quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Filme: ACONTECEU NAQUELA NOITE - Frank Capra

Hoje o assunto no Último Ato é um clássico da Columbia Pictures. 






Título: Aconteceu Naquela Noite
Título original: It Happened One Night
Ano: 1934
Direção: Frank Capra
Gênero: Comédia Romântica
P&B - 105min







Ellie Andrews (Claudette Colbert) foge de casa após uma discussão: ela quer se casar com um homem que conheceu e seu pai não aprova em nada sua vontade. Ela toma um ônibus rumo a Nova York e nele conhece Peter Warne (Clark Gable), um jornalista que acabou de ser despedido do seu emprego. Ellie decide fazer essa viagem para ir de encontro a seu amado, e pretende fazer de tudo para manter seu segredo por onde quer que passe.

Peter Warne não leva muito tempo para perceber a grande história que tem em suas mãos. Ele descobre quantas pessoas estão atrás de Ellie para levá-la a seu pai, e decide ajudá-la a encontrar seu namorado caso ela lhe dê uma história a qual publicar: a história dela. Caso ela não colabore, deixa claro Peter, ele a entrega para o pai dela, e sua fuga estaria terminada.


Podemos ver uma evolução desde o momento em que se conhecem até o final do filme, como se tratam, como conversam. Passam de amigos, Peter faz uma parada para uma chantagem, e em seguida vemos como a relação de ambos progride.

1934 é um ano ainda complicado, para um período bem difícil para os EUA: ainda está sobre a onda da crise de 1929, e podemos ver um de seus efeitos em uma mulher que desmaia de fome dentro do ônibus, a qual viajava com o filho em busca de um emprego que lhe foi prometido em Nova York. Ellie dá o restante de dinheiro que Peter ainda tinha para que o menino comprasse comida, e assim ambos se veem entregues à sorte.

A famosa cena da carona.


Passam fome, dificuldades durante o caminho (temos Clark fazendo a "cena da carona" maravilhosamente) e por um momento até são roubados (ou quase).

Frank Capra trabalha maravilhosamente com o roteiro de Robert Riskin - baseado na história de Samuel Hopkins Adams -, com diálogos inteligentes e simples, fazendo com que o filme fique leve, divertido e de forma alguma apelativo. (Ah, como amo os clássicos!)

Como sempre, há imprevistos - é uma comédia romântica, tem que ter alguém pra atrapalhar na história! - e justo quando Peter resolve dar um jeito de casar com Ellie. Porém, desencontros fazem com que ela acredite que ele a abandonou. E é assim que Capra nos segura até o último segundo do filme, com um final encantador.


OBSERVAÇÕES:
O filme foi o vencedor das cinco principais categorias do Oscar de 1935:

  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor - Frank Capra
  • Melhor Ator - Clark Gable
  • Melhor Atriz - Claudette Colbert
  • Melhor Roteiro Original - Robert Riskin
É uma comédia romântica que dá gosto de ver. Ou melhor, sou suspeita para falar dessa forma, já que sou apaixonada pelos clássicos, porém o roteiro é realmente bom e os atores dão um show a parte. Ah! Clark Gable! *Suspira*



E é isso, pessoas! Nos vemos no próximo!



0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Sua opinião é importante para nós!

A equipe responderá todos os comentários assim que possível. =)
Comentários ofensivos serão apagados e seus usuários denunciados.