quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Filme: O CANDIDATO HONESTO - Roberto Santucci

Por Rodrigo Soares

Boa tarde meus queridos eleitores, ops, seguidores!!

Hoje trago a vocês O Candidato Honesto, este recente longa do cinema nacional estrelado por Leandro Hassum, que tem sido, entre os atores brasileiros, um dos que mais filmes tem feito ao longo dos últimos anos. 

Roberto Santucci e Leandro Hassum fazem deste o seu terceiro trabalho juntos após Até que a Sorte nos Separe (2011) e Até que a Sorte nos Separe 2 (2012)Segundo a empresa de monitoramento Rentrak, o longa faturou em seu fim de semana de estreia R$ 5,5 milhões e alcançou um público de 424 mil.

Pois vamos ao que interessa!!!



Título: O Candidato Honesto
Título Original: O Candidato Honesto
Diretor: Roberto Santucci
Roteiro: Paulo Cursino
Distribuidor: DOWNTOWN FILMES
Atores Principais: Leandro Hassum, Luiza Valdetaro, Victor Leal
Gênero: Comédia
Nacionalidade: Brasil
Duração: 1h50min
Lançamento: 2014
Idioma: Português (BR)

Sinopse

João Ernesto Praxedes (Leandro Hassum) é um político corrupto, candidato à presidência da República. Ele está no segundo turno das eleições, à frente nas pesquisas, quando recebe uma mandinga da avó, fazendo com que ele não possa mais mentir. Agora começa o problema: como vencer uma eleição falando apenas a verdade?

O Veredito

Se tem alguém que consegue ainda fazer bons trabalhos neste atual cenário do humor nacional este alguém é Leandro Hassum. Leandro vem trazendo ao cinema nacional um humor natural, mais puro e com a intenção de fazer o público se divertir pelas cenas, caras e bocas e diálogos mais inteligentes, sem se apegar nas apelações e conotações sexuais que o cinema brasileiro atual imprime, muitas das vezes por uma falta de criatividade evidente das produções contemporâneas. 

Em O Candidato Honesto, Hassum mantém seu ótimo estilo ao trazer um político corrupto que em determinado momento não consegue mais mentir. Mas espere aí, este roteiro eu já vi antes!! Quem não se lembra de Fletcher, o advogado mentiroso que após um desejo de aniversário do filho não consegue mais mentir, interpretado de maneira impecável por Jim Carrey, em O Mentiroso? Pois qualquer semelhança não é mera coincidência!! Leandro disse em entrevistas a diversos canais que a intenção foi mesmo fazer uma versão brasileira do filme de Carrey que ele afirmou ser fã, adaptando a história a política nacional, infelizmente marcada pela corrupção.

Leandro Hassum (O Candidato Honesto) à esquerda e
Jim Carrey (O Mentiroso), à direita
Logo que comecei a assistir o filme eu não sabia dessa homenagem, o que me incomodou bastante! Eu me perguntava se aquilo era um deslize de Hassum em um plágio gritante de O Mentiroso ou se era apenas uma homenagem a um possível ídolo, considerando-o um talento nacional que com certeza agregou muitas referências de antigos comediantes ao seu estilo.

Levei em conta a segunda opção e comecei a assistir O Candidato Honesto como uma homenagem em uma decisão acertada, me permitindo assim conseguir boas risadas com o filme. O longa tem "muitississississimas" sátiras a políticos conhecidos e recentes escândalos nacionais, reconhecidos ao longo do filme sem o menor esforço, tornando o riso muito mais espontâneo. É verdade que o Politico Corrupto é quase um clichê do humor, mas Hassum soube explorar muito bem e conseguiu dar a João Ernesto uma personalidade interessante.

Cena do filme. Leandro Hassum como João Ernesto

Longe das sátiras políticas, destaco no filme duas cenas que realmente me fizeram rir muito, como a da fuga no ônibus e a cena do pai de santo interpretado por Jovane Nunes. Considero ambas as melhores do filme. Em contrapartida, o filme peca em alguns pontos, como na jornalista Amanda (Luíza Valdetaro). É notável e compreensível a admiração que ela nutre por João Ernesto, mas sua personagem não foi muito bem explorada. Não creio que o motivo disto seja a atuação de Luíza, que foi boa por sinal, mas o personagem em si, que não agrega muito a história e passa a impressão de não ser muito importante a história, mas sim, apenas mais um personagem.

Cena de Amanda (Luiza Valdetaro) em O Candidato Honesto
Outro ponto em si que não me agradou foi o motivo principal pelo qual João entende definitivamente a imoralidade e a consequência de seus atos. Spoiler: João percebe isto quando seu filho lhe conta sobre como ganhou, de forma desonesta, muito dinheiro dos amigos na escola com dados viciados, enfatizando o mau exemplo do pai. O problema é que este mesmo filho inocentemente havia sido "roubado" pelo pai corrupto em um jogo de tabuleiro há poucos dias e se sentiu injustiçado. Sinceramente, ninguém se torna corrupto da noite para o dia, sobretudo fazendo tanto dinheiro em um plano elaborado destes logo na primeira vez. Creio que isso é um processo longo e não imediato, como explorado na trama. Entendo que isto foi feito para acionar a consciência perdida de João e ligar o seu discurso moralista ao fim do filme, mas isso soaria melhor se fosse feito de forma mais leve, com o filho cometendo um ato desonesto mais simples, por exemplo.

Em um contexto geral, O Candidato Honesto é, na minha humilde opinião, o melhor trabalho de Hassum nos últimos anos. O filme é engraçado, bem feito e muito atual. Ainda é estranho ver Hassum fazendo as mesmas caras de Jim Carrey e isso incomoda um pouco, mas sem condenações, até porque, como eu disse, são referências e homenagens, bem como Jim Carrey também já afirmou copiar muitos dos trejeitos de Jerry Lewis, que inclusive fez uma ponta em Até que a Sorte nos Separe 2. (e é verdade, é sim Sinhô, pois foi a Anny quem me contou... :p rsrs ). Todos nós temos nossas inspirações e nada mais justo que admiti-las, Sempre gostei muito do Leandro e ver que ele se inspira nos melhores é muito bom, me faz respeitar ainda mais seu trabalho.

Encerrando, O Candidato Honesto é um filme que eu recomendo e que você pode assistir com a família sem medo, uma vez que Hassum sabe como divertir sem usar o sexo como único recurso humorístico. Só espero que esta geração de comediantes se inspire nisto e passe a usar deste humor natural, pois o que eu vejo por aí não é nada empolgante. Enquanto isto, fica a expectativa para Malasartes e o Duelo com a Morte, filme de Paulo Morelli com lançamento previsto para Abril de 2016 e que traz Jesuíta Barbosa, Vera Holtz, Leandro Hassum e Matheus Nachtergaele no elenco.


Nota: de 0 a 5 estrelas: 3

Fontes: Adoro Cinema e Portal G1

1 comentários:

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.