quarta-feira, 18 de julho de 2018

Livro: LEONARDO DA VINCI - Walter Isaacson

Que biografia linda, que biografia maravilhosa!!

Resenha Último Ato!
  • Título: Leonardo da Vinci
  • Título original: Leonardo da Vinci
  • Autor: Walter Isaacson
  • Editora: Intrínseca
  • 634 Páginas
  • 1ª Edição – 2017
Sinopse:
Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais extraordinárias de todos os tempos. Criador de duas das mais famosas obras de arte da humanidade, a Última Ceia e Mona Lisa, ele se considerava apenas um homem da ciência e da tecnologia. Com interesses plurais e uma paixão que às vezes se tornava obsessiva, elaborou estudos inovadores sobre anatomia, fósseis, máquinas voadoras, botânica, geologia, hidráulica e armamentos. Esta é a biografia de um Leonardo real, um retrato vívido da capacidade humana de criar e inovar pintando a partir da vida e obra de um dos maiores prodígios da história.
"Leonardo representa o clímax do meu trabalho sobre como grandes inovadores são aqueles que conectam arte com ciência, humanidades com tecnologia". WALTER ISAACSON
Eu procuro acompanhar todos os lançamentos de todas as editoras possíveis, para saber o que está vindo por aí e o que eu posso trazer para vocês de novidade. Enquanto uma grande fã de história, personalidades do passado me interessam e muito, e com Leonardo isso não poderia ser diferente.

Ler "O Código da Vinci" (que você pode ler a resenha clicando aqui) me fez ter ainda mais interesse sobre quem realmente foi da Vinci e como funcionava sua mente. Dan Brown apresentou uma teoria (que creio que podemos chamar de "da conspiração") que aguçou minha ansiedade por mais, porém as fontes não eram tão acessíveis quanto eu gostaria.

Então, Walter Isaacson nos presenteia com esse livro incrível. 

Walter Isaacson
Para dizer tudo que da Vinci foi em sua vida, é preciso um grande espaço, mas vou tentar. Desde engenharia (hidráulica, civil, etc) até pintor, escultor, músico (e construía os próprios instrumentos), fisiólogo, anatomista, escritor, arquiteto, matemático, poeta, mecânico, geólogo... Além de botânico, químico, cartógrafo... E certamente falta muito nessa lista. Não bastasse ele ser um polímata, ele anda era autodidata. 

Walter fala sobre a concepção de chamarmos - automaticamente - Leonardo de um gênio, e como essa palavra remete a algo sobrenatural, que não pode ser tocado. Leonardo não tinha nada de sobrenatural, era bem humano. Ele tinha sede de conhecimento, vontade de conhecer e descobrir porque as coisas são como são. Leonardo fazia perguntas que nós mesmos deixamos de pensar sobre assim que saímos da inocência da infância, como por exemplo, por que o céu é azul? 

A curiosidade era sua maior aliada.

Leonardo da Vinci. Imagem: A&E Biography.
Algo interessante a saber sobre Leonardo, é que ele poderia ter revolucionado o mundo com suas descobertas. Durante toda sua vida ele manteve cadernos de anotações, sempre andando com eles. Lá ele fazia todo tipo de anotação - desde lista de compras e tarefas - até desenhos e estudos mais aprofundados sobre suas pesquisas.

Da Vinci dissecou mais de 50 cadáveres apenas para estudar o corpo humano. Fez descobertas incríveis sobre músculos, ossos, nervos, que só séculos mais tarde seriam publicadas por outros cientistas. Ele tinha o costume de postergar e desistir daquilo que não o interessava. A partir do momento em que ele perdia o interesse, não há nada que o faria voltar na decisão.

Conhecemos melhor sobre suas excentricidades, como, por exemplo, as roupas que ele costumava usar, um pouco diferentes dos costumes da época. Walter fala sobre a sexualidade de da Vinci, um dos temas que até hoje são discutidos sobre ele, e ainda podemos contar com ilustrações maravilhosas das obras de arte e páginas de alguns cadernos de da Vinci, com uma qualidade de impressão excepcional (parabéns, intrínseca!).

Uma das páginas de da Vinci - o Homem Vitruviano.
O livro todo me surpreendeu, porém duas partes são, sem dúvidas, minhas favoritas. Uma delas, a que explica todo o contexto por trás do Homem Vitruviano e como o projeto foi feito. Outro, o capítulo que conta a história de César Bórgia e liga Nicolau Maquiavel a da Vinci. Lembra quando eu disse que história me fascina? Aqui temos diversos ícones dela JUNTOS.

O livro é bem grandinho e um pouco pesado, o que de certa forma dificultou o processo de leitura, mas deu pra terminar tudo em alguns dias. Foi o segundo livro que li depois do terrível bloqueio literário que passei, e acho que foi um grande avanço para quem não estava conseguindo iniciar nada.

Recomendo a leitura para quem adora história e gosta de saber sobre costumes de outros lugares e outras épocas. A tradução do livro está impecável e a capa tem uma textura diferente, algo mais fosco, lindo demais. 

Página de um dos cadernos de da Vinci. Imagem: The Paperblanks Blog.
Por hoje fico por aqui, e espero que tenham gostado da dica de leitura de hoje! Nos vemos no próximo!! Até lá.

4 comentários:

  1. O simples desejo de saber fez de da Vinci esse gênio, essa pessoa que hoje parece até um ser mitológico.
    É triste ver que hoje, com todo o acesso que nós temos à informação na internet, não nos questionamos sobre a realidade e sobre o que nos cerca, aceitando tudo que nos é imposto.
    Mais de 600 páginas sobre sua vida, com certeza é uma biografia bem detalhada, fiquei parvo com o preço, na média dos 40 reais, versão física, não o e-book. Meu lado consumista até coça para comprá-lo, mas deixo para mais adiante.
    Obrigado pela dica, Anny, até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro além de lindo demais, é de uma qualidade excepcional - e a escrita dele ainda, que coisa maravilhosa. Segura boooolso! KKKKKK Até a próxima, Danilo!

      Excluir
  2. Nossa, muito interessante. Você realmente desperta a curiosidade para o livro. Uma figura tão curiosa e cheia de mistérios como Da Vince, sendo revelado o seu lado humano. Com a sua ânsia de fazer perguntar e ir a busca de respostas. Realmente, nota-se que ele era um homem a frente do seu tempo.

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.