quarta-feira, 6 de abril de 2016

Especial - Desafio dos 30 filmes (Parte 2 de 3)

E voltamos à programação normal (?) com nossa lista dos 30 filmes! 

Como tem passado, galera? Bora seguir com o especial.

Se você ainda não viu a primeira parte, clique aqui para lê-la!!

Vamos de onde paramos, então. Item 11!

11 - Um filme perturbador.

Finalmente a dona Anny conseguiu escolher apenas um.
  • Um Cão Andaluz (Un Chien Andalou, 1929) - É um filme do gênero experimental e que tem os dedinhos de senhor Salvador Dalí no meio. É um filme cheio de metáforas, começa no "era uma vez" e quando você pisca já está no "Oito anos depois", ai tem gente cortando o olho de uma mulher com navalha, em seguida tem formigas saindo da mão de um cara (cara esse o próprio Luis Buñuel, o diretor), sim, é daqueles filmes que eu me embanano explicando. Tem só 20 min e você pode assistir no YouTube clicando aqui.

A cena da navalha no olho. Source: tumblr.

12 - Um filme preto e branco.

90% dos que assisto, próximo item. (Brincadeira).
Selecionei alguns dos que adoro, e foi difícil viu... Mas vamos lá!
  • Meu Amigo Harvey (Harvey, 1950) - Elwood P. Dowd (James Strewart *suspira*) é um rapaz excêntrico, tem boa renda e gosta de exagerar um pouquinho na bebida. Ele diz a todos ter um amigo chamado Harvey, mas ai vem o detalhe: só ele consegue ver esse amigo, que é um belo de um coelho gigante muito medonho. Gente, eu adoro esse filme, é sério.
  • Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960) - Eu fiz uma resenha sobre esse filme lindo, revoltante, apaixonante, odioso (olha a bipolaridade) e vai sair logo, logo aqui no blog. C. C. Baxter (Jack Lemmon) quer e precisa subir na vida. Para isso, resolve agradar os chefes emprestando seu apartamento para que eles (casados, só para deixar bem claro) tenham seus encontros amorosos com as amantes por lá. É odioso porque ao mesmo tempo que eu quero pegar Baxter pelo pescoço, eu quero abraçar ele, e depois socar aquele nariz. Merecedor do Oscar de melhor filme, definitivamente.
  • Bucha Para Canhão (Great Guns, 1941) - Vai ter Laurel & Hardy? Vai ter Laurel & Hardy. Em Great Guns, os dois são empregados de um jovem rico que é impedido de fazer toda e qualquer coisa por suas parentes, já que o médico da família diz que ele é alérgico a tudo e é incapaz de viver por si. Até que ele é convocado para o exército, e enfrenta tudo e todos para se alistar e passar um tempo fora. Stan e Oliver, completamente convencidos de que ele não viveria muito tempo sem os dois, se alistam também para ficar perto do coitado. 
  • A General (The General, 1926) - Só pra fechar essa lista, trouxe esse clássico de Buster Keaton. Johnnie (Buster) é apaixonado por sua locomotiva e por sua linda companheira. A Guerra Civil estoura e ele não é aceito para lutar já que é considerado mais importante se trabalhar na locomotiva, e acaba sendo taxado de covarde pela namorada e seu pai.
The General, Buster Keaton.

13 - Um filme com uma ótima trilha sonora.
  • Help! (1965) - Me deixem! hahaha - Esse é o segundo filme dos famosos Garotos de Liverpool e foi marcado com um pedido de socorro de John Lennon, que até hoje é conhecido até por quem não ouve as músicas da banda. Neste filme, o baterista Ringo Starr é perseguido porque o anel que está usando (ganhado de um fã) é utilizado em uma seita, e se ele não conseguir retirá-lo, eles terão que matá-lo já que quem está com essa peça precisa ser sacrificado. É um filme que gosto muito.

14 - Um filme da sessão da tarde.

Quem me conhece sabe que meu nível de preguiça para filmes de romance "melados", daquele que a gente adquire uma diabete séria assistindo, não estão na lista dos que gosto de ver. Na verdade inclusive, creio que esse que vou citar nem seja melado, já que o romance acontece gradativamente e sem "mimimi". Então vamos lá.
  • E Se Fosse Verdade (Just Like Heaven, 2005) - Aquela comédia romântica levinha que você assiste como quem não quer nada e quando vê ta usando lencinhos porque é bonitinha demais. A doutora Elizabeth (Reese Witherspoon) (imagina se ela fizesse um filme com Benedict Cumberbatch e Arnold Schwarzenegger, o trabalho que num vai ser pra colocar o nome de todo mundo no pôster)(desculpe, parei) aparece misteriosamente na casa nova de David (Mark Ruffalo) dizendo que aquele era o apartamento dela, e que iria chamar a polícia se ele não saísse de lá o quanto antes. Só que ela desaparece com a mesma velocidade que surgiu. Durante a trama, vamos conhecendo e descobrindo junto com ela o que aconteceu, por qual motivo ninguém a vê, apenas David. É uma história bonitinha, vai! Ok, parei com os diminutivos.
Já tá liberado cantar Just Like Heaven da The Cure agora? Não? Ah, desculpe.
Source: Tumblr

15 - Um filme com sua atriz favorita.
  • O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, 2006) - Não, apesar de diva suprema, ele não está aqui por causa da Meryl Streep. Está por causa de Anne Hathaway, sim! Muito amor por essa pessoa linda. Para quem não conhece, esse filme fala sobre Andy Sachs (Anne), uma aspirante a jornalista que apesar de achar a indústria da moda bem superficial, consegue um emprego de assistente pessoal júnior na revista super conceituada Runway, onde a sua chefe é (em um resumo bem curto) "o cão". Gente, Meryl Streep é tão maravilhosa que não sei se foco nela ou na Anne, licença.
  • Casamento ou Luxo? (A Woman of Paris, 1923) - Chaplin 'apenas' queria lançar a maravilhosa Edna Purviance ao estrelato, nesse filme sensacional de drama. Acaba que foi Adolphe Menjou quem estourou depois da estreia do longa. Vai entender o público que recusou-se a assistir o filme só porque Chaplin não aparece nele - apesar de o dirigir. É um drama no cinema mudo, coisa bem rara para os padrões da época. Nesse filme, um homem se apaixona por Edna, e ao mesmo tempo o pai dela não quer saber do romance. Eles decidem então fugir, e um desencontro marca a tragédia na história. Se eu dizer que Chaplin tem o dom, não duvidem por favor.
Se esse sorriso enorme da Edna faz meu dia? Sim senhores.
Source: Tumblr.
16 - Um filme mudo.

Já perdi as contas de quantos filmes mudos já falei aqui na lista haha, mas agora vou falar de outros atores/diretores que gosto muito.

  • I Do (1921) - Sabe aqueles *suspiros* que coloco quando falo de alguns atores? Acrescenta uns dez aqui em relação a Harold Lloyd por favor. Esse filme é tão curtinho e tão lindo que você não tem desculpa para fugir dele, sério. Recém casados e jovens estão levando em um carrinho de bebê uma garrafa de liquor escondida para casa (certamente devido à lei seca). Enquanto a esposa (Mildred Davis) resolve parar pra fazer compras, o marido (Harold Lloyd) encontra um cunhado que o pede para cuidar de seus dois filhos por um tempo. Relutantemente o marido aceita, e o casal passa diversas dificuldades para cuidar das crianças. O final desse filme me deixou durante um longo tempo em uma crise de "awwwn que amor". Ele está aqui embaixo, completinho caso queiram assistir.
Só para não perder o costume: ah, Harold Lloyd *suspiiiiiiraaa*

  • A Submarine Pirate (1915) - Esse filme é estrelado por Sydney Chaplin... Algo familiar? Sim, é o irmão do querido Charlie. Depois que Charlie veio para os EUA e conseguiu se estabilizar, seu irmão também veio, passando a tomar conta de seus negócios. Sydney como também era ator, conseguiu, com a ajuda do irmão, ser contratado na Keystone de Mack Sennett. Syd é um garçom em um hotel restaurante que só causa confusão. Em uma das refeições, dois homens entram para conversar sobre o plano de usarem um submarino para um roubo em um barco. Syd, o garçom, faz de tudo para ouvir os planos sem ser percebido, e resolve roubá-los para que ele mesmo faça o roubo no barco. (SIM) Harold Lloyd fez uma ponta bem curta nesse filme, como um cozinheiro, mas o papel sequer foi creditado. É outro filme bem curtinho, esse está até sem uma trilha no YouTube e que você pode assistir aqui em baixo também: 



17 - Um filme que você gostaria de ter assistido no cinema.

São tantos que eu ia precisar de outra lista... 
  • A Hard Days Night (1964) - Me recuso usar o nome brasileiro do filme, por favor. Eu queria muito ter presenciado aquela Beatlemania, gritar no cinema, cantar junto, falir os pais gastando o dinheiro deles em ingressos pra ver mil vezes (brincadeira). Esse é o clássico filme que mostra "um dia na vida dos Beatles". Fugindo de multidões, fazendo apresentações aqui, foge ali também, outras apresentações lá... 
  • O Puritano da Rua Augusta (1965) - Não me recordo muito bem em qual DVD foi, mas sei que vi um vídeo extra mostrando a estreia desse filme de Mazzaropi. Claro que as demais estreias foram similares, mas aquele vídeo me marcou muito. Mazzaropi sendo arrastado pela multidão, Silvio Santos apresentando ele e o elenco no palco antes do filme. Ah como eu queria ter estado lá! -  Sobre o filme, O Puritano mostra Punduroso (Mazzaropi), pai extremamente conservador que tenta de qualquer maneira implantar seus bons costumes a todos da família. Quando sofre um ataque do coração muda completamente, e falta pouco para deixar quem o cerca louco.
Se eu fosse colocar todos que eu queria ter assistido no cinema, ah... Eu ia ficar digitando até completar 30 anos de idade.

And I've been working like a dog...


18 - Um filme que você gostaria de atuar.

  • The Wonders - O Sonho Não Acabou (That Thing You Do!, 1996) - As traduções dos nomes para o BR são a melhor parte. Nos anos 60, logo que o fenômeno dos Beatles chega nos EUA, lá surge uma banda chamada Oneders que logo com a ajuda certa atingem o sucesso, mudando o nome para The Wonders. Eu fiz uma resenha sobre esse filme também, que logo mais será publicada aqui no blog! 
  • Se não casar, azar (Brideless Groom, 1947) - Esse filme é um dos inúmeros curtas maravilhosos dos Três Patetas (Three Stooges). Além de ser um filme que eu gosto muito, eu teria amado demais fazer o papel que Christine McIntyre fez - embora assim como ela eu não teria coragem de dar umas porradas em Howard na cena como ela teve que fazer. Esse curta conta a história do professor de música Shemp Howard que é o único herdeiro de seu tio pão duro que acaba de falecer. Só que no testamento há uma condição: ele precisa casar-se em algumas horas senão perde toda a grana.
Source: Tumblr.

19 - Um filme que te deprima.
  • O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde, 1941) - Quem não conhece a história do médico e o monstro, não é? Eu coloquei nesse item apenas porque a mensagem que a obra passa me deprime, e não o filme. De médico e louco todos temos um pouco. (Ai começa a parecer comercial de TV: todos temos um monstro dentro de nós). O médico Jekyll cria uma fórmula para provar que todos temos o bem e o mal dentro de nós. Assim, para não deixar ningueém em perigo com sua criação, ele mesmo a toma, transformando-se no monstro. Eu amo o livro de Robert Louis Stevenson e os filmes que foram feitos também, e como disse, a única coisa que me "deprime" é a mensagem passada.


20 - Um filme francês.
  • O Artista (The Artist, 2011) - Até 2010, o último filme mudo da história havia sido Tempos Modernos de Charlie Chaplin. Isso foi até O Artista surgir. Ele conta a história de um artista em declínio e uma atriz em ascensão enquanto o cinema mudo vai saindo de cena, perdendo seu lugar para o falado. Mais uma vez posso dizer: Oscar merecido. Não sei se o que influenciou mais é o fato de eu amar loucamente o cinema mudo, mas só consigo dizer que chorei e não foi pouco nessa obra. Esse filme é sensacional!


Então meus amores, por hoje é só. Na próxima publicação teremos a terceira e última parte desse desafio dos trinta filmes. Então fiquem atentos com o próximo post onde trarei os 10 últimos itens!!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.