quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Filme: A LISTA DE SCHINDLER - Steven Spielberg

Como há algum tempo eu já trouxe a resenha do livro "A Lista de Schindler - A Verdadeira História" do herói Mietek Pemper (você pode acessá-la clicando aqui), hoje eu trago o filme sensacional de Spielberg sobre Schindler.





Título: A Lista de Schindler
Título original: Schindler's List
Ano: 1993
Direção: Steven Spielberg
Gênero: Biografia/Drama
195 min
P&B







A Lista de Schindler é hoje reconhecida finalmente pelo que realmente representou: a salvação de muitas vidas. Como já vimos aqui no Último Ato, Oskar Schindler não era nenhum "santo", mas era sim alguém que pretendia ajudar quem precisava.

Neste filme, começamos já vendo a relocação dos judeus para o gueto recém construído em Cracóvia, sendo totalmente separados das outras pessoas que permaneceriam na cidade. Costurando uma história na outra, vemos também Oskar Schindler (Liam Neeson), que primeiramente fica claro ser membro do partido nazista, e apoia todas as ideias nele propostas.


Schindler aos poucos vai conseguindo o que quer: investimentos e contratos para adquirir a própria fábrica de panelas esmaltadas. Itzhak Stern (Ben Kingsley) é um judeu que começa a colaborar com Schindler na administração da fábrica. Oskar contrata judeus poloneses por serem "mãos de obra mais barata", e acaba ajudando a falsificar documentos para retirar do caminho dos campos de concentração muitas pessoas, alegando serem "essenciais para o trabalho". Começamos a conhecer então seu verdadeiro caráter.

Liam Neeson e Ben Kingsley como Oskar Shindler e Itzhak Stern


É nesse contexto que somos apresentados a Amon Göth (Ralph Fiennes), o Tenente da SS que é enviado a Cracóvia para supervisionar a construção de um Campo de Concentração - o qual retira todos do Gueto e os leva para lá. Oskar Schindler faz uma "amizade" com Göth, subornando-o sempre que necessário para conseguir privilégios em relação a seus trabalhadores. Ele inclusive suborna Amon para que este lhe dê permissão de construir um campo de concentração dentro de sua fábrica, para que os judeus não precisem ficar no "vai e vem" todo dia.

Stern a todo momento passa informações internas para Schindler, procurando ajudá-lo a salvar mais vidas. Porém uma ordem chega de Berlim, para que Göth queime todos os restos mortais dos judeus e leve os restantes para o Campo Auschwitz-Birkenau, onde serão assassinados nas câmaras de gás. Oskar se vê sem saídas e pensa em até fugir com seu dinheiro, mas recua e suborna Amon para que ele libere cerca de 1200 judeus (tais quais da escolha de Oskar) para que ele monte uma fábrica com eles em sua terra natal. E assim Stern e Schindler passam dias montando a famosa lista.

Ralph Fiennes e Liam Neeson como Amon Göth e Oskar Schindler.

Spielberg fez uma obra e tanto com essa história. Senti falta de Mietek Pemper ali, porém notavelmente Steven uniu Pemper e Stern em um só personagem, e o filme foi bem fiel ao que realmente aconteceu. Só quando eles estavam fazendo a seleção daqueles que tinham nomes na lista que Mietek surgiu, porém depois disso, não mais.

Esse filme, de mais de três horas de duração, levanta um questionamento: até onde a maldade humana pode chegar? Ele não corta as cenas quando alguém toma um tiro. Ele mostra as coisas como são, nuas e cruas, sem censura alguma. Isso é bom, porque faz refletir mais sobre o que alguém pode fazer a troco de uma ideia doentia.

O filme foi todo rodado onde aquilo realmente aconteceu, na Cracóvia e em preto e branco, para que ficasse mais fiel aos registros da época do holocausto. Spielberg, ainda, não recebeu absolutamente nada pelo filme, por sua própria vontade. Segundo o site alistadeschindler.com:

"Todo o dinheiro que caberia a ele, até mesmo resíduos de direitos autorais, foram repassados à Shoah Foundation, a organização que gravou e arquiva os depoimentos de sobreviventes e testemunhas do Holocausto."

Prêmios:
O filme recebeu inúmeros e merecidos prêmios da Academia. São eles:

  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor - Steven Spielberg
  • Melhor Roteiro Adaptado - Steven Zaillian
  • Melhor Trilha Sonora Original - John Williams
  • Melhor Montagem - Michael Kahn
  • Melhor Fotografia - Janusz Kaminski
  • Melhor Direção de Arte - Ewa Braun, Allan Starski

Foi também indicado para Melhor Ator (Liam Neeson), Melhor Ator Coadjuvante (Ralph Fiennes), Melhor Som, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino.


A Lista de Schindler é um filme grande, sim, porém vale cada minuto. É um retrato do que aconteceu, sem maquiagem a respeito daquilo. Recomendo para quem gosta de história, para quem não gosta ou para quem só quer ver um filme de excelente qualidade. Não é atoa que ficou em nono lugar da lista dos 100 melhores filmes norte-americanos de todos os tempos!

Então é isso, pessoas. Nos vemos no próximo!




0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.