar toda tentando explicar o filme.

07 - Um filme que você não entendeu ou teve dificuldade de entender.


Vamos por partes. O que eu tive dificuldade de entender foi:

  • Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004) - Também fiz uma resenha sobre essa obra linda, você pode conferir clicando aqui. É um filme complexo e conheço pessoas que tiveram que assistir duas vezes pra entender melhor. Joel (Jim Carrey) está em um relacionamento conturbado com sua esposa e acaba conhecendo a adorável e louca Clementine (Kate Winslet). O relacionamento dos dois avança até que algumas brigas faz com que ela recorra à um procedimento que apague Joel de sua memória definitivamente. 
Agora um que não entendi (e creio que os demais que o assistiram também estão com uma expressão bem de WTF até hoje):
  • Magical Mystery Tour (1967) - Tudo que posso dizer desse filme dos Beatles, é que a ideia original era pegar um ônibus e viajar pela Inglaterra - com os Beatles e alguns outros atores e atrizes - enquanto as mais diversas loucuras acontecem com eles. Ai encontra o único problema: cadê o roteiro para seguirmos? Não teve. Paul McCartney fez tudo livremente. O filme é muito "alguém me explica o que está acontecendo, por favor", mas nos trouxe uma trilha sonora maravilhosa. Ok, me deem um desconto, eu adoro assistir esse filme.

Magical Mystery Tour.

08 - Um filme com seu ator favorito.

Muito obrigada por esse item. Agora vou ter que fazer outra lista dentro da lista (licença).
  • Carlitos Guarda Noturno (Easy Street, 1917) - Obviamente começando com Chaplin. Esse curta da fase de Chaplin na Mutual é um dos meus favoritos de 1917. Tem apenas 19 minutos, mas é de uma beleza sem igual. Charlie conhece Edna em um centro de ajuda social e se apaixona por ela. Decide procurar um emprego e consegue um na polícia. É mandado para a "rua calma" (easy street) onde de calma só tem o nome. Uma curiosidade é que nesse filme aconteceu um pequeno acidente, quando Chaplin vai imobilizar um dos arruaceiros, o poste que ele usa acaba caindo rápido demais e acertando em cheio o nariz dele, causando um corte. Essa cena pode ser vista no filme, embora seja interrompida bem na hora do impacto.
  • A Última Festa de Solteiro (Bachelor Party, 1984) - Olha Tom Hanks ai de novo. Nesse filme, seu personagem Rick Gassko decide casar com sua namorada, mas seus amigos resolvem antes fazer uma festa de despedida de solteiro antes. A música tema é de uma das minhas bandas favoritas também, Oingo Boingo (o que só acrescenta minha paixão por esse filme).
  • O Mensageiro Trapalhão (The Bellboy, 1960) - Meu querido Jerry Lewis e uma de suas obras mais conhecidas. No filme vemos diversas situações que seu personagem Stanley, um mensageiro, se mete.
  • O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014) - E para fechar essa lista senão fica longa demais, aqui está Benedict Cumberbatch com esse filme biográfico sensacional sobre Alan Turing e sua maior criação: o primeiro computador da história, feito para decifrar códigos alemães durante a Segunda Grande Guerra. O desfecho é revoltante, motivo pelo qual ele estava para entrar no item 4 (um filme que me fez chorar), mas resolvi colocá-lo aqui.
Easy Street

09 - Um filme do cinema nacional.
  • O Noivo da Girafa (1957) - Eu simplesmente adoro esse filme. Amo de paixão Mazzaropi, para ser mais específica, e esse filme dele eu sei até as falas de cor, de tanto que assisti. Aparício Boa Morte (Mazzaropi) é funcionário de um zoológico, e é habitualmente zoado o tempo todo pelos colegas de trabalho, onde mora todos parecem odiá-lo e para variar seu chefe o persegue. Eis que a filha do dono da pensão em que vive adoece, e claro, ele joga a culpa no pobre Aparício, obrigando-o a fazer um exame de saúde para ter certeza de que não passou nada para a menina. Como ele é pobre sem condições para pagar tais exames, resolve ir no veterinário do zoológico pedindo que ele os faça, e esse aceita ajudá-lo. Eis que uma confusão no consultório acontece e o veterinário acaba analisando o sangue de um macaco adoecido no lugar do de Aparício e constata que ele tem só 15 dias de vida. Todos então resolvem tirar proveito do coitado, que parece ser o único herdeiro de um tio milionário distante, e que não sabe de sua sentença.
  • 24 Horas de Sonho (1941) - Ah, só de lembrar de Oscarito a doida aqui suspira. Segundo informações essa obra é a única que traz a atriz Dulcina de Moraes nas telas de cinema! Eu pretendo fazer mais adiante uma resenha completa desse filme. Na história, Clarice, a personagem de Dulcina, decide pôr um fim na sua vida, mas antes, resolve aproveitar tudo que o bom e o melhor pode oferecer, gastando todo dinheiro que não tem, fingindo ser quem não é, apenas como "realização de seu último pedido". Não lembro se o vi na TV Brasil ou TV Cultura (mais possivelmente tenha sido no primeiro), mas é tão gostosinho de assistir que só de lembrar já me da vontade de ver novamente.

Aparício em: "Ó, eu tenho cócegas, faz folgado isso!"


10 - O filme que você tem vergonha de dizer que gosta.

Antes de colocar o nome do filme eu quero já explicar o motivo de ele estar aqui. Mais uma vez vou bater na tecla das adaptações de livro para as telonas. Vocês já devem saber, olhando pelos meus posts antigos, que sou totalmente a favor de adaptações desde que não mude o sentido original da obra. 

Esse filme está na lista porque eu acho que ele foi seriamente uma vergonha a julgar pelo que foi feito. Os efeitos especiais são sensacionais, o ator principal, vocês sabem, é um dos meus favoritos, mas acho completamente desnecessário mudar quase a história toda, inclusive o nome dos personagens - sem contar que tiraram personagens fundamentais para a história. Com toda essa explicação, fica fácil entender o motivo da minha "vergonha". 

Assistindo o filme sem lembrar da existência do livro, ele é uma obra de arte. Maravilhoso. Mas se você conhecer a história, a decepção não deixa de existir. Já sabem qual é, não é mesmo? 
  • Anjos e Demônios (Angels & Demons, 2009) - Sim, baseado no livro de mesmo nome do meu tão amado Dan Brown. Não é que tenho vergonha de gostar do filme, mas tenho vergonha do que o filme se tornou já que tinha uma base tão maravilhosa como aquele livro. Mas enfim, é minha opinião. Robert Langdon é professor em Harvard e é levado para o Vaticano às pressas já que a ameaça Illuminati parece ter ressurgido das cinzas. Para piorar a situação, a chamada Antimatéria, criada em laboratório na Suíça foi roubada e tudo indica que está em poder dos Illuminati. Eu ainda não fiz uma resenha do filme, mas se você quiser acompanhar a do livro, é só clicar aqui

Não dá pra viver em um mundo onde Ewan McGregor faz papel de padre em Angels & Demons.
Source: Tumblr.
E então, gostaram da primeira parte da lista? Sou confusa, não é? Era para escolher apenas um filme em cada item, mas não consigo me decidir. Fiquem atentos ao próximo post, teremos a segunda parte do desafio!


1 comentários:

  1. O Benedict também é o meu ator favorito! Você viu o filme do Brexit com Benedict Cumberbatch também? Eu adoro esse ator! Eu li que ele foi um bom ator neste filme. É um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Brexit é um dos seus filmes mais recentes dele e ainda que não seja o melhor roteiro, visualmente vai ser um dos melhores filmes drama atuais. Eu li que HBO vão a transmitir o filme Benedict Cumberbatch e na verdade não a perderei, para uma tarde de lazer é uma boa opção. Recomendo! Parece um filme bom e muito interessante. É uma historia boa que nos mantêm presos no sofá. Eu já quero ver.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.