domingo, 12 de fevereiro de 2017

Livro: TIGRES EM DIA VERMELHO - Liza Klaussmann

Ah, aquele antigo costume de apaixonar com um livro só olhando pela capa dele... Sim, não devemos julgar um livro por uma, já tive uma experiência meio traumática quando comprei só porque a capa era linda. Porém Tigres Em Dia Vermelho me deu uma experiência diferente. Vamos ler sobre ele hoje?


Resenha Último Ato!


  • Título Original: Tigers in red weather
  • Autora: Liza Klaussmann
  • Editora: Intrínseca
  • 320 páginas
  • 2013

Sinopse:
"A Segunda Guerra Mundial acaba de chegar ao fim, e as primas Nick e Helena irão se separar pela primeira vez. Helena está de mudança para Hollywood, onde um novo casamento a espera, enquanto Nick embarca rumo à Flórida para se juntar ao marido. Para as duas, que cresceram passando os verões em Tiger House, a gloriosa propriedade da família na ilha de Martha’s Vineyard, aproveitando os dias quentes e as noites regadas a gim, o mundo parece cheio de possibilidades. Em pouco tempo, porém, Nick e Helena percebem que a realidade não corresponde a seus sonhos, e, com o passar dos anos, as viagens para Tiger House assumem uma nova complexidade.Sucesso de público e crítica, Tigres em dia vermelho é uma estreia inesquecível da autora Liza Klaussmann, eleito o livro do mês da Amazon, em julho de 2012. Magnificamente narrado a partir de cinco perspectivas, é um romance repleto de traição, paixão e violência, escondidos sob uma fachada de polidez e riqueza. Um suspense familiar com uma conclusão surpreendente."


O romance conta a história das primas Nick e Helena, que após o fim da Segunda Guerra Mundial só querem alcançar seus sonhos: casar e ter uma família, uma boa família. Indo por esse caminho na sinopse, eu imaginei que fosse um grande de um clichê, porém como vimos no parágrafo acima, o livro prometia uma reviravolta, um mistério por dentro disso, então resolvi arriscar e ir de cabeça na leitura.

No começo, parece que aquela ideia de algo clichê ia se concretizar. A verdade é que as tensões e medos dos personagens estavam bem guardados nas entrelinhas. Temos o livro narrado em cinco perspectivas, ou seja, por cinco personagens diferentes: Nick, Daisy (filha de Nick), Helena, Hughes (marido de Nick) e Ed (filho de Helena).

Atenção: essa parte pode conter spoilers.
Nessas cinco perspectivas, detalhes de como as coisas foram acontecendo vão se revelando, e eu não consigo te dizer se tenho amor ou ódio por eles. Nick é uma das que mais me divide opiniões. Um romance de Hughes é revelado quando ele ainda estava na Guerra, e isso claro, desestabiliza qualquer pessoa. Sei que cada um reagiria de uma forma ao descobrir uma traição, mas ela simplesmente não me desceu pela garganta.
(Fim dos spoilers)

Podemos ver também o tipo de tratamento que Helena recebia, sendo completamente passiva ao marido. É revoltante o que ela fazia por amor, e ainda permanecia cega ao que ele aprontava. Daisy e Ed, que vieram nesse cenário de casamentos meio perturbados, pareciam apenas grandes consequências de tudo que aconteceu no começo.

Liza Klaussmann. Source: Laguna
Mas então vamos lá. Somos cercados por uma chuva de contradições em cada personagem: o amor versus o ódio que ele(a) possa sentir, a paixão e a raiva, o sim e o não, a cegueira selecionada e aquilo que só se quer enxergar pelos olhos do outro, e isso me fez pensar bastante. É a vida real, somos mesmo assim. O que é certo agora pode não ser daqui há doze anos, e um sim agora pode mudar completamente nossa vida. Por isso não sei o que dizer em relação a cada personagem principal.

Não dá pra escolher um e defender completamente sendo que ele fez algo de ruim que também contribuiu para aquele fechamento. Muitos sonhos não são realizados e muita coisa fica no ar sobre o que estamos fazendo agora que pode bagunçar tudo amanhã.

Eu paguei apenas dez reais (SIMMMM) neste livro, e foi uma experiência maravilhosa. A escrita é tão linda quanto a capa, nada fica repetitivo mesmo se tendo duas visões da mesma cena, e é uma obra que recomendo firmemente.

Só gostaria de poder entrar mais na mente de Ed, filho de Helena. Ele é realmente intrigante, até mais que os demais personagens. Gostaria de ver como ele foi se tornando aquilo aos poucos, e ainda mais sobre o tanto que todas as suas ações faziam sentido para ele.

Tigres Em Dia Vermelho é o primeiro livro de Liza e ela já começou maravilhosa.

Citação:
"Um Buick e uma vitrola com boas agulhas. O que mais uma garota poderia querer?" Pág. 9
"Acho que o casamento é como saltar para o abismo. A pessoa não pode perder  o sangue-frio." Pág. 310

Source: Pinterest





Então meus queridos e queridas, nos vemos na próxima resenha. Tenham uma ótima leitura!


Página de Tigres Em Dia Vermelho no Skoob: clique aqui.

4 comentários:

  1. "É a vida real, somos mesmo assim. O que é certo agora pode não ser daqui há doze anos, e um sim agora pode mudar completamente nossa vida."
    Pois é, para o bem ou para o mal as pessoas mudam, e muitas vezes é difícil admitir isso. Esse romance parece transmitir muitas emoções, obrigado pela indicação, Anny!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, as mudanças podem ser boas ou ruins, depende de cada pessoa e de como o mundo a vê. É um livro muito bom, recomendo!

      Excluir
  2. Uau, duas visões da mesma cena? Ótima trama? Personagens bem trabalhados? Very good!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.